Governador cita três nomes, mas não declara apoio para um candidato a prefeito de Irati

Ratinho Júnior citou os nomes de Ieda Waydzik, Emiliano Gomes e Rafael Lucas como boas…

06 de abril de 2024 às 17h05m

Ratinho Júnior citou os nomes de Ieda Waydzik, Emiliano Gomes e Rafael Lucas como boas opções para concorrer ao Executivo. Sandro Alex disse que Ieda deixou o partido por decisão própria/Paulo Sava e Jussara Harmuch, com edição de texto de Rodrigo Zub

Ratinho Júnior disse, em entrevista coletiva, que Irati tem bons nomes para a Prefeitura, mas não manifestou apoio a nenhum pré-candidato. Foto: Reprodução

O governador Ratinho Júnior afirmou, em entrevista coletiva durante a inauguração do Complexo Cidade do Idoso na última quinta-feira, que o apoio a candidaturas à Prefeitura de Irati dependerá da avaliação dos nomes pelos partidos. “Aí vai passar por esta avaliação dos partidos que estão colocando suas candidaturas”, pontuou.

A afirmação se deu após o governador ser questionado sobre a falta de apoio da executiva estadual do PSD à candidatura de Ieda Waydzik, citada por ela em entrevista recente à Najuá. Entretanto, Ratinho justificou que ainda faltam quase seis meses para as convenções partidárias, nas quais as legendas definirão seus candidatos. O governador citou o nome de Ieda como um dos que podem receber seu apoio, além de Emiliano Gomes (PSD) e Rafael Felipe Lucas (Podemos).

“Temos quase seis meses para as eleições e tem o prazo para filiações. Nós, aqui em Irati, temos um bom problema por conta dos grandes nomes. A vice-prefeita Ieda é um deles, nós temos o Emiliano também e o Rafael Lucas. São grandes quadros da cidade que, em algum momento, os partidos terão que sentar e analisar quais deles podem apresentar o melhor projeto. Se puder estar junto, é a melhor opção”, frisou.

Troca de partido – Nossa reportagem entrou em contato com Ieda, que confirmou sua saída do PSD e a filiação ao PSDB, uma vez que a executiva municipal do PSD decidiu apoiar a candidatura de Emiliano Gomes à Prefeitura. A vice-prefeita não quis gravar entrevista e disse que preferia aguardar o término do prazo de filiações para se pronunciar a respeito desta mudança. Entretanto, em entrevista recente à Najuá, ela reclamou do apoio dado a Emiliano e disse que a decisão da executiva estadual foi “machista”. “O fato de o PSD ter tomado essa atitude de fazer uma escolha via diretório estadual, demonstra, no meu ponto de vista, um certo machismo e uma certa condição de desvalorização de nós mulheres”, disse.

Posição da Executiva estadual – O secretário de Infraestrutura e Logística e deputado federal licenciado Sandro Alex, que integra a executiva estadual do PSD, afirmou que os nomes dos candidatos ao pleito de 2024 seriam definidos apenas em junho, na convenção municipal do partido. Porém, ele avaliou que Ieda tomou a decisão de mudar de legenda por conta dos prazos eleitorais.

Sandro Alex avaliou que Ieda tomou a decisão de mudar de partido por conta dos prazos eleitorais. Foto: Paulo Sava

“Naturalmente, isto já seria decidido em junho. Neste ano, as eleições se anteciparam um pouco porque não é agora o momento das convenções. Não é uma decisão da executiva, mas sim local. É claro que os arranjos deste momento, pela mudança eleitoral, de partidos, fazem cada um buscar um espaço. De repente, a vice-prefeita entendeu que tinha um novo partido para ir, não quis aguardar as convenções, que seria, democraticamente, uma escolha da cidade e das lideranças, do prefeito, da deputada, do governador participando junto com os vereadores e lideranças”, comentou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Sandro disse que o partido respeita as decisões locais. Porém, como houve uma troca de partido por parte de Ieda, abre-se o caminho para uma nova pré-candidatura, conforme o deputado. “Uma vez que ela [Ieda] tem uma nova agremiação, aí sim o partido pode ter um encaminhamento com outra pré-candidatura já definida porque houve esta saída. Se não, a decisão seria local”, frisou.

Sandro afirmou que cada deputado, assim como o governador, irá defender um pré-candidato em cada cidade paranaense. “Nós temos aqui o deputado Hussein [Bakri], o Artagão, o Alexandre Curi, o Sandro Alex, o Ratinho Júnior, a Leandre, e isto tudo é respeitado. Cada um deles teria um pré-candidato, pois defendem um vereador, uma chapa, uma legenda. O partido vai sempre respeitar isto, não só em Irati, mas em várias cidades. O governador sempre respeitou as pessoas que já estavam no partido e que o apoiaram em outras eleições. Estas pessoas também são ouvidas, e não somente aquelas com mandato. Nós sempre nos encaminhamos para um diálogo, falando com o prefeito, com a deputada, a secretária, os deputados, e o Ratinho também tem sua amizade e preferência. Isto vai acontecer na convenção, em julho, é lá que você sai candidato. Hoje, são pré-candidatos”, pontuou.

Mudança no diretório – Durante essa semana ocorreu uma mudança no comando do diretório municipal do PSD de Irati. Até então, o prefeito Jorge Derbli, que havia declarado apoio à pré-candidatura de Ieda, era o presidente do partido. Porém, houve uma troca que colocou Emiliano Gomes como novo presidente do diretório municipal. Já a médica Larissa Mazepa foi designada como vice-presidente, na chapa recém-homologada.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.