André Nogueira é um dos pré-candidatos a prefeito em Irati

Comunicador e advogado é um dos nomes que pode concorrer ao Executivo Municipal na eleição…

24 de abril de 2024 às 19h23m

Comunicador e advogado é um dos nomes que pode concorrer ao Executivo Municipal na eleição deste ano/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Comunicador e advogado, André Nogueira (PT), é um dos pré-candidatos a prefeito de Irati. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O comunicador e advogado, André Nogueira (PT), é um dos pré-candidatos a prefeito nas eleições deste ano em Irati. O seu nome é um dos indicados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Irati para concorrer ao Executivo municipal.

Apoiado pelo ex-prefeito Odilon Burgath (PT), o advogado destaca que a pré-candidatura ainda está sendo construída. “Nós estamos construindo essa pré-candidatura, que não é uma pré-candidatura minha, que lá na frente nós vamos saber se vai virar uma candidatura, mas é coletiva de todo o nosso grupo que temos tentado fortalecer”, disse André durante entrevista à Najuá.

Confira a entrevista completa com André no vídeo abaixo

O PT de Irati deve lançar uma candidatura para o Executivo e não pretende desistir da disputa para apoiar um nome de outro partido. “Nós temos uma posição da nossa estadual muito clara. A cidade é importante pelo seu volume de pessoas, pelo espaço de liderança na região, uma cidade que lidera a microrregião. A ideia é que se tenha candidatura própria. Não se tem um discurso ainda de retirar lá na frente uma candidatura própria”, afirma André.

Em entrevista no programa “Meio Dia em Notícias”, o pré-candidato a prefeito comentou sobre seu vínculo com o município de Irati. O advogado tem residência e trabalha em Curitiba, mas presta serviços advocatícios e possui domicílio eleitoral em Irati, onde residem seus pais e familiares. “Eu fui para estudar. Me formei, sou advogado. Tenho plena atuação em Irati. Nós temos aqui o domicílio eleitoral, nós temos a nossa residência, a minha família reside até hoje”, salienta.

André afirma que saiu de Irati para ter uma oportunidade de emprego. “As pessoas precisam parar de sair de Irati por falta de oportunidade. Eu não fui fazer tour em nenhum lugar. Eu não fui a passeio. Eu não fui nem bancado pelos meus pais. Eu não estou falando dos pais que se esforçam para que os filhos estudem fora, estou falando de quem se dá ao luxo de simplesmente fazer porque acha isso ou aquilo”, argumenta.

Antes de ser advogado, André Nogueira atuou como comunicador na rádio Najuá, durante quatro anos. Ele conta que isso auxiliou a conhecer diversas pessoas em Irati e que está tranquilo com a possibilidade de dialogar com os vereadores caso tenha êxito em uma disputa majoritária. “Se eu não conheço os dez vereadores que estão hoje com mandato, eu conheço todos os dez e conheço aqueles que não foram eleitos ainda. O trabalho que eu fiz na rádio, me fez conhecer muita gente. Eu conheço e converso com todos eles. Vou saber dialogar”, analisa.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Atualmente, o PT não possui um representante no legislativo. O advogado destaca que se sente tranquilo se ele for eleito e o partido não tiver representação na Câmara Municipal. “Eu tenho certeza absoluta que nenhum vereador desses que estão lá hoje ou aqueles que serão eleitos, nenhum vereador vai colocar obstáculo para que possamos aprovar projetos que sejam bons para nossa cidade, para desenvolver a nossa cidade, de uma vez por todas”, disse.

O PT de Irati pretende lançar candidaturas para concorrer as vagas na Câmara Municipal. Segundo André Nogueira, o partido pretende dar oportunidades para a participação feminina. “Nós incentivamos, nós vamos ter candidatas, pré-candidatas a vereadoras mulheres. Pode surgir uma pré-candidatura tanto a prefeita, como vice-prefeita, porque essa construção é inicial, ainda incipiente. Pode existir com bastante tranquilidade. Temos lideranças para isso”.

O advogado ainda lembrou o caso da vice-prefeita, Ieda Waydzik, que deixou o PSD e migrou para o PSDB, pois alegou que o diretório estadual do PSD não apoiou sua pré-candidatura a prefeita. “Quero me solidarizar aqui com o que aconteceu com a vice-prefeita, que eu considero que precisamos olhar com mais carinho de como as mulheres são tratadas. Acho que não é só o caso da briga da força [política] do masculino em relação ao feminino. Mas é uma questão de posicionamento que temos que tomar, independente de visar a questão eleitoral ou não. Então fica aqui minha solidariedade”.

Com a reforma eleitoral, os partidos precisam obedecer a coligação existente nas eleições nacionais. Em 2022, o PT se coligou com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV) para a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Irati, como não diretório do PCdoB, o PT deve formar uma coligação com o PV.

André Nogueira destaca que é possível abrir o debate para uma coligação com outros partidos, mas é preciso respeitar o projeto que o PT de Irati está construindo. “Eu acho que o espaço é aberto e nós não temos uma hierarquia. Qualquer pessoa que quiser disputar internamente, não é nem uma disputa, mas fazer o debate, está aberto. Pode fazer o debate. Também não vou negar que possamos conversar. O presidente Jailton [José Jaiton Camargo] tem sido muito tranquilo nesse ponto em estar aberto. Claro que tem algumas candidaturas que não temos a menor afinidade de projeto, mas outras podemos conversar. Nós estamos abertos a conversar, estamos abertos a dialogar. Como eu disse, não tem nada de radicalismo, polarização, quem vai governar Irati é o próximo prefeito”, afirma.

No momento, o partido está focado na construção do plano de governo para a candidatura deste ano. “Nós dividimos lideranças de alguns setores. Por exemplo, nós temos uma professora que é do setor de educação, ela vai ficar responsável por conversar com outras pessoas, não importa o lado partidário. Qualquer pessoa que queira participar. Essas pessoas vão estar disponíveis a participar de um núcleo temático, que nós dividimos como núcleo temático, para formatar o nosso programa”, explica.

O advogado explica que está buscando projetos bem sucedidos em outras cidades. “O que eu estou fazendo, que é a minha parte, é visitar prefeituras e locais que possam ter boas ideias. Vou dar um exemplo: eu fui atendido pela Guarda Municipal de Pinhais, que virou um exemplo na região metropolitana de Curitiba, com investimento muito baixo de monitoração eletrônica da cidade. Você tem a monitoração por câmeras, a chamada Muralha Digital. Isso diminuiu drasticamente o número de furtos e roubos porque são câmeras em 360° que estão focadas nas saídas do município”, revela.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.