Veja como ficou o quadro da Administração Pública depois da troca. Na Saúde, a alteração já havia sido feita antes/Paulo Sava
Sete secretários municipais de Irati deixaram seus cargos no Executivo para se pré-candidatarem nas eleições de 2024.
Saíram para a disputa das pastas de Esportes e Lazer, André Demczuk (Dedé); de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski (Mundio); de Segurança Pública e Cidadania, Lee Jhefferson Souza; de Assistência Social e da Mulher, Criança e Pessoa Idosa, Sybil Dietrich; de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues (Marcelinho) e de Habitação, Antônio Roberto Cequinel (Robertinho). Estes devem concorrer à Câmara. João Almeida Júnior, que deixou a Secretaria de Saúde, pode disputar um cargo no Executivo.
No lugar deles, assumiram, Moisés Neves (Esporte), Alessandro Trybek (Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar), Luis Gustavo Fillus (Segurança Pública e Cidadania), Ismary Llañes (Saúde), Denis Cezar Musial (Assistência Social), Márcia Mores (Mulher, Criança e Pessoa Idosa) e Cleide Almeida (Indústria e Comércio). Apenas a secretaria de Habitação ainda não teve um novo secretário nomeado oficialmente, mas está sob o comando de Ana Rute Dalzoto.
Sybil Dietrich contou à reportagem da Najuá, o que a motivou a deixar as pastas que comandava e aceitar a pré-candidatura à Câmara. “Primeiro, o desejo de contribuir para uma Irati para todas as pessoas, que acolha, proteja e cuide dos nossos cidadãos, em especial aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Depois, a importância de termos pessoas preparadas para ocupar esta função. Acredito que a minha experiência durante estes sete anos à frente da Secretaria de Assistência Social e os oito meses assumindo concomitantemente a Secretaria da Mulher, da Criança e Pessoa Idosa, que eu contribuí com sua criação e estruturação, somado à minha formação em psicologia, com especializações em políticas públicas, e o meu desejo de querer estar sempre aprendendo, me tornam uma pessoa preparada para assumir este compromisso com a população iratiense”, frisou.
A representatividade das mulheres no Legislativo e em cargos de tomada de decisão foi outro ponto que levou Sybil a escolher pela pré-candidatura. “Ainda, infelizmente, somos poucas nestes espaços, e se queremos uma sociedade democrática, o primeiro ponto é a representatividade. Se somos mais de 52% da população e se governamos para esta população, nada mais justo e necessário do que as mulheres estarem nestes espaços de discussões e construções da cidade que queremos ter. Não podemos mais admitir que somente homens decidam sobre o nosso futuro. Desta forma, se faz urgente mais mulheres garantindo que nossas demandas serão contempladas, e eu acredito que posso ser esta mulher”, declarou.
Raimundo Gnatkowski (Mundio), que deixou a pasta da Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar após sete anos para concorrer ao cargo de vereador pelo PSD, encerrou o ciclo de trabalho agradecendo a todos que o acompanharam neste período.
“Eu encerro agradecendo a todos os nossos agricultores por estes anos que trabalhamos juntos. Agradeço muito à equipe da Secretaria, muito competente, tivemos muitas conquistas nas áreas em que atuamos, equipamentos, Feira do Produtor, mudas, muita coisa foi feita dentro da secretaria, transformando muitos destes setores para melhor, principalmente. Agradeço ao prefeito Jorge (Derbli) e à vice Ieda (Waydzik) pela confiança nestes 7 anos e 3 meses, período bastante grande em que estivemos na secretaria. Aprendi muito com a equipe e também passei um pouquinho da minha experiência como agricultor para a equipe e os agricultores. Fecho este período, este ciclo da minha vida, sempre com gratidão a Deus e a todos que fizeram parte deste momento”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
João Almeida Júnior, falou ao Meio Dia em Notícias, que o convite para uma possível candidatura ao Executivo foi um dos fatores para que ele trocasse o PSDB pelo PP e aceitasse deixar a Secretaria de Saúde para se tornar pré-candidato. “No PP, foi uma proposta um pouco mais concreta, mais encorpada, em que eu consigo, junto com o presidente Marcelo e os demais membros, colocar as ideias e inspirações que nós temos o mais rápido possível”, frisou.
O gosto pela política faz com que Marcelo Rodrigues, presidente do diretório municipal do PP, se apresente como candidato em qualquer pleito eleitoral. Ele ressaltou que deixou a Secretaria de Indústria e Comércio para poder ajeitar o partido. “Eu sempre serei candidato, sempre vou participar das eleições porque eu gosto da política. O prazo de eu ter saído antes é para ajustar o partido, trazer pessoas que tenham este desejo de concorrer à eleição, que possam contribuir para o desenvolvimento de Irati. Pessoas que trabalhem neste sentido para ajudar, de fato, a administração municipal, e é o que eu sempre tenho participado”, comentou.
André Demczuk (Dedé) destacou que o principal motivo de ter aceitado a pré-candidatura a vereador foram os convites que recebeu para isto, principalmente de pessoas ligadas a projetos esportivos. “Hoje, depois que lancei minha pré-candidatura, que coloquei meu nome à disposição para as próximas eleições, recebi informações, visitas e telefonemas de pessoas ligadas a outros ramos, não só do esporte, que me fizeram ver que tenho condições de buscar esta oportunidade para fazer um bom trabalho e, de repente, tudo o que desenvolvi na Secretaria de Esportes, poderei ajudar a desenvolver para todos os ramos da sociedade, dentro do nosso município”, pontuou.
Antônio Roberto Cequinel (Robertinho) não quis gravar entrevista, mas confirmou sua prá-candidatura. Lee Jhefferson Souza deve falar sobre sua possível participação nas eleições nos próximos dias.