Atual vice-prefeita vai concorrer novamente ao cargo na chapa de Rafael Felipe Lucas, do Podemos/Paulo Sava
A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, vai concorrer novamente ao cargo nas eleições municipais do dia 06 de outubro. A decisão foi confirmada na convenção da federação PSDB-Cidadania, realizada no último sábado, 03, na Câmara de Irati.
Ieda irá concorrer na chapa que tem como candidato a prefeito o advogado Rafael Felipe Lucas (Podemos). Em entrevista à Najuá, ela contou os motivos que a levaram a desistir da candidatura a prefeita e optar pela coligação com Rafael.
“Eu nunca entrei na política porque quis poder, porque quisesse mandar, ser importante ou outra coisa. Eu entrei na política, como em outras atividades que tive, a ANAPCI, a Rede Feminina (de Combate ao Câncer) e até na advocacia, porque sinto que tenho uma missão na vida: ajudar as pessoas. Temos obrigação de trabalhar no sentido de compor, ajudar e fazer com que a vida fique melhor para todos nós. Ser prefeita ou vice não tem muita diferença no final das contas, a não ser pela questão do poder. Para mim, a condição de vice-prefeita, nestas tratativas que tivemos com o Rafael, me pareceu que seria adequado e eu poderia talvez me preparar mais para o futuro, porque a política não é uma coisa tão simples assim”, frisou.
Para Ieda, a união dos grupos em torno da candidatura de Rafael é importante para a comunidade como um todo. “Eu acho que isto foi importante para a comunidade como um todo. Acabar com a história de pé vermelho, mão branca, vizinho brigado com vizinho, compadre com comadre, era tempo de que nós acabássemos com isto, e somente desta forma eu senti que podia acontecer. Então eu deixei minha vaidade de lado, vou contribuir como eu puder e continuar trabalhando como venho fazendo, porque eu tenho uma missão. Na verdade, eu nem devia estar participando mais da política, devia estar cuidando da minha família, do meu neto e dos meus pais, que já estão de idade, mas sinto dentro do meu coração que preciso trabalhar um pouco mais pela nossa população”, comentou.
Clique aqui e receba as notícias da Najuá
O prefeito Jorge Derbli, que solicitou desfiliação do PSD e está sem partido, declarou apoio à candidatura de Rafael e Ieda e contou os motivos desta decisão em entrevista à Najuá.
“Eu já tinha um compromisso bem antes com a doutora Ieda, que seria candidata a prefeita pelo PSDB. Numa negociação e conversação, pensando só em somar vontades para melhorar Irati, a doutora Ieda decidiu ser novamente candidata a vice-prefeita. Desta forma, nosso candidato a prefeito é Rafael, do Podemos com o PL e o PSDB, configuramos esta chapa. Hoje temos 33 novos candidatos a vereadores. Foi um grande grupo e uma conciliação de décadas de lados opostos da política iratiense que se uniram em prol deste grande projeto, que é de levar o Rafael e a Ieda para a próxima gestão e dar continuidade ao trabalho que estamos fazendo”, pontuou.
No fim do evento, foi exibido um vídeo em homenagem ao vereador e presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão, que faleceu em virtude de um câncer na última semana. Ronaldão tinha intenção de concorrer à Prefeitura de Irati nas eleições deste ano.
Vereadores – Durante a convenção, também foram homologados os nomes dos candidatos a vereadores da federação PSDB-Cidadania. São eles: Antônio de Paula Goetten, Celso Specht, Celson Andrade Bernardo Pioli Caetano, Isaías Belini de Castro (Pastor Isaías), Jane Roberta Sampaio, os vereadores José Renato Kffuri (Nato Kffuri) e Leomar Jacumasso (Nego), que disputam a reeleição, Maria Amélia Viana, Maria Mafalda Polak e Rosemeire Cordeiro da Silva. As candidaturas devem ser registradas junto à Justiça Eleitoral até o próximo dia 15.