Ronaldão permanece no PSDB e mantém pré-candidatura a prefeito de Irati

Vereador não vai trocar de partido durante a janela partidária. Atualmente, Ronaldão está afastado da…

01 de abril de 2024 às 21h35m

Vereador não vai trocar de partido durante a janela partidária. Atualmente, Ronaldão está afastado da Câmara para realizar tratamento de saúde/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Paulo Sava

José Ronaldo Ferreira (Ronaldão) está realizando tratamento de saúde contra o câncer e atualmente permanece afastado das funções de vereador. Porém, ele pretende se recuperar e disputar eleição deste ano. Foto: Paulo Sava

O vereador e presidente da Câmara de Irati, José Ronaldo Ferreira (Ronaldão) (PSDB), colocou o seu nome à disposição como pré-candidato à prefeitura nas eleições deste ano. O vereador está afastado da Câmara Municipal por causa de um tratamento de câncer. Em entrevista à Najuá, Ronaldão confirmou que deve permanecer no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e não vai trocar de legenda durante a janela partidária.

Ronaldão contou que decidiu colocar seu nome na disputa por causa da aprovação em pesquisas internas do partido. “O meu nome aparece bem forte e eu estou muito contente com tudo isso, pelo carinho do povo. Eu já estou na sétima campanha. Já disputei sete eleições, desde 92 até essa última agora, em 2022. Já fui candidato a prefeito. Já fui candidato a deputado estadual, duas vezes, muito bem votado. Todas, campanha limpa, sem dinheiro, sem compra de voto. Um trabalho bonito. E o trabalho que eu venho desenvolvendo também da partilha dos 50% [do subsídio de vereador], que é o meu carro-chefe da minha política. Venho cumprindo como prometi em 2020, muito bem, e, graças a Deus, ao carinho do povo, que eu agradeço muito”.

Desde o início do seu mandato, Ronaldão doa metade do seu subsídio para instituições de caridade. Segundo o vereador, o valor total das doações deve chegar a R$ 140 mil no fim do ano, quando termina o mandato. “Ele vai chegar em dezembro de 2024, que termina o meu mandato, perto de aproximadamente R$ 140 mil devolvido. Do dinheiro que eu recebo como vereador, 50% são para as instituições de caridade, para as pessoas que precisam, no caso, de casa que queima, consultas, exame, remédio, cama hospitalar, quanta coisa. Tudo é pago através de instituições, mas atende as pessoas”, disse.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O nome do vereador Hélio de Mello (PV) é um dos cotados para ser vice-prefeito na eleição deste ano. Há algumas semanas, o presidente do Partido Progressista (PP de Irati), Marcelo Rodrigues, admitiu em entrevista à Najuá que há conversas para que o vereador integre uma chapa ao Executivo. Segundo Ronaldão, o PSDB de Irati também negocia a possibilidade de Hélio de Mello integrar uma chapa junto com ele na eleição para a Prefeitura de Irati. “O nosso partido também está à disposição de fazer uma dobrada, tanto de prefeito, quanto de vice. Tem que ver o que é melhor para o nosso município. Continuar o trabalho com que o prefeito [Jorge] Derbli tem feito, foi um bom prefeito, está sendo um bom prefeito e devemos continuar todos os trabalhos. Continuar com bastante transparência, que eu gosto. Eu gosto de transparência, eu gosto de cartório, eu gosto de documento. Eu gosto de palavra, do fio de bigode. Comigo, as coisas são assim que funcionam”, explicou.

O PSDB ainda discute o lançamento de candidaturas para a Câmara de Irati. Entre os pré-candidatos estão os atuais vereadores José Renato Kffuri e Wilson Karas e o ex-vereador Soldado Elias. Ronaldão disse que o partido está unido para a disputa no Legislativo. “Nós temos o número de 14 candidatos. A chapa está forte, continua todo o grupo unido. Pelo menos que eu estou sabendo, é isso e eu estou acompanhando o que eu posso. Até onde eu posso acompanhar, eu vou acompanhando, mas estamos contentes com o grupo”, afirmou.

Ronaldão está afastado desde o final do ano passado dos cargos de vereador e presidente da Câmara Municipal, em virtude do tratamento de câncer. O vereador acredita que conseguirá se recuperar até as eleições. “Eu estou lutando. Os primeiros 90 dias, eu achei que não ia aguentar. Achei que ia morrer, mas hoje, graças a Deus, estou melhor. Ainda continuo vomitando bastante, por causa da quimioterapia e fraqueza também, porque me alimento só por sonda já há quatro meses. É só por sonda. Nada pela boca, então estou bastante fraco. Mas até lá, se Deus quiser, estou forte e nós vamos lutar. Estamos à disposição”, disse.

As quimioterapias são realizadas em Irati. Ronaldão destaca que o hospital Erasto Gaertner em Irati tem auxiliado no tratamento. “Esse hospital é uma benção aqui para toda a nossa população. Evito de ir para Curitiba. Teria que fazer lá, mas eles mandaram para cá. Recebo as quimioterapias aqui. Os médicos vêm ajudar também e está tudo bem. Um atendimento espetacular”, disse.

O vereador começou a tratar o câncer em dezembro de 2016. A primeira cirurgia aconteceu em maio de 2017. Até 2024, foram mais outras cinco cirurgias para combater o câncer. Agora, o vereador passa por um tratamento em casa que inclui uma rotina de tratamento. “É uma rotina que começa às 7 horas da manhã, com as vitaminas. Todos aqueles leites, todas aquelas coisas que são compradas pela internet. Tem uma qualidade até melhor, um pouco, para manter. A nutricionista está acompanhando e vendo como é que está indo as coisas. Esse que está me mantendo vivo e me mantendo em pé”, explica.

Por causa do tratamento, Ronaldão não pode sair de casa. O vereador expressou que tem vontade de voltar às suas atividades. “Eu já tentei até voltar, mas não tem jeito. A fraqueza é grande. Eu preciso de mais um tempo ainda, mas logo, se Deus quiser, estarei lá”, disse.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.