Programa contará com cinco workshops que auxiliarão empreendedores a desenvolver ideias de novos negócios/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava
Programa Inova Território Pinheirais é realizado pelo SEBRAE e tem o objetivo de incentivar novos negócios na região. Foto: Divulgação |
As inscrições para participar do Programa Inova Território Pinheirais estão abertas até o dia 20 de setembro (terça-feira) de forma online. O programa é realizado pelo SEBRAE e tem o objetivo de incentivar novos negócios na região.
Em entrevista à Najuá, o gestor de inovação de Ecossistemas de Inovação na Regional Centro do SEBRAE, José Ruiter Cordeiro Júnior, explicou que o programa possui uma metodologia que auxilia quem quer empreender. “O projeto Inova Território Pinheirais é uma trilha 100% mão na massa, uma metodologia criada e executada, também validada pelo SEBRAE, e o conteúdo dessa trilha é basicamente empreendedorismo e inovação. Para quem busca criar ou desenvolver uma ideia de negócio, que chamamos também de startup, se precisa desenvolver isso, gosta desse tema, é para essas pessoas que o Inova Território foi criado”, conta.
O programa auxilia, por meio de workshops, a empreender e a criar uma startup. “Startup é um apelido que colocamos em empresas com propostas inovadoras. Existe um autor chamado Eric Ries, no livro chamado ‘Startup Enxuta’ ele fala que a startup basicamente não é um tipo de empresa, mas, sim, uma metodologia, uma filosofia de criar empresas. Mas podemos enquadrar esse termo startup em negócios novos, recém-criados, com propostas inovadoras, baixo custo operacional e, principalmente, o modelo dessa nova empresa seja repetitivo e escalado. O que quer dizer isso? Ela consiga replicar essa ideia sem elevar os custos operacionais, por isso que a maioria das cartas são de base tecnológica”, explica o gestor do SEBRAE.
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Um dos exemplos de startup são os aplicativos de comida, onde os consumidores fazem os pedidos por meio de internet para serem entregues em casa. “É o caso, por exemplo, de uma startup chamada AiQFome. É um concorrente do iFood e que o nicho deles eram cidades com menos de 70 mil habitantes. Basicamente, era o que iFood fazia, mas com cidades de menor porte. Hoje o iFood já é, se não é, já é quase uma startup que apelidamos de unicórnio, são startups que já valem mais de 1 bilhão de dólares. É um modelo que conseguiu replicar muito rapidamente em cidades com baixa densidade populacional”, afirma Ruiter.
Para participar do programa, é preciso que a pessoa tenha vontade de empreender em algo, mas não precisa ter um negócio montado. “O público-alvo são aquelas pessoas que têm uma veia empreendedora. Não necessariamente empresários já consolidados ou pessoas que tenham uma ideia pronta. Para você fazer a inscrição no programa, você não precisa necessariamente já ter uma ideia. Basta você ter a vontade de empreender. Por isso que trazemos tanto estudante de escolas técnicas e de Ensino Médio, quanto estudantes de nível superior e empreendedores em potencial. Às vezes, a pessoa já saiu da universidade ou nem entrou na universidade. Eles também são alvos do nosso programa”, explica.
O programa é aberto a qualquer pessoa da região e também a estudantes, de preferência, acima de 15 anos. “É aquela pessoa que teve uma ideia de negócio e, às vezes, não sabe como tirar do papel. Sempre brincamos aqui no SEBRAE que não existe ideia ruim. Ideia ruim é aquela que fica guardada e ninguém descobre que ela existiu um dia. Buscamos chamar os estudantes tanto das escolas técnicas, quantos das universidades públicas e privadas para vir conosco nesse programa que tem a duração, mais ou menos, de dois meses. São cinco workshops durante os meses de setembro e outubro para aperfeiçoar ideias e para tirar aquela pulguinha atrás da orelha, de: ‘Será que minha ideia era boa ou não?’”, disse Ruiter.
Gestor de inovação de Ecossistemas de Inovação na Regional Centro do SEBRAE, José Ruiter Cordeiro Júnior. Foto: Divulgação |
Em edições anteriores, as propostas eram de setores diversos. “Os problemas das edições anteriores, os problemas que visam a ser solucionados, eles têm vindo de várias situações, desde um Uber de lava-car, por exemplo, que eles desenvolveram uma ideia de a pessoa lavar o carro no ambiente de trabalho do empresário, de quem quer essa solução. Tivemos a solução também de leitura do peso do animal, através de uma foto. Vai do Agro ao Tech, do social ao esporte. As ideias são muito variadas o que é legal, porque podemos contribuir da melhor forma possível também”, explica.
Os workshops serão online e acontecem a partir do dia 29 de setembro até o dia 24 de novembro, sempre começando às 19h30. O primeiro workshop será de boas-vindas aos times que participarão do programa. Durante esse workshop, serão montadas as equipes que trabalharão junto, integrando quem tem a vontade de empreender e quem tem a ideia. “Vamos conectar essas pessoas às pessoas que já tem ideias e queiram fazer parte dos times dessas pessoas que já tem alguma ideia”, conta.
No segundo workshop, o tema será de “Startup e Desing Thinking”. “É a forma de desenvolver produtos e serviços focados nas necessidades diretas dos usuários. Falamos sempre que para ter uma solução, antes de ter uma solução, precisamos ter um problema para solução. Esse problema ele é aplacado nas pessoas da sociedade. Então, desenvolvemos essa mentalidade de desenvolver soluções para problemas reais”, disse.
O terceiro workshop tratará sobre MPV e protótipos. “A terceira etapa é a criação do MVP e de protótipos para validarem as ideias. MVP sabemos que é mínimo produto viável, ou seja, qual é aquele aperitivo daquela ideia que estamos tentando desenvolver, mas que já podemos aproveitar esse mínimo produto que foi construído para saber se realmente ele pode ser eficaz na solução dos problemas que pretendemos desenvolver e resolver”, explica.
No quarto workshop o tema será “Preparando o Pitch”. “Pitch é o nome dado para a apresentação. Então, a apresentação da ideia precisa ser desenvolvida através de algumas técnicas, porque existem diversas formas de você apresentar uma ideia para um empreendedor, para um investidor ou para um sócio. Você pode vender a sua ideia de várias formas diferentes e é nesse quarto dia que vamos ensinar como fazer isso”, conta.
O quinto workshop será um encerramento com uma premiação. As ideias serão apresentadas para uma banca formada por especialistas que selecionarão alguns projetos. “Vamos selecionar três de dez destaques que receberão como prêmios algumas mentorias especializadas e uma missão técnica que estamos desenvolvendo junto com alguns parceiros para que a ideia não fique realmente só no papel ou ela fique sem desenvolver. Vamos trazer para essa pessoa uma viagem técnica que ela vai entender melhor como funciona esse sistema e como que a ideia dela pode se materializar mais facilmente”, disse.
A inscrição é gratuita e pode ser feita de forma online no link: https://tinyurl.com/yvmxn97b. Se houver um grupo de três a cinco pessoas também é possível fazer a inscrição para que o workshop seja feito em conjunto. A expectativa é que cerca de 50 a 60 pessoas participem do programa na região.
O programa é realizado pelo SEBRAE, em parceria com a Unicesumar, a Uniguairacá, a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), a Incubadora de Negócios Irati (Ineti), a Faculdade Campo Real, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Unicentro, o SESI/SENAI, SENAC, a Faculdade São Vicente e o Núcleo Regional de Educação de Irati.
Mais informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (42) 9-9109-7240.
Atividades que serão realizadas durante o programa Inova Território Pinheirais. Foto: Divulgação |