Segundo o secretário de Bem-Estar Animal, Wagner Beida, contrato deve ser assinado ainda nesta semana e será enviado juntamente com o projeto do Castramóvel para avaliação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV)/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Jussara Harmuch
Secretaria de Bem-Estar Animal está fazendo uma parceria com o Centro Universitário Campo Real para o funcionamento do Castramóvel em Irati. Foto: Divulgação |
A Secretaria de Bem-Estar Animal está fazendo uma parceria com o Centro Universitário Campo Real para o início da utilização do Castramóvel, adquirido pela Prefeitura de Irati em 2019 a um custo de pouco mais de R$ 103 mil, com recursos oriundos do Governo Federal. Atualmente, o veículo está no almoxarifado da Prefeitura. Segundo o secretário da pasta, Wagner Beida, o contrato com a instituição deve ser assinado ainda nesta semana. Depois, o documento será enviado junto com o projeto do Castramóvel para avaliação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Prefeito Jorge Derbli (PSDB), ao lado do Castramóvel, que está no almoxarifado da Prefeitura. Foto: Divulgação |
O governo do Estado ainda não divulgou as datas para o início dos trabalhos do programa CastraPet Paraná. Somente em Irati, deverão ser feitas cerca de 217 castrações por mês.
Serviços veterinários de emergência – Também está em andamento uma licitação para prestação de serviços veterinários de emergência, como em casos de atropelamentos e animais debilitados que necessitem de atendimento rápido e pertençam a famílias carentes.
“Vários serviços entrarão nesta licitação. Foi feito um credenciamento entre as clínicas, e quase todas de Irati vão atender. Dividiremos os serviços para que o dinheiro fique aqui em Irati e para favorecermos todas as clínicas. Esta licitação já está em andamento, até a semana que vem entra em edital e depois disso, em 15 dias começamos a fazer os serviços”, finalizou.
Para que a família possa se cadastrar no projeto de prestação de serviços veterinários de emergência, ela deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. A renda familiar não pode ultrapassar 2 salários mínimos (R$ 2.424,00). “Temos que beneficiar as pessoas que não têm condições. Em casos particulares, que a pessoa esteja com um cachorro doente e que precise de uma consulta, vamos oferecer estes serviços, que serão divididos entre as clínicas e entrarão nesta licitação”, finalizou.