Policiais são homenageados e recebem promoções em evento comemorativo de aniversário da 8ª Cia

Policiais foram promovidos e representantes de outros segmentos da sociedade foram agraciados com medalhas alusivas…

15 de outubro de 2022 às 11h03m

Policiais foram promovidos e representantes de outros segmentos da sociedade foram agraciados com medalhas alusivas à data. Rádio Najuá foi uma das homenageadas/Texto de Paulo Henrique Sava, com reportagem de Jussara Harmuch


Policiais receberam promoção e foram homenageados durante solenidade do 12º aniversário da 8ª CIPM, na Câmara de Irati nesta sexta-feira, 14. Foto: Divulgação PM

A 8ª Cia da PM de Irati está comemorando 12 anos de criação. Para celebrar a data, foi realizada uma solenidade na manhã desta sexta-feira, 14, na Câmara de Irati. Na oportunidade, foram entregues medalhas aos policiais e a representantes de outros segmentos da sociedade que atuam em parceria com a Polícia Militar. Entre eles, a Rádio Najuá também foi premiada com uma medalha.

Durante o evento, foram homenageados policiais que se destacaram pelo seu trabalho na corporação. Um deles foi o soldado Marcos Rodrigo Loss, que foi promovido a cabo depois de quase 20 anos como soldado da PM, uma vez que ele adentrou à corporação em 2004.. Em entrevista à Najuá, Marcos, que atua há 19 anos na Polícia Militar, ressaltou que não existe rotina no meio policial.

“Cada dia é diferente, não existe uma rotina no meio policial, pois as ocorrências não são as mesmas e sempre aprendemos, todos os dias é uma escola diferente. Nestes 19, quase 20 anos, conta muito a experiência, a vivência nas ruas, mas não dá para dizer que é uma rotina, todos os dias estamos aprendendo”, destacou.

Soldado Marcos Rodrigo Loss foi um dos promovidos a cabo durante a solenidade. Foto: Jussara Harmuch

Durante a solenidade, foram entregues 32 medalhas ao todo. Além de Marcos, também foram promovidos a cabos os policiais Éder Guilherme Grencheski, Emerson Luiz Kogeo e Phelipe Hryniewcz de Almeida. O soldado Ronaldo Kotuinski recebeu uma homenagem como destaque do mês de setembro por sua atuação em Inácio Martins.

O Major Sérgio do Prado Nabozny, comandante da 8ª Companhia, recebeu uma moção de aplauso das mãos do presidente do Conselho de Segurança de Inácio Martins por conta do trabalho realizado pela PM no município.

Primeiro comandante – A 8ª Cia foi criada em 2010 e teve como primeiro comandante Renato dos Santos Taborda, que assumiu recentemente o comando do 4º Comando Regional da Polícia Militar, em Ponta Grossa, e também foi recém-promovido a Coronel. Ele destacou que ficou seis anos à frente da 8ª Cia. “Hoje é um dia de festa pelo 12º aniversário da nossa 8ª Companhia Independente, da qual eu tenho orgulho em participar, pois fiquei por 6 anos à frente dela, com policiais homens e mulheres sempre dedicados, profissionais qualificados e buscando a proteção de toda a nossa comunidade”, comentou.

Mudança de sede – Taborda também falou sobre o processo de mudança da sede da 8ª Cia, que em breve funcionará em um prédio anexo ao pátio do DER. “Hoje temos um terreno que foi desmembrado. Agora, será feita a construção da nova Companhia e devolveremos os prédios que a prefeitura nos cedeu gentilmente por tantos anos. Na questão administrativa sempre há algumas mudanças. No meu caso, eu fui promovido em 10 de agosto e o governador assinou o decreto na semana passada. Continuarei no 4º Comando Regional até que o nosso comandante geral decida algum destino ou algo de propositura. Somos militares, cumprimos ordens e aquilo que for estabelecido, faremos da melhor forma possível”, pontuou.

Coronel Renato dos Santos Taborda, que atualmente está no 4º Comando Regional da Polícia Militar em Ponta Grossa, foi o 1º comandante da 8ª CIPM. Foto: Jussara Harmuch

 

A construção da nova sede da 8ª Cia será um dos desafios a ser defendido pelo deputado estadual reeleito Hussen Bakri (PSD), que foi líder do governo na ALEP durante a atual legislatura. Como o terreno já foi desmembrado, é necessário angariar recursos para a execução da obra. Depois disso, segundo o parlamentar, será necessário cuidar da quantidade de policiais que serão destinados para a região de Irati.

“É sabido por todos que o Estado fez um concurso público e agora os policiais estão terminando o curso, e em janeiro eles virão para as cidades. O coronel Taborda sabe da importância de deslocarmos um bom número de policiais aqui para a região, especialmente para Irati, que é uma cidade polo”, comentou.

Na foto, o prefeito Jorge Derbli e o Deputado Estadual Hussein Bakri. Foto: Jussara Harmuch

Presídio e Delegacia Cidadã – Bakri defendeu o fortalecimento da Polícia Civil através da criação de uma Subdivisão Policial em Irati. Outra discussão a ser tratada é a construção de um presídio fora da área urbana do município, o que faria com que a carceragem da delegacia seja desativada. Entretanto, ele acredita que a implantação de uma penitenciária é uma decisão difícil de ser tomada.

“É mexer em uma ferida complicada. As pessoas têm uma imagem de presídio que nem sempre é verdadeira. Onde tem um presídio é o lugar que tem mais segurança. Quanto mais presos você tirar das delegacias, é mais importante”, frisou.

Segundo o deputado, a construção de um presídio é uma decisão complexa porque envolve outros setores, como o Ministério Público e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais. Entretanto, ele destacou que a implantação de uma delegacia cidadã em Irati é um desafio a ser vencido. “Este é um desafio. Não tenha dúvida de que, na minha opinião, Irati merece e vai ter (uma delegacia cidadã)”, completou.

O prefeito Jorge Derbli também participou da solenidade. Ele acredita que, em breve, esta demanda antiga da comunidade iratiense irá acontecer. “Eu tenho certeza de que, no próximo mandato, esta demanda muito antiga da nossa comunidade de tirar a carceragem do centro da cidade vai acontecer. Nos próximos quatro anos do governador Ratinho Júnior, com o apoio do Hussein Bakri, muita coisa vai acontecer, como a Delegacia Cidadã, uma obra que estamos brigando há muito tempo para que aconteça, e a construção de um presídio para tirarmos a carceragem do centro da cidade”, frisou.

Trabalho do Conseg e da Câmara – Durante a solenidade da PM, o presidente da Câmara de Irati, Hélio de Mello, relembrou o trabalho realizado pelo Conselho de Segurança (CONSEG), que contribuiu para a implantação da 8ª Cia.

“O trabalho foi realizado por todos os setores da nossa sociedade e articulado pelo nosso Conselho Municipal de Segurança (Conseg), do qual Luiz Carlos Ramos estava à frente. Lembro-me bem quando aprovamos, apoiamos e corremos atrás. Temos absoluta certeza dos trabalhos realizados em nosso município e da importância da Polícia Militar no estado do Paraná. O crédito dado é a realização de mais uma escola na nossa cidade. Logo teremos mais policiais militares e mais segurança, tanto na cidade quanto no interior”, comentou.

Fotos: Jussara Harmuch e Divulgação PM

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.