Instalação da unidade deve acontecer no segundo semestre de 2025. Até lá, deve ser instalado um posto avançado em Irati/Paulo Sava, com reportagem de Letícia Torres, do Jornal Hoje Centro Sul

A Polícia Científica (antigo IML) deve instalar um posto avançado em Irati no segundo semestre de 2025. A informação foi confirmada pelos prefeitos da região em reunião na sede da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR) na última sexta-feira, 21.
Em áudio apresentado durante a reunião, o diretor operacional e perito criminal da Polícia Científica do Paraná, Ciro José Cardoso Pimenta, falou sobre o andamento do projeto. “Nós iniciamos o ano de 2025 retomando as tratativas junto à Amcespar e à Prefeitura de Irati para abertura de uma unidade da Polícia Científica no município. O planejamento da Polícia Científica é de realizar a abertura desta unidade, a princípio, para atender 12 municípios, mas podemos, posteriormente, rever este estudo de acordo com a logística operacional e a demanda”, frisou.
O projeto de instalação da Polícia Científica em Irati é constituído de uma unidade básica, que oferecerá serviços de medicina legal e criminalística. Desde 2022, não existem mais o Instituto Médico-Legal (IML) e a Criminalística, que foram unidos nas unidades da Polícia Científica, segundo Ciro. “Hoje, temos a terminologia “Polícia Científica”, que é a instituição do Estado da Segurança Pública responsável pelos exames periciais tanto na área da medicina legal quanto da criminalística. Na área de medicina legal, uma unidade básica vai atender os serviços de necrotério, de clínica médica, que se divide nos exames de lesões corporais, de vítimas de Maria da Penha, de violência sexual, exames ad cautelum nos presos e outros tipos de exames de interesse”, comentou.
A nova unidade também prestará atendimento na área criminalística, em locais de crimes como homicídio e suicídio, acidentes de trânsito, de engenharia, patrimônio, entre outros. A Polícia Científica também fará perícias em armas e materiais bélicos e perícia em veículos, de acordo com o diretor operacional da Polícia Científica do Paraná. “Estes são serviços de uma unidade básica, que já oferece uma gama muito grande de serviços que contribuem significativamente para a investigação policial na região”, destacou.
Projeto da Polícia Científica em Irati
A Paraná Projetos, órgão da Secretaria de Planejamento, está elaborando um projeto padrão para a unidade iratiense da Polícia Científica, que deve ser entregue ainda no primeiro semestre para a Polícia Científica e utilizado para a implantação da unidade no município. Segundo Ciro, já existem tratativas relativas à doação de um terreno para a construção da unidade. “Nós estamos nas tratativas para a doação de um terreno para o Estado, e quando tivermos efetivamente este terreno, fazemos a implantação do projeto e iniciamos as tratativas para a efetiva construção. Isto faz parte de um programa da SESP, o dinheiro já está destinado para este fim. O que nós precisamos agora é, de fato, efetivar a doação do terreno e finalizar o desenvolvimento do projeto. Estamos diariamente cobrando a Paraná Projetos para a entrega deste pacote de projetos”, pontuou.

Terreno
O presidente da Amcespar e prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), confirmou que um terreno já foi destinado para a construção da unidade da Polícia Científica em Irati. “Já temos aqui destinado o terreno, que logo estará sendo aprovado pela Câmara de Irati, o projeto já está nas mãos dos vereadores para esta doação do terreno para a Polícia Científica. Temos a garantia do recurso por parte do Governo do Estado para ser construída esta unidade aqui em Irati”, afirmou Leandro.
Hélio de Mello solicita retirada do pedido de urgência para aprovação da doação do terreno
Apesar de já estar tramitando na Câmara de Irati, o presidente da casa, Hélio de Mello (PL) solicitou a retirada do pedido de urgência para o projeto. Ele alegou que alguns moradores próximos do local onde será construída a unidade reclamaram da presença da Polícia Científica no local. Ele sugeriu que seja considerada a possibilidade de a construção ser feita em um terreno junto ao campus Irati da Unicentro, adquirido pelo município e doado à universidade.
“Eu acredito que, para o bem do nosso município e das famílias, devemos analisar esta possibilidade ou ver se tem algum empecilho de ser construída neste espaço da Unicentro, que na verdade é nosso, o município que comprou”, frisou.
Posto Avançado
Até que a unidade seja construída, a Polícia Científica pretende implantar um posto avançado em Irati. Jasinski comentou que o posto será instalado em um imóvel alugado pela AMCESPAR, para atender pelo menos 12 municípios da região. “Nós estaremos alugando uma casa em comum acordo com todos os municípios da Amcespar, este aluguel será pago pelos municípios, e ainda neste ano se dará início a este trabalho. Eu fui questionado por muitas pessoas sobre como o IML terá profissionais para atender aqui na região de Irati, sendo que, em outras regiões, faltam profissionais e é a grande queixa do IML e da Polícia Científica, para atender a questão dos óbitos e todo o atendimento feito pelo órgão. Nós temos a garantia e recebemos um áudio dos responsáveis pela Polícia Científica de que já está acontecendo um concurso público para contratação de profissionais, que sairá agora e no máximo entre julho, agosto e setembro, teremos os profissionais já registrados para fazerem este atendimento de Serviço de Verificação de Óbitos aqui no município de Irati”, frisou.
Ciro contou quais serviços serão oferecidos pelo posto avançado. “Ele já pode oferecer alguns tipos de serviços, como remoção de cadáver, de recebimento e protocolo de vestígios para perícia criminal. Estamos conversando com a AMCESPAR e com a Prefeitura para a cessão de um imóvel para que possamos iniciar esta operação já no ano de 2025. Nós estamos com concursos em andamento, tanto de técnico de perícia, que já está finalizado, quanto concurso de perito. Solicitamos uma ampliação de vagas neste concurso de técnico de perícia para o Governo do Estado, já prevendo alguns servidores para trabalhar em Irati. O concurso de perito oficial, que inclui tanto as funções de médico quanto de perito oficial criminal, está com previsão de finalização agora para o mês de março, e daí vamos iniciar as tratativas para a contratação dos profissionais, que deve acontecer até agosto ou setembro, quando deve ser finalizado o processo de contratação dos novos servidores”, finalizou.