Palestra com o policial militar Renato PK acontecerá nesta quinta, às 19 h, na Câmara de Rio Azul. Objetivo é divulgar quais são os golpes mais comuns e a forma preveni-los
Foto: Divulgação |
“Golpes na Internet- A evolução do crime”. Esse será o tema da palestra com o policial militar Renato PK que acontecerá nesta quinta-feira, às 19h, na Câmara de Rio Azul. Quem participar pode contribuir doando um quilo de ração, que será destinado para o grupo de protetores de animais Rio Patas. Quem fizer a doação concorrerá a prêmios.
Em contato com a reportagem do portal Notícia da Região, o policial Renato disse que o objetivo da palestra é orientar a população sobre as formas de prevenir os principais crimes que ocorrem na internet, principalmente depois que a população passou a ter acesso mais fácil ao celular e aplicativos de mensagens. Renato afirma que há maneiras de se defender e conhecer os tipos de estratégias utilizadas pelos bandidos para enganar as pessoas.
“O pessoal recorre muito à polícia por causa disso. Mas, infelizmente a nossa legislação não protege o cidadão como deveria, principalmente neste assunto. Então como a gente não tem uma proteção adequada digamos assim, então precisamos conhecer para prevenir”, diz o policial. Ele ainda enfatiza que os golpistas aproveitam o desconhecimento das pessoas e também usam artifícios que comovem a vítima emocionalmente para conseguir tirar dinheiro da vítima.
Renato relata que durante a palestra vai apresentar detalhes dos crimes mais comuns que são registrados na internet e aplicados na região. O policial, que já atuou em Rio Azul, afirma que a população continua o procurando para pedir ajuda e orientações sobre o tema.
A palestra será um evento de apoio à programação alusiva a 2ª semana de conscientização contra maus tratos e abandonos de animais em Rio Azul instituída entre os dias 3 e 7 de outubro, por meio de uma lei municipal sancionada em 2021. Dentro da programação já foram realizadas algumas atividades nesta semana. Na tarde de terça-feira aconteceu a bênção de animais em frente à igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Ontem iniciaram as visitas dos protetores do projeto Rio Patas nas escolas da rede municipal, que seguem hoje e amanhã. Além disso, foram entregues cartilhas sobre o bem-estar animal e divulgado o projeto protetor mirim para os alunos do quinto ano da Rede Municipal de Ensino. A prefeitura de Rio Azul e a agência do Sicredi estão apoiando as atividades.
Programação de atividades da 2ª semana de conscientização contra maus tratos e abandono de animais. Foto: Divulgação |
Integrantes do projeto Rio Patas entregaram cartilhas com orientações sobre o cuidado com os animais para os alunos da rede municipal de Rio Azul. Foto: Rio Patas/Divulgação |
A vereadora Ana Rita Boni participou das ações relacionadas a 2ª semana de conscientização contra maus tratos e abandonos de animais. Foto: Rio Patas/Divulgação |