Sete prefeitos que foram procurados pela reportagem da Najuá apoiam o atual presidente na disputa contra Lula. Em entrevista, eles justificaram os motivos de tomarem essa decisão
Foto: Imagem Ilustrativa |
A maioria dos prefeitos da área de abrangência da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) apoiam a candidatura à reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno da eleição, que acontecerá no dia 30.
Procurados pela reportagem da Najuá para opinarem sobre o pleito, sete prefeitos manifestaram apoio ao atual presidente. O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, disse que prefere não se manifestar sobre o assunto. Já os prefeitos de Imbituva, Celso Kubaski, e de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, não responderam nossas mensagens pedindo um posicionamento sobre a eleição para presidente até a conclusão desta reportagem.
Confira o áudio completo da reportagem no fim do texto
A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, disse que apoia Bolsonaro em função dos projetos e trabalhos realizados pela atual gestão do governo federal em todos os estados do País. “Foram muitos investimentos apesar da crise da pandemia, da guerra da Ucrânia, enfim, todos esses desafios encontrados nesses três anos e meio, mesmo assim os recursos foram muito bem distribuídos. Os municípios tiveram apoio do governo federal para poderem atender muito bem a sua população. Acreditamos nesta equipe de trabalho, acreditamos nos projetos do nosso presidente e principalmente a valorização da família, o amor à pátria e o direito à liberdade de ser, fazer e crer”, afirmou Cleonice.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, citou as obras realizadas com recursos federais no município para justificar seu apoio ao atual presidente. “Estamos com uma parceria muito boa entre o município e o governo federal. Várias obras acontecendo com recursos federais. Estamos sendo muito bem atendidos por esse governo. Por isso, para continuação dessas obras eu apoio o presidente Bolsonaro para continuar o progresso da cidade de Irati”, disse Derbli.
O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, também destacou as obras realizadas no município nesta gestão do governo federal. “Como prefeito o nosso apoio é total ao presidente Bolsonaro até porque a gente está tendo obras em quase todos os bairros da cidade e também nas mais de 100 comunidades na questão de saneamento, estradas rurais, pavimentação poliédrica e asfalto no interior. Tem saído obras estruturantes em todas as regiões e nos bairros e também toda a estrutura de escolas para reformar. Unidades de saúde foram entregues duas e tem mais uma pronta. Então se Prudentópolis está no mapa hoje bem colocado, uma cidade que a gente vê o crescimento, uma cidade bonita é devido ao grande apoio dos parlamentares, nosso governador que também foi bem votado e agora a gente tem certeza que vai conseguir nesse segundo turno com Bolsonaro, que vai trabalhar conosco mais um tempo”, relatou Osnei.
O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, diz que apoia Bolsonaro em função do auxílio dele ao setor agrícola e também em razão dos valores e princípios do atual presidente do País. “Eu como prefeito de uma cidade pequena que depende muito da agricultura e pela defesa que o Bolsonaro tem feito da agricultura pelos agricultores, pelas cidades, hoje recebemos muitos recursos vindos do governo federal. Então nós precisamos da continuidade desse mandato do Jair Messias Bolsonaro, nosso presidente da República. Muitas pessoas não combinam com suas atitudes e jeito de ser, mas é importante frisar que os valores e princípios que o Bolsonaro defende são os mesmos que a maioria da população defende”, comentou Leandro.
O prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato, está em seu terceiro mandato à frente do município. Em sua primeira gestão, de 2009 a 2012, o País foi comandado por duas gestões do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2009 e 2010, o presidente era Lula. Já em 2011 e 2012, a presidente era Dilma Rousseff (PT). Já no atual mandato, a presidência da República é administrada por Bolsonaro. Comparando as duas gestões, Benato diz que a melhor foi do atual presidente. Por isso, ele afirma que apoia Bolsonaro. “Eu fui prefeito nos dois governos, tanto do Lula como do Bolsonaro. Eu afirmo que para o Brasil neste momento a melhor opção ainda é manter o nosso presidente que colocou o Brasil em desenvolvimento mesmo na pandemia foi um dos países da América e até do mundo que foi mais bem cuidado. Muitos contradizem a respeito da vacina. Mas não é verdade. O Brasil foi muito eficiente na vacinação e no tempo certo. Não creio que demorou nada. Agora se tivesse corrupção instituída aí sofreríamos. Mas como o Brasil está livre da corrupção, o Brasil foi eficiente. Por isso, apoio o governo Bolsonaro que vai colocar o Brasil em pleno desenvolvimento nos próximos quatro anos”, disse Benato.
O prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite, é outro gestor da região que apoia Bolsonaro. “Deixo aqui o meu apoio ao nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro. Você que quer a liberdade de um país com dignidade neste segundo turno vamos juntos com Bolsonaro”, afirmou Marcelo.
Já o prefeito de Mallet, Moacir Alfredo Szinvelski, diz que declarou seu apoio público ao atual presidente por concordar com sua forma de se comportar em relação a alguns temas como religião e agricultura. “Apoio ele por acreditar na família, no agro e no desenvolvimento deste País”, acrescenta Moacir.
Votação no primeiro turno: Jair Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno da eleição presidencial no dia 30. No primeiro turno, Lula obteve 57.259.504 votos (48,43%). Já Bolsonaro obteve 51.072.345 votos (43,20%). No Paraná, Bolsonaro foi o mais votado com 55,26% seguido de Lula com 35,99%. Já na região, Bolsonaro foi mais votado em oito municípios: Irati, Prudentópolis, Rio Azul, Rebouças, Mallet, Guamiranga, Teixeira Soares e Imbituva. Já Lula teve mais votos no primeiro turno nas cidades de Inácio Martins e Fernandes Pinheiro.
Em Irati, Bolsonaro teve 19.046 votos contra 13.475 de Lula. Em Prudentópolis, Bolsonaro teve a maior porcentagem de votos com 67% (20.602) contra 24,72% de Lula, que obteve 7.493. O atual presidente esteve em Prudentópolis no dia 16 de setembro. Na ocasião, ele participou de um comício na Igreja São Josafat, onde discursou para apoiadores e teve contato com famílias de descendentes de ucranianos e refugiados da Guerra.
Em Mallet, Bolsonaro ficou na frente com 4.766 votos (56,58%). Lula obteve 2.940 votos (34,90%). Em Rio Azul, Bolsonaro somou 5.323 votos (59,01%) e Lula 2.880 (31,93%). Em Rebouças, a disputa foi apertada com Bolsonaro um pouco à frente com 4.627 votos contra 4.307 de Lula.
Em Imbituva, o atual presidente teve 10.535 votos contra 6.530 do ex-presidente. Guamiranga, que também recebeu a visita de Bolsonaro no dia 16 de setembro, seguia a tendência de outros municípios da região. Bolsonaro ficou em primeiro lugar com 2.967 votos (55,71%) contra 2.042 de Lula, o que corresponde a 38,34%. Em Teixeira Soares, Bolsonaro obteve 3.250 votos (51,96%). Já Lula ficou na segunda posição com 2.488 votos (39,78%). Em Fernandes Pinheiro Lula foi o mais votado com 2.116 votos contra 1.912 de Bolsonaro. Em Inácio Martins, Lula teve 3.486 votos (53,74%). Já Bolsonaro foi o segundo mais votado para presidente com 2.610 votos (40,23%).
Confira o áudio da reportagem completa abaixo: