Iraty estreia na 3ª divisão do Campeonato Paranaense no domingo

Azulão joga contra o Hope Internacional, em Campo Largo. Elenco do Iraty é formado em…

20 de agosto de 2022 às 00h13m

Azulão joga contra o Hope Internacional, em Campo Largo. Elenco do Iraty é formado em sua maioria por atletas da categoria Sub-20, sendo que o mais velho possui 22 anos/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Paulo Sava

Foto: Divulgação

No domingo, o Iraty estreia na 3ª divisão do Campeonato Paranaense de Futebol contra o Hope Internacional, às 15h30, no estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo. Assista aqui

O elenco do Azulão para disputar a competição é formado em sua maioria por jovens atletas que participaram de competições de base pelo clube e alguns remanescentes da temporada passada. A comissão técnica é formada por profissionais da própria cidade. O treinador será o ex-jogador do clube, Marco Antonio dos Santos. 

Um dos destaques do time é o zagueiro Emanuel, que no ano passado disputou a terceirona. Atualmente, o clube conta com 26 jogadores, sendo 22 atletas de linha e quatro goleiros, incluindo o jovem Kenay, que é titular da equipe Sub-17 que está disputando o estadual da categoria. A equipe profissional está treinando há cerca de 20 dias dando ênfase aos trabalhos táticos, técnicos e físicos com o professor Hiorann Nicollai Cassol. O auxiliar técnico, Leandro Ribas de Carvalho, afirma que foram realizados poucos treinamentos coletivos com bola. Neste momento, os trabalhos estão concentrados na parte tática, principalmente corrigindo os erros de posicionamento e funções dentro de campo. 

Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo   

O ex-jogador do Iraty, Maurício Ramos, conseguiu intermediar uma negociação para que três atletas de Piracicaba/SP vestissem a camisa do Azulão na terceira divisão do Campeonato Paranaense. Já o goleiro Higor, que foi emprestado pela Inter de Limeira/SP, também faz parte do grupo. Entre os jogadores da região, Leandro cita os nomes de Lukinhas, de Mallet, que já disputou a terceirona em 2021 pelo Iraty, e de Jeferson, lateral de Imbituva. Segundo o auxiliar técnico, a média de idade dos atletas do Azulão é baixa. O jogador mais velho tem 22 anos, sendo que a maioria tem experiência somente na categoria Sub-20. Três atletas do Sub-17 também foram incorporados ao elenco. 

“São meninos novos, com pouca experiência, mas a gente vê muita vontade deles de querer e de tentar fazer bonito. É um time que corre bastante, troca bastante passe, a gente espera fazer bonito. A gente não vai criar tanta expectativa, mas num primeiro momento quando a gente viu vamos montar para participar, foi criando corpo foi se apresentando um time que entende o que a gente fala e vai se mostrando competitivo, pelo menos é o nosso ponto de vista”, diz Leandro. 

O auxiliar técnico revela que o Iraty não fechou as portas para a vinda de atletas experientes, que já atuaram pelo clube. Duas opções eram o zagueiro Maurício Ramos e o atacante Roberto Pítio. O primeiro está morando atualmente em Piracicaba/SP e pretende continuar lá por questões familiares. “Fizemos convite ao Maurício Ramos, que foi inclinado para jogar, mas tem a questão familiar, ele conversou com a mulher tem a questão da filha que estuda lá pelo que entendi ele não vem. Caso suba para uma segunda divisão, tem a possibilidade dele morar para cá e vir pra cá fim de ano. Existiria uma vontade de jogar a segunda divisão”, afirma Leandro. 

Pítio também não deve jogar no Iraty, pois quer encerrar a carreira de jogador de futebol. Atualmente, ele está acompanhando os trabalhos da comissão técnica do Azulão para ganhar experiência nas funções fora de campo. 

Leandro afirma que o clube não disponibiliza alojamento para os atletas. Os jogadores do elenco ficam em duas casas que foram adaptadas para recebe-los. No entanto, o custo da hospedagem fica sob responsabilidade dos próprios atletas, por meio de empresários, pais ou familiares que ajudam a quitar as despesas. Conforme Leandro, o valor repassado de patrocínios para o clube caiu de 2021 para 2022, o que impede o pagamento de salários aos atletas. Por isso, uma das possibilidades é destinar parte do valor de uma renda com a venda de ingressos para ajudar os jogadores. Recentemente, na quarta-feira, 17, o Iraty venceu o Londrina, por 2 a 0, pelo Campeonato Paranaense Sub-17. Na ocasião, Leandro conversou com o técnico do adversário e foi informado sobre a realidade diferente do Tubarão. Lá, apenas dois jogadores não são remunerados. 

O adversário do Iraty na primeira rodada também conta com um elenco formado por atletas jovens, segundo informações obtidas pela comissão técnica do Azulão. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.