Candidaturas locais são tentativas na região para obter representação regional em Curitiba e Brasília
Assembleia Legislativa do Paraná é composta por 54 deputados estaduais. Foto: Dalie Felberg/ALEP-Arquivo |
Oito candidatos de Irati concorrem nas eleições para deputado estadual e federal. São cinco candidaturas à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e outros três que disputam uma vaga na Câmara dos Deputados.
Para deputado estadual, concorrem Luiz Carlos Júnior (PROS), Rafael Felipe Lucas (PSB), Sebastião Barauce (PSB), a Doutora Isys Cristiny (MDB) e José Ronaldo Ferreira (PSDB), mais conhecido como Ronaldão do Povo. Já para a Câmara Federal são três postulantes ao cargo. Os candidatos são Josué Hilgemberg (MDB), mais conhecido como Doutor Josué, Nelsinho Antunes (PSC) e Mario Konopka (PTB).
O candidato Luiz Carlos Júnior é representante comercial há mais de 20 anos. É nascido em Ponta Grossa, mas mora em Irati há 15 anos no distrito de Itapará. “Tenho visto muita a situação, principalmente, na nossa cidade, na nossa região, uma falta muito grande de estrutura para a geração de empregos. Essa é uma das lutas que nós sempre buscamos e agora, com esse convite a participar dessa eleição como candidato a deputado estadual, é uma das nossas bandeiras”, disse.
Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo
Ele ainda enfatizou o trabalho que realizou para auxiliar algumas categorias visando a extinção de cargos comissionados na Educação e efetivação de um Processo Seletivo Simplificado (PSS), além do trabalho junto a enfermeiros em relação ao piso mínimo. “Vamos continuar fortemente o nosso trabalho de fiscalização que nós temos há sete anos, sendo voluntário. Agora queremos levar esse trabalho para todo o nosso Paraná também, em especial, a nossa região de Irati e Ponta Grossa. E levar essas demandas para a Assembleia Legislativa do Paraná, trazendo recurso para a saúde, para a educação, com olhar e um carinho muito grande pelo Agro, que é onde eu moro”, conta.
Rafael Lucas é advogado e já foi vereador em duas legislaturas em Irati. Nos últimos anos, ele ocupou cargos no Governo Estadual. “Nossa vontade é representar a nossa região Centro-Sul do Paraná, essa região que tem os municípios da Amcespar, região que tem alguns municípios dos Campos Gerais, alguns municípios da região da Amsulpar, do Centro-Sul do Paraná. Essa nossa região que está carente de representação há tanto tempo, que precisa de tanto investimento, tanto em saúde, quanto em infraestrutura, quanto na área da agricultura, quanto mostrar para todo mundo o potencial da nossa região, o que nós podemos fazer juntos”, disse.
Ronaldão é vereador em Irati e está em seu terceiro mandato na Câmara Municipal. “Eu decidi me candidatar a deputado estadual, por Irati e região, pelo meu histórico político. Eu já venho de seis campanhas com três mandatos. E pelo meu trabalho que eu venho realizando, pelo que eu quero fazer, pelo nosso município de Irati, toda a nossa região. Irati precisa, e a região, ter um representante a nível de Estado e eu acho que é o momento”, conta.
O candidato do PSDB destacou o trabalho com transparência feito em seu mandato no Legislativo municipal. “Aonde eu registrei em cartório, em 2020, [a doação de] 50% [do subsídio] para as instituições de caridade. Tudo isso, com recibo de pagamento e recibo de recebimento, prestado contas, em todos os meios de comunicação, inclusive na Câmara de Vereadores mensalmente, aonde eu faço a minha prestação de contas na Tribuna. Então, por isso e por muitos outros trabalhos que eu faço, principalmente na área social, aos menos favorecidos pela sorte na vida, eu estou, e tenho a certeza, aprovado para mais esta luta junto com a nossa população”, disse.
Caso eleito, Ronaldão disse que deve ajudar a aproximar serviços. “É principalmente descentralizar e desburocratizar muitas coisas que podem ser feitos atendido aqui em Irati ou ser Irati, a cidade polo, e representar a região da Amcespar, que são mais de dez municípios que estão ao nosso redor. E desburocratizar as coisas. Muitas coisas são atendidas na capital e poderia ser atendido aqui. Temos aí o nosso Erastinho, um braço do Erasto Gaertner, que atende mais de 500 pessoas de Irati e toda a região. Muitos tratamentos já estão sendo avançados. Temos ainda que melhorar muito. Trazer mais equipamentos, investir pesadamente com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Precisa de uma representação que vai cobrar tudo isso, que fique ali insistindo para que venha”, explica.
A geração de empregos também está entre suas propostas. “Outra coisa, o representante de Irati e da região, também pode lutar por uma empresa. Uma empresa, não precisa ser de grande porte, mas trazer várias empresas pequenas e ainda ajudar as que estão aqui. Com toda infraestrutura, junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal, também tem ligação e lutar pelo nosso povo. Isto seria ou será o meu trabalho, a minha proposta”, disse.
Na região, representantes de municípios já disseram sobre a necessidade de ter uma representação local. Uma das propostas era ter uma candidatura única. Segundo Ronaldão, a proposta enfrenta dificuldade para encontrar um acordo em apenas um nome. “Muitos empresários e as pessoas iratienses defendem, toda a nossa população iratiense defende uma candidatura única em Irati. Mas partido político, cada um tem o seu representante. Não há um consenso entre os partidos, nunca vai haver, eu acho. Seria importante trabalhar em cima de um nome, dentro do nosso município, para representar o nosso município e a nossa região. Mas veja bem, nós temos mais de 35 mil votos em Irati e toda a nossa região chega próximo ou passa de 150 mil votos. E eu sei também que podemos eleger mais de um representante ainda de Irati, de toda a nossa região. Por isso, eu defendo o voto para quem é daqui”, explica.
Outra candidata a deputada estadual é Isys Cristiny Barbosa Pereira (Doutora Isys Cristiny), de 28 anos, que é natural de Imbituva, mas residia em Guamiranga antes de se mudar para Irati, onde mora atualmente. Isys é advogada e atua há cinco anos na área. Ela é especialista em Ciências Criminais e trabalha nos setores criminal, da família e eleitoral. A advogada é esposa de Josué Hilgemberg, mais conhecido como Doutor Josué, que é candidato a deputado federal. Isys é a única mulher entre os postulantes a uma vaga na ALEP que residem em Irati.
Sebastião Barance Ribas (Sebastião Barauce) (PSB) é comerciante e nasceu em Irati. Sebastião possui 55 anos e concorre pela primeira vez em uma eleição.
Candidatos à Câmara Federal: Para deputado federal, três candidatos de Irati concorrem ao pleito. Os candidatos são Josué Hilgemberg (MDB), mais conhecido como Doutor Josué, Nelsinho Antunes (PSC) e Mario Konopka (PTB).
Josué é advogado e foi candidato a prefeito em Irati nas eleições de 2020. O candidato destacou que deve visitar a população e levar suas propostas. “Esperamos fazer uma campanha com propostas que realmente atendam às necessidades da nossa região. O cargo de deputado federal não é só a questão da representatividade regional, mas sim, também é a representatividade do Estado do Paraná. E principalmente representa a demanda de várias pautas de interesse da própria nação, do próprio Brasil, vários assuntos que têm que ter uma sensibilidade no próximo governo”, disse.
Nelsinho Antunes é empresário e já foi candidato a prefeito em Irati nas eleições de 2016. Quem também disputa a eleição a deputado federal é o caminhoneiro Mario Konopka (PTB).
A candidata Queila Lovato (PROS) também concorre no pleito. Ela foi vereadora em Fernandes por três mandatos. Na eleição municipal em 2020, ela foi candidata à vice-prefeita na chapa de Rosene Pabis, que perdeu a disputa para Cleonice Schuck.
Da região, ainda há como candidato a deputado federal, o radialista André Fontoura Nogueira (PT), mais conhecido como André Nogueira da Rádio. Ele é natural de Irati, mas atualmente reside em Curitiba.