IFPR de Irati realiza mostra de cursos até quinta-feira

Instituição está com inscrições para o processo seletivo até o dia 29 de setembro/Texto de…

21 de setembro de 2022 às 22h12m

Instituição está com inscrições para o processo seletivo até o dia 29 de setembro/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Imagem da mostra de cursos durante demonstração de aula de química. Foto: IFPR/Divulgação

A mostra de cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) acontece até esta quinta-feira (22) no Campus Irati, na Vila Matilde. Durante a mostra, estudantes de toda região podem conhecer os cursos e a infraestrutura da instituição, que oferece gratuitamente o Ensino Médio com cursos técnicos integrados, cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio e também cursos de graduação.

Em entrevista à Najuá, a diretora do Campus Irati, a professora Ana Cláudia Radis, explicou que durante a visita os estudantes podem conhecer os cursos para o Ensino Médio e para a graduação. “Nós apresentamos aos nossos visitantes, os cursos do Ensino Médio, Agroecologia, Informática, a estrutura, os laboratórios, alguns professores que estarão lá conosco, até os nossos estudantes participam também para mostrar, falar um pouco do seu dia a dia, do seu cotidiano na escola. E também os cursos de nível superior. Temos o bacharelado em Agronomia, tecnólogo em Análise de Desenvolvimento Sistemas e a licenciatura em Química. O TADS, que é o tecnólogo e a Química acontece no período noturno e Agronomia no período diurno, o dia inteiro o curso”, disse. 

Os estudantes também poderão conhecer alguns laboratórios que fazem parte da infraestrutura do IFPR em Irati, que está sendo expandida. “Nós estamos no momento de construção de mais um bloco, que ano que vem, se tudo der certo, estaremos já ocupando e utilizando mais laboratórios, mais sala de aula. Mas neste momento, contamos com três laboratórios para o curso de licenciatura em Química, três laboratórios para o curso da Informática. Por enquanto, um laboratório fixo para Agronomia e Agroecologia. Temos área de campo também, as estufas e as salas de aula, nossa biblioteca que é linda, é muito rica, é muito ampla, uma das maiores da região e que atendem os nossos estudantes”, destacou Ana Cláudia. 

Um dos destaques do Campus Irati é o curso de licenciatura em Química que recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

 Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

A técnica de laboratório do IFPR, Viviane Taschima, conta que os alunos têm a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem. “Sempre gostei muito dessa parte de laboratório e fiquei muito feliz quando eu cheguei ali, vi que o o curso de Química tinha os laboratórios ali para receber os alunos. Muitas vezes, falamos para o pessoal: ‘Ah, você gosta de química?’. E é impressionante o quanto as pessoas falam: ‘Não, não gosto. Eu era horrível em química’. Mas na verdade é que as pessoas só ficam focadas ali na parte teórica, de sala de aula. Mas a química é uma ciência prática. O laboratório está ali para isso, para ajudar as pessoas a entenderem, aprenderem. Em todos os anos da licenciatura, temos também a parte prática. Tem matéria prática, disciplina prática, em todos os anos para ir para o laboratório”, conta. 

Os laboratórios também são usados pelos alunos do Ensino Médio. “Ele já tem acesso desde o primeiro ano do Ensino Médio a atividades práticas, teóricas, científicas. Nós temos um programa muito bom de bolsas para quem gosta de Iniciação Científica, então o aluno que tem interesse, que vai pegando esse gosto, seja pela Química ou diversas áreas que nós temos, existem incentivos financeiros para o estudante manter suas atividades, então é bem bacana. Não só do laboratório de Química, os nossos laboratórios de Informática, trocamos agora recentemente todos os computadores. São máquinas de última geração e que os estudantes se deparam com uma realidade diferente, então eles acabam se encantando”, relata a diretora. 

Da esquerda para direita: jornalista Tatiana de Carvalho Duarte, a coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Viviane Martini, a diretora do IFPR, Ana Cláudia Radis, e a técnica de laboratório, Viviane Taschima

Além da infraestrutura, os alunos do IFPR também podem participar de projetos que unem os conhecimentos da instituição com a prática com a comunidade. É o que aconteceu durante a pandemia, com a produção de álcool em gel para a região. “O curso de licenciatura em Química produziu e distribuiu o álcool em gel na região. Para prefeitura, bombeiros, algumas paróquias, também que nos pediram, nós conseguimos distribuir, graças ao trabalho da equipe da licenciatura em Química”, explica Ana Cláudia.

A coordenadora do curso de licenciatura em Química, Viviane Martini, comenta que a doação de álcool em gel e máscaras foi possível por meio de um recurso vindo em editais que a instituição participou. “Logo ali que nós entramos com o período de pandemia, dois editais acabaram surgindo via IFPR, de uma forma geral. Esses editais eram para medidas emergenciais. Nós submetemos um projeto, conseguimos um recurso e fizemos tanto álcool gel, como também produção de máscaras. Depois nós fizemos a doação via prefeitura, a secretaria de Saúde. Foi distribuído todo o álcool em gel e todas as máscaras que foram produzidas durante esse período, tanto em hospitais, postos de saúde e, principalmente, a prefeitura fez um encaminhamento”, detalha. 

Outro projeto com a comunidade é por meio do curso de Química, que oportuniza estudantes de outras escolas públicas a participar de projetos no IFPR. “Nós temos aberto para as escolas públicas, nós temos um projeto que é o Ciência na Escola, que a oportuniza as escolas estaduais e do município também participarem em aulas práticas, na forma de um clube de ciências mesmo. Eles vão e os alunos se cadastram, fazem algumas atividades práticas. Nós tivemos duas edições do projeto. Esse é um projeto maior do Ciência na Escola, que é um edital do CNPQ, então é um projeto de pesquisa e extensão, e está atrelado, principalmente, ao curso de licenciatura”, conta a coordenadora. 

Apesar da nota máxima e das oportunidades com a comunidade, o curso de licenciatura em Química ainda é que tem menos procura. A coordenadora destaca que apesar de ser um curso em licenciatura, a pessoa formada pode conseguir atuar em outras áreas. “Verificamos que ainda tem uma procura baixa pelos cursos de licenciatura, de uma forma geral. O que nós gostaríamos destacar é que a licenciatura em Química forma o professor de Química, nosso foco é a formação profissional docente, mas também, nós temos oportunidade dos nossos egressos, futuros formandos, atuarem também em laboratório na indústria”, conta Viviane. 

A mostra acontece durante o período de inscrição para o processo seletivo no IFPR. As inscrições estão abertas até às 16h do dia 29 de setembro e são feitas totalmente on-line no site http://irati.ifpr.edu.br.

São 160 vagas para o Ensino Médio, com turmas de manhã e tarde. As demais vagas são para os cursos de nível superior, sendo que cada curso tem 40 vagas. Os cursos de graduação oferecidos são o de licenciatura em Química, Agronomia e o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

As vagas também possuem cotas para determinados públicos. “Por exemplo, um candidato que estudou a vida inteira em escola pública, entra em determinada cota. São 12 níveis de cota, então esmiuçar todas aqui mais complicado, mas estudantes oriundos de escola pública, pessoas que se identificam como pretos e pardos, ou indígenas, deficientes, tem cota específica para eles. Eles podem e devem utilizá-las”, disse a diretora. 

Os cursos são gratuitos, mas para participar do processo seletivo é preciso realizar o pagamento de taxa de inscrição. “Os cursos do IFPR são totalmente gratuitos. Ou seja, você não paga nada de mensalidade. É de graça. O que vai pagar é a inscrição do processo seletivo para fazer a prova, porque a instituição tem custos em relação a isso, mas é uma instituição gratuita. É uma instituição nossa, totalmente de graça”, reforça Ana Cláudia.

A taxa de inscrição para o Ensino Médio é de R$ 50 e para cursos de graduação é de R$ 80. O valor é usado para custear a elaboração e a impressão das provas durante o processo seletivo.

A prova do processo seletivo será realizada no dia 6 de novembro, em 28 cidades do Paraná. Além de Irati, os alunos farão as provas simultaneamente em Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

As escolas interessadas em realizar o tour com os alunos para conhecer os cursos devem entrar em contato com o IFPR para agendar a visita. Estudantes e pais também podem participar da mostra e conhecer mais sobre a instituição. Mais informações no telefone (42) 2104-0200 ou no site da instituição

Confira mais imagens da mostra de cursos do IFPR

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.