Faculdade São Vicente terá cursos de análise corporal e comportamental

Aulas começam no sábado (22); inscrições estão abertas até sexta-feira (21)/Texto de Karin Franco, com…

18 de outubro de 2022 às 21h17m

Aulas começam no sábado (22); inscrições estão abertas até sexta-feira (21)/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Treinador comportamental, Jean Nottar, será responsável por ministrar os cursos de análise corporal e comportamental. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Começa no próximo sábado (22) as aulas dos cursos de análise corporal e comportamental na Faculdade São Vicente. As aulas serão quinzenais, aos sábados, das 8h30 às 12 h. As inscrições para os cursos estão abertas até a noite de sexta-feira (21).

Em entrevista à Najuá, o treinador comportamental, Jean Nottar, explicou que serão dois cursos voltados para diferentes públicos: um da área jurídica e outro mais amplo, para demais pessoas de outras áreas. Na área jurídica, o treinamento é voltado especialmente aos advogados. “Ele é um treinamento de análise corporal e comportamental exclusivo para área jurídica, para quem trabalha com a parte de Direito, de advocacia. Às vezes, é advogado ou trabalha em um ambiente jurídico, promotor, técnico que trabalha na parte de Fórum”, explica. 

Já o curso sistêmico é voltado para as demais áreas, com o compartilhamento de conhecimento que podem ser usados na vida profissional e pessoal. “O outro curso sistêmico de análise corporal e comportamental para qualquer público. Se você quer saber, se gosta de desmascarar uma mentira, esse curso é para você que quer deixar de ser enganado. Se é da parte de área jurídica, quer desenvolver melhor as suas teses, a sua defesa ou até mesmo elaborar os seus trabalhos com mais maestria, encurtando o tempo de ficar indo em oitiva, investigar, correr atrás de verdade e mentiras, omissões e distorções. Você vai na raiz e descobre se a pessoa está mentindo, está omitindo, está fingindo, está escondendo”, conta Jean. 

Quer receber notícias locais?

No curso, as pessoas poderão aprender mais técnicas de leitura corporal. “Dentro do treinamento, você vai ter uma capacidade de interpretação de comportamento, vamos falar do que a maioria dos psicólogos conhecem que é uma ferramenta chamada Disque. Ensinamos o formato Disque dos quatro perfis. Vamos falar muito de comportamento corporal e expressões faciais. Se a pessoa está sentada de uma maneira, você já pode dizer que essa pessoa é autoritária ou essa pessoa tem uma baixa autoestima, essa pessoa não quer ser incomodada. Se a pessoa te olha e, é bem comum, você conversar com alguém, a pessoa mentir e não perceber. Às vezes, você fala: ‘Você foi em tal lugar?’. A pessoa olha para você e enquanto está falando, ela faz que não com a cabeça. Só que ela diz que sim com a boca. Você diz: ‘Você foi em tal lugar?’. Ela faz que sim, só que essa resposta inconsciente, ela já diz a resposta genuína”, disse. 

As técnicas podem ser usadas em diversos setores, como em vendas e também na área pessoal, no relacionamento com familiares e amigos. Ainda na área jurídica, os cursos também auxiliam o profissional do Direito a tomar decisões. “Se você vê isso numa parte jurídica, você está fazendo um interrogatório, você consegue perceber que a pessoa está tranquila, em determinado ponto da entrevista, do interrogatório, a pessoa começa a mexer muito no pulso, falar – chamamos muito de tirar pelos invisíveis, isso é uma questão de discordar com o momento -, começou a mexer na orelha, começou a mexer na barba são picos de tensão. Aí você consegue perceber: ‘Nesse ponto aqui, eu preciso explorar’. Até ali estava tranquilo. Está tudo verdade. Isso daqui traz conforto. Por que traz? Porque está mentindo, porque está escondendo, porque está desconfortável. O que o advogado faz? Ele filtra. Ele elimina uma série de linha de raciocínio. Ele começa a focar naquilo que ele começa a perceber que antes estava passando totalmente percebido”, afirma o treinador comportamental. 

O curso tem carga horária de 20 horas e terá aulas em sábados alternados, a cada 15 dias, durante dois meses. Jean explica que a escolha por fazer a aula em sábados alternados ocorre para dar chance de todos conseguirem fazer o curso. “Porque aquela pessoa que quer fazer, mas não quer perder o sábado pela manhã ou tem outros compromissos, para não acabar fazendo assim: ‘Não vou fazer porque senão eu tenho que me comprometer todos os sábados’. Sabemos que de outubro até dezembro, muita coisa acontece no comércio, provas finais”, explica. 

Além das aulas presenciais, também haverá material extra. “São quatro aulas que vamos dar de formato presencial. Entregamos vários e-books, vários conteúdos, vários formatos gravados para fazer uma complementação de hora. Além do presencial, você ganha, eu posso até dizer, porque é uma enxurrada de conteúdo digital para você poder ter onde extrair mais e mais informações”, disse. 

A mensalidade de cada curso é de R$ 347, podendo ser parcelado em até dez vezes sem juros. Alunos da Faculdade São Vicente tem 20% de desconto no momento da inscrição e também podem parcelar em até dez vezes sem juros. 

Para se inscrever no curso sistêmico é preciso entrar em contato com a Faculdade São Vicente. No curso jurídico, é possível fazer o contato pelo WhatsApp, com Jean Nottar, pelo telefone (42) 98435-5265. As turmas terão de 40 a 50 vagas.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.