Estudante do Colégio Florestal de Irati é selecionado para intercâmbio na Austrália

Gustavo Mateus de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, foi selecionado para participar do…

06 de julho de 2025 às 17h20m

Gustavo Mateus de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, foi selecionado para participar do programa “Ganhando o Mundo”, do Governo do Paraná. Ele viaja nesta segunda-feira, 07/Paulo Sava

Estudante Gustavo Mateus de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, foi selecionado para fazer um intercâmbio na Austrália através do programa “Ganhando o Mundo”, do Governo do Estado. Na foto, ele aparece entre os diretores do Colégio Florestal, Gilcinei Linhares e Mariane Pierin Gemin, uma professora do colégio e a diretora do Colégio Antônio Xavier, Maria Amélia Inglês. Foto: Reprodução Instagram

O estudante Gustavo Mateus de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio do Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva (Colégio Florestal) de Irati foi selecionado para participar do programa “Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Ele vai viajar para a cidade de Urangan, na Austrália, onde vai desenvolver uma série de atividades dentro do programa.

Gustavo viaja nesta segunda-feira, 07, e volta ao Brasil no dia 03 de dezembro, com previsão de chegada no dia 05 de dezembro. O retorno para o colégio será no dia 08 do mesmo mês. Em vídeo enviado à nossa reportagem, Gustavo contou mais detalhes a respeito da viagem. “Nos próximos dias, eu estarei indo para a Austrália, vou passar cinco meses com um escritor, uma professora de canto e suas três filhas. Que a Austrália tem belas praias, isso a gente já sabe, mas morar perto delas é algo que me deixa muito entusiasmado. Na parte estudantil, eu vou desfrutar de todos os benefícios que a Urangan High School vai me proporcionar. Foi um choque muito grande quando eu fui informado que tinha sido selecionado para o intercâmbio. Agora, estou muito ansioso para viajar a um país de primeiro mundo. Fico muito feliz com o apoio que recebi de todo mundo e tenho certeza de que, quando eu voltar, vou trazer muitas experiência e histórias para contar a vocês”, frisou.

Custeio

O intercâmbio é custeado pelo Governo do Estado que auxilia nas questões burocráticas como aquisição de visto e passaporte. Enquanto isso, o estudante também pode fazer sua própria preparação.
Os alunos que vão para o intercâmbio cursam seis meses ao equivalente ao Ensino Médio no país e moram em casas de famílias, as chamadas host family, onde compartilham da rotina familiar daquele país.

Requisitos para participar do programa

Para participar do programa, é preciso que a família inscreva o aluno no site do governo. Após selecionado, o estudante passa a ter auxílio da escola e do Governo do Estado para a preparação da sua viagem.
Além dos requisitos do programa, a seleção de qual aluno irá participar inclui o conhecimento de inglês, que pode determinar o destino do estudante.

Em fevereiro, a estudante do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, Luana Ribeiro, de 16 anos, viajou para a Nova Zelândia por intermédio do programa. Ela também está na casa de uma família e faz intercâmbio na escola Cullinane College High School, na cidade de Whanganui. Em suas redes sociais, Luana posta fotos e vídeos no exterior diariamente.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.