11 ovinos e um caprino foram vendidos para criadores de quatro municípios. Uma bezerra da raça Purunã nasceu durante o evento
Animais da raça Purunã foram expostos durante os quatro dias da ExpoIrati. Foto: Jussara Harmuch |
No total, 129 animais participaram da ExpoIrati, sendo 12 bovinos das raças Purunã, Holandês preto e branco, Jersey e Nelore, 85 ovinos (Dorper, Santa Inês, Ile-de-France, Dorset, Texel e White), nove caprinos Boer, 16 equinos (Percherão, Frisian, Crioulo, Apaloosa, Quarto de Milha e Pônei), um jumento Pêga, três búfalos e três muares.
Durante a ExpoIrati também foi registrado o nascimento de uma bezerra da raça Purunã. Em entrevista no programa Meio Dia em Notícias na segunda-feira, 8, o prefeito Jorge Derbli comentou sobre a situação inusitada. “Vieram os animais criados pelo estado, da raça Purunã. Uma raça que foi criada no Estado do Paraná. Tinha uma vaca dessas Purunã que deu cria lá. Criou uma bezerra, não se é macho ou fêmea, mas um bezerro nasceu durante a Expo. Acho que foi no sábado. E já deram o nome: Irati, o nome dessa bezerrinha que nasceu já, pura da raça Purunã. É uma raça que está sendo expandida aqui no estado do Paraná, criado pela Emater [que atualmente se chama IDR/PR], pelo pessoal do Estado”, disse Derbli.
Conforme balanço da Adapar, os animais expostos na festividade foram de alto valor zootécnico, o que mostra que a região de Irati tem grande potencial na criação de ovinos, equinos e muares.
Bezerra nasceu durante a ExpoIrati. Foto: Juarez Oliveira |