Cursos de Libras, de Formação de Docentes, Desenvolvimento de Sistemas, Administração e Programação de Jogos Digitais estão com inscrições abertas até o dia 20 de outubro/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
O Colégio Antonio Xavier da Silveira está com as inscrições abertas para os cursos técnicos até o dia 20 de outubro. Há vagas para os cursos de Libras, Formação de Docentes, Desenvolvimento de Sistemas, Administração e Programação de Jogos Digitais.
A maioria dos cursos são voltados para estudantes que já terminaram o Ensino Fundamental e estão ingressando no Ensino Médio. Nesses cursos, os alunos passarão por uma seleção. “Para os cursos de Formação de Docentes, Desenvolvimento de Sistemas e o Programação de Jogos Digitais, tem uma seleção. Essa seleção é feita através das notas que eles têm no boletim escolar do 6º ao 9º ano de Português e Matemática, se eles fazem parte de algum programa de auxílios também conta pontos e também depois disso, é feito uma entrevista. Na somatória desses pontos, tem uma classificatória de pontuação na qual vai dar a classificação deles. Nós teremos uma turma de cada um, somente. Por isso, é importante que os alunos, os jovens de 9º ano, não fiquem muito na indecisão porque senão acabam perdendo essa chance de fazer os cursos profissionalizantes no Colégio Xavier”, conta a diretora Maria Amélia Ingles.
Para quem já terminou o Ensino Médio, uma opção é o curso Subsequente de Administração, que também está com as inscrições abertas até o dia 20. “O subsequente significa que ele já tem o Ensino Médio completo e ele faz Pós-Médio. O curso de Administração já é para os alunos maiores, que já concluíram e neste é a preferência. Tem 40 vagas, chegou lá, fez a inscrição e já está matriculado. Tem mais que 40? Talvez vamos para um sorteio ou desistindo alguém, vai colocando também os outros que estiverem na lista, como os próximos da listagem”, explica a diretora.
Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo
O Colégio Xavier também oferta o curso de Libras no período da noite. “Esse curso de libras acontece à noite, duas vezes por semana, durante um ano. A pessoa que está cursando pode fazer um ano, ele tem o diploma ou ele pode fazer os dois anos que ele completa o ciclo. Aí depende de quem está fazendo. Nós teremos o segundo ano e nós teremos o primeiro ano, à noite. São dois dias na semana. Um excelente curso. Nós sabemos da necessidade que se tem de nós termos profissionais, pessoas capacitadas em libras, em todos os campos. No supermercado, na empresa, na loja, nas repartições públicas e nós teremos essas pessoas aptas a trabalharem, se fizerem o curso de libras também no período noturno”, disse Maria Amélia.
Já o curso de Formação de Docentes é destinado aos alunos que estão ingressando no Ensino Médio, é o antigo Magistério, que forma professores da Educação Básica há 13 anos. “É um curso que vai nos preparar para sermos professores, tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Fundamental, das séries iniciais, então do primeiro ao quinto ano. O nosso aluno quando ele escolhe fazer a Formação de Docentes, ele vai fazer um curso integrado ao Ensino Médio. Ele vai fazer ao mesmo tempo matérias que são do Ensino Médio regular, que vai preparar ele para o vestibular, para o PAC [Programa de Avaliação Continuada] e para o processo seletivo que ele quiser participar. E vai preparar ele também para ser professor. Ao término desses três anos de curso, ele já está apto para poder trabalhar numa escola particular, prestar um concurso público, fazer um PSS da prefeitura. Eu posso dizer assim que ele vai sair mil vezes na frente daquele aluno que faz só o Ensino Médio regular porque ele sai com o Ensino Médio e ele sai com uma profissão também”, conta a professora Elisangela Duglozs, do curso de Formação de Docentes.
Quem realiza o curso no Colégio Xavier também pode participar de estágios. “O nosso curso tem convênio com a prefeitura. Os nossos alunos, praticamente, a maioria deles, já trabalha com o estágio remunerado nas escolas municipais, sendo professor de apoio ou ainda trabalhando com alguma outra atividade dentro da escola, o que auxilia e contribui bastante já para a formação dele lá no colégio”, disse Elisangela.
Na área de tecnologia, um dos cursos que já está sendo oferecido para quem cursa o Ensino Médio é o de Desenvolvimento de Sistemas. Já o curso de Programação de Jogos Digitais deve começar a ser oferecido em 2023, também para os alunos que fazem o Ensino Médio.
Os cursos têm uma formação voltada ao mercado de trabalho. “O interessante é que nós estamos cada vez mais precisando de pessoas com o perfil das tecnologias. A pandemia nos mostrou isso. Nossos estudantes ficaram em casa, fazendo as aulas via Meet. Então, muitos deles foram descobrindo um pouquinho mais do seu interesse porque ele faz além dos jogos. Muitos deles são consumidores das tecnologias, mas hoje a oportunidade do mercado nos mostrou que quase tudo vai estar conectado algum tipo de rede, seja para desenvolver sistemas, seja para programar um jogo e executar essas funções. O mercado está bastante aquecido”, conta a coordenadora dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, Kessia Zubreski.
No curso de Desenvolvimento de Sistemas já há oportunidades para estudantes que ainda não finalizaram o curso. “Nós percebemos que empresas, tanto de Irati ou de fora [estão contratando]. Vou até citar o nome de uma delas que temos feito parceria, que é a Bsoft de Imbituva, e eles estão abrindo espaço para os nossos estudantes desenvolver projetos junto com eles. Inclusive, alguns dos nossos estudantes, já nesse primeiro ano, nós não temos um ano completo, já vão fazer entrevistas para iniciar estágios. Isso mostra o quanto o nosso mercado aqui na região em Irati está necessitando de profissionais nessas áreas”, disse Kessia.
No curso de Administração, já voltado para quem terminou o Ensino Médio, as oportunidades também surgem. “Para participar do curso de Administração, que é um curso técnico, o indivíduo deve ter a formação do Ensino Médio, que esse curso é um pós-Médio. Nós já tivemos alunos com 40 anos, com 45 anos, fazendo o curso. É uma oportunidade que a pessoa tem, mesmo tendo parado de estudar a uns cinco, seis, dez anos atrás, é uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho”, conta o coordenador do curso de Administração Subsequente, Adilson Filus.
Ao todo, são 40 vagas para o curso. “Um ano e meio, a pessoa tem uma formação em Administração. Vemos a oportunidade de trabalho que está tendo hoje para essas pessoas que trabalham na área administrativa. Muitas empresas buscando profissionais e muitas vezes tendo dificuldade em encontrar essas pessoas. Só para se ter uma ideia, no colégio, lá da nossa turma à noite, que estão estudando, eu diria para vocês que praticamente todos os alunos estão trabalhando porque as empresas procuram o nosso colégio, a direção da escola, o pedagogo, todo mundo que trabalha na Secretaria, oferecendo oportunidade de trabalho”, destaca o coordenador.
O curso também prepara o aluno para empreender. “Não é somente você mostrar eles para ser um funcionário, um empregado, um colaborador. Nós estamos mostrando para eles que existe a oportunidade de criar o próprio negócio. Eu tenho vários alunos que passaram pela gente, pelos outros professores – nós temos uma equipe muito boa de professores e que realmente estão imbuídos da melhor boa vontade, de mostrar as coisas, de colocar aquilo que acontece na prática ao aluno – então é fácil você ajudar as pessoas, mas o aluno também precisa querer. Nós temos vários alunos que já montaram a sua empresa e hoje são empresários”, conta.
Para fazer a inscrição nos cursos técnicos é preciso levar o RG, CPF e a certidão de nascimento, além de uma conta de luz de no máximo três meses. Os menores de idade precisam levar comprovante de vacinação e o histórico escolar. Caso o aluno ainda não tenha terminado o Ensino Fundamental, mas esteja no último ano, pode levar uma declaração de matrícula que comprove o ano que está cursando.
Pessoas que recebem Auxílio Brasil devem levar um comprovante. Quem recebe auxílio tem uma pontuação diferente na seleção dos cursos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3423-2398.