Campo Real oferta cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária no campus Irati

Inscrições para vestibular iniciaram na segunda-feira (05). Prova será no dia 23 de outubro/Texto de…

08 de setembro de 2022 às 00h03m

Inscrições para vestibular iniciaram na segunda-feira (05). Prova será no dia 23 de outubro/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub


Imagem do laboratório de Anatomia da Faculdade Campo Real, em Irati. Foto: Campo Real/Divulgação 

Começaram na segunda-feira (5) as inscrições para o vestibular da Faculdade Campo Real. No campus Irati, são oferecidos 11 cursos, incluindo os de Fisioterapia e Medicina Veterinária criados recentemente. As inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro. Já as provas acontecerão no dia 23 de outubro.

Serão 50 vagas para Fisioterapia e 50 para Medicina Veterinária. Além destes cursos, também estão abertas as inscrições para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Estética e Cosmética e Farmácia.

Para o próximo ano, a Campo Real ainda pretende disponibilizar os cursos de Enfermagem e Direito em Irati. “Aguardando apenas a portaria do Ministério da Educação, a assinatura do ministro, para nós ofertarmos mais dois [cursos], que é o curso de Enfermagem e Direito, que também estão previstos para começar em 2023”, disse o diretor geral do campus Irati, Daniel Gonzales.

O campus de Irati passou por reformas para abrigar os novos cursos. “Nós finalizamos nesse momento toda parte de restauração. Fizemos a reforma do nosso prédio antigo, o prédio antigo das irmãs. 100% completo. Ele já tem uma estrutura de biblioteca, laboratórios básicos e específicos para os dois anos de todos os cursos que nós ofertamos”, conta o diretor.

Agora, a Campo Real deve aumentar o campus. “Nós estamos fazendo uma ampliação agora, nesse exato momento. Começamos a fazer a parte de topografia e já fizemos a compra de toda a parte dos pré-moldados. Em dois, três meses nós já começamos a erguer os prédios ou as paredes do novo prédio. São 2.500 metros quadrados, já iniciando em setembro a nossa construção. Acreditamos que em janeiro, começo de março, nós já teremos, inclusive, salas de aulas novas, mais laboratórios prontos para começar os novos cursos”, explica Daniel.

Nos próximos anos, mais ampliações devem ser feitas. “Nós vamos dar uma pegada de 2.500 metros quadrados agora inicialmente, mas nós vamos ampliar mais 2.500 metros quadrados até 2024 e 2025 para abrigar todos os laboratórios específicos, como laboratório de anatomia animal, laboratório de fisiologia animal e demais laboratórios que precisam. Tanto laboratório para fisioterapia como laboratório também para o curso de medicina veterinária. Além também dos cursos que nós já estamos ofertando, eles também precisam de novos laboratórios. Laboratórios específicos, laboratórios que vem a somar no decorrer do tempo para a conclusão dos cursos”, conta.

O objetivo também é ampliar o quadro de funcionários. “Tanto para os cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária, tanto para os demais cursos também, nós vamos abrir a partir de outubro um edital de processo seletivo para contratação de novos docentes. A nossa ideia é que consigamos valorizar o máximo de profissionais que nós temos aqui na nossa cidade e região. Tanto que hoje, no nosso quadro de colaboradores e professores, com exceção minha, que eu sou de fora, todos eles, já são do quadro de 100% da população de Irati e região contratados”, explica o diretor.

De acordo com Daniel, a contratação de profissionais da região auxilia no desenvolvimento local. “Nossa ideia é desenvolver a região, com os talentos que nós temos aqui, com os profissionais capacitados, profissionais que tem uma vasta experiência e que conheça a região, que conheçam quais são as demandas da região, para que essas demandas e essas dificuldades sejam discutidas em sala de aula. Às vezes, não adianta trazer, de repente, um professor de Guarapuava, União da Vitória, de Curitiba, que a realidade é outra, em relação à realidade nossa”, disse.

O campus de Irati foi criado há mais de um ano e meio, especialmente por causa da demanda da região. Segundo o diretor, a faculdade constatou que cerca de 1 mil alunos se deslocavam por até duas horas para estudar em Guarapuava ou União da Vitória. “Nós encurtamos esse espaço e esse tempo. Nós estamos ali ao lado da Unicentro, muito bem localizado, para quem vem de fora é fácil porque está na BR, para quem era da cidade também é fácil, apesar do acesso, nós temos a questão da BR, é uma questão de um problema, inclusive de mobilidade que nós temos ali, mas já está sendo até inclusive melhorado os acessos ao nosso campus da Unicentro e do campus da Campo Real. A aceitação foi muito bacana. Surpreendeu a nós a qualidade de alunos”, conta.

As aulas são presenciais, especialmente em disciplinas consideradas formadoras. Porém, a faculdade Campo Real está implementando um novo sistema onde usará a tecnologia como meio para as aulas. “O que nós estamos fazendo agora é colocando algumas disciplinas em uma modalidade chamada ‘Modalidade Mediada por Tecnologia’. Nós não vamos para o modelo clássico, ou seja, não queremos que seja uma disciplina lá que o aluno tem que entrar no computador e só fazer uma leitura de um livro, um vídeo curto. Nós estamos indo para uma atividade chamada Atividade Pedagógica Supervisionada, que é chamada APS, ou seja, quem vai dar aula não vai ser um tutor. É um professor que vai estar dando aula em sincronia, ou seja, vai ser uma aula ao vivo”, disse.

O modelo possibilita trazer uma experiência mais local ao aluno, mas também possibilita o acesso às fontes mais distantes. “Eu consigo trabalhar com os problemas locais, por exemplo, a questão lá da plantação de fumo. Nossa região, que é uma específica aqui, eu tenho um profissional que vai ser habilitado para trabalhar com fumo. ‘Mas eu quero trabalhar, por exemplo, com cevada, com malte’. Malte eu só tenho fora do Brasil. Cevada eu tenho muito longe. Eu não consigo trazer um professor para dar aula exclusivamente para falar sobre o malte, por exemplo, da produção de cerveja. Eu posso fazer uma aula com o professor que vai estar lá na Alemanha, que vai estar lá na Áustria, que vai estar lá nos Alpes Suíços, falando sobre a produção de malte, que ele pode abordar conteúdos, inclusive, que o aluno daqui vai poder ter esse conhecimento. Nós vamos usar a tecnologia para aproximar outras realidades nossas e também para aquelas disciplinas que, às vezes, não são formadoras profissionais, como é a Metodologia da Pesquisa, Comunicação e Expressão, uma disciplina mais básica”, explica.

Para auxiliar o aluno, também há uma biblioteca virtual com mais de 1 mil títulos, além de uma biblioteca com livros físicos. “A maior biblioteca virtual no Brasil hoje, nós temos o acesso. O aluno tem acesso, sete dias por semana, 24 horas por dia. Nós também temos os livros físicos. Nós fizemos investimento bastante alto porque nós entendemos que, mesmo com a demanda tecnológica, o pessoal lá acessando no celular, nos smartphones, o iPhone, no seu tablet, do computador, ainda há a necessidade de alguns de folhear. Nós mantivemos as duas formas de bibliografia”, disse.

As inscrições para o vestibular são gratuitas e podem ser feitas on-line no site www.camporeal.edu.br. O vestibular no dia 23 de outubro será realizado presencialmente no campus Irati, das 10 às 13h. A faculdade ainda oferece a modalidade de vestibular on-line, onde o aluno pode agendar um horário mais apropriado para realizar a prova. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no site da instituição.

Confira abaixo fotos dos laboratórios de Anatomia, Química e Bioquímica, Microscopia, Semiologia e Semiotécnica, Materiais de Construção Civil, Estética e Cosmética e Física Geral e Experimental

 Fotos: Campo Real/Divulgação

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.