Campo Real inaugura novo bloco de ensino em Irati

Estrutura de 2,8 mil m² que está sendo concluída, abriga 10 salas de aula, e…

08 de fevereiro de 2024 às 17h26m

Estrutura de 2,8 mil m² que está sendo concluída, abriga 10 salas de aula, e em breve contará com auditório, mini auditório e laboratórios/Paulo Sava

Novo prédio da Campo Real de Irati tem 10 salas de aula e, em breve, receberá outras cinco salas, além de laboratórios, auditório e mini auditório. Foto #Paulo Sava

O Centro Universitário Campo Real inaugurou mais um bloco de ensino em Irati na noite desta quarta-feira, 07. A estrutura tem 2,8 mil m² de área construída e abriga 10 salas de aula. Em breve, o local contará também com auditório, mini auditório e laboratórios para os estudantes.

A nova estrutura também deve receber, além dos alunos participantes dos cursos mais antigos da instituição, aqueles que se matricularam para os novos cursos, que foram anunciados no final de 2023: Administração, Biomedicina, Engenharia Civil, Direito e Enfermagem.

Em entrevista à Najuá, o reitor da instituição, Edson Aires da Silva, ressaltou que a inauguração da obra era um compromisso com a comunidade acadêmica da Campo Real. “Infelizmente tivemos alguns entraves, mas felizmente hoje pudemos entregar a primeira parte deste bloco. São as novas salas de aula que vão abrigar não só os cursos novos, mas também aqueles que já tínhamos, como forma de atender o nosso compromisso e de dar conforto ao nosso aluno. Esta é a primeira etapa, agora vamos terminar os laboratórios e o outro piso, que vai ter um auditório e outras salas de aula, justamente para que o aluno possa ter uma formação melhor com os recursos que a instituição pode oferecer”, frisou.

Estudantes acompanharam a cerimônia de inauguração do novo bloco. Foto: Paulo Sava

Estrutura – Nesta primeira etapa, foram entregues 10 salas de aula com carteiras novas, boa ventilação e iluminação adequada. O bloco também conta com instalações de banheiros e um espaço para a realização de palestras e outras atividades. Na segunda etapa, serão entregues mais 5 salas de aula, 10 novos laboratórios, um auditório e uma biblioteca nova.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O diretor do campus Irati do Centro Universitário Campo Real, Ângelo Del Ponte, destacou que o novo bloco foi construído para atender as necessidades de expansão da instituição. “Nós já estávamos ficando apertados na nossa sede, então fizemos esta expansão com 10 novas salas de aula para dar mais conforto aos nossos alunos e que eles tenham uma sala de aula condizente com aquilo que eles precisam para ter um bom aprendizado. Ninguém gosta de estar em um lugar de forma desconfortável nem nada do tipo. Por isto, providenciamos mais salas de aula para que eles possam estar se dedicando 100% aos estudos”, comentou.

Os alunos matriculados nos cursos anunciados no fim do ano passado já estão utilizando as novas instalações. “É exatamente pela necessidade que tínhamos de bem recepcionar estes alunos também que tentamos antecipar ao máximo a abertura destas novas salas. Os cursos de Direito, Enfermagem, Administração, Engenharia Civil e Biomedicina estão todos tendo aulas nas salas do bloco 01 ou na sede, todos da melhor maneira possível”, destacou.

Investimentos – Em seu discurso, o prefeito Jorge Derbli enalteceu o investimento que a Campo Real está fazendo no campo educacional iratiense. “Isto aqui é uma indústria do conhecimento, um fator gerador de desenvolvimento na cidade muito grande. Então é sempre uma satisfação vir aqui. Eu fico impressionado com a velocidade com que as coisas acontecem aqui. Anuncia-se, e realmente se agiliza, trabalha e em pouco tempo está aí um grande prédio e outros que virão, com novos cursos, atendendo toda a demanda da necessidade”, afirmou.

Reitor do Centro Universitário Campo Real, Edson Aires da Silva. Foto: Paulo Sava

O investimento feito pela Campo Real em Irati representa que a instituição acredita no município e na receptividade da comunidade.

“Sempre falamos que isto é um ciclo virtuoso, que sempre traz benefícios porque investimos, trazemos novos empregos, aumentamos a demanda, damos condições para que os alunos tenham acesso ao Ensino Superior. Os alunos, podendo vir para cá, conseguem ter uma formação adequada para irem ao mercado de trabalho e agregar mais qualidade aos serviços. Então, para a região de Irati, é fundamental. O que desenvolve uma região e faz com que as pessoas possam ser um pouquinho melhores e contribuir com a vida dos outros é a educação. Temos trabalhado muito forte nisso, sabendo que a região de Irati tem a Unicentro, que é muito boa, e outras instituições que têm dado suas contribuições, e a Campo Real veio como mais uma opção para dar sua contribuição, somando-se a estes esforços para que a comunidade tenha condições de os jovens não precisarem sair mais daqui para outros centros. Obviamente, alguns cursos não temos aqui e eles acabam saindo, mas de uma forma geral, que permaneçam aqui ou nas cidades circunvizinhas, para que estas cidades consigam reter seus talentos, pois são eles que vão fazer as melhorias que o mundo precisa no futuro”, comentou o reitor.

Alunos – No total, o campus Irati do Centro Universitário Campo real conta atualmente com uma média de 900 a 950 alunos em todos os cursos, quantidade esperada pela reitoria da instituição, segundo Edson. “O mais importante de tudo é que vemos a satisfação dos nossos alunos pela escolha que fizeram. Vemos que eles acreditam no que nos comprometemos e continuamos dando condições para que eles tenham acesso ao estudo, aos professores, a bons recursos tecnológicos, enfim, o que qualquer instituição de ensino superior possa oferecer”, finalizou.