Campanha de prevenção ao câncer bucal acontece nesta quarta-feira em Irati

Exames clínicos gratuitos serão realizados até 17 h na rua da Cidadania, em Irati. Objetivo…

06 de novembro de 2024 às 09h58m

Exames clínicos gratuitos serão realizados até 17 h na rua da Cidadania, em Irati. Objetivo é identificar de forma precoce os sinais da doença/Texto de Rodrigo Zub

Campanha de prevenção ao câncer bucal está acontecendo nesta quarta-feira. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

A 8ª edição da campanha de prevenção ao câncer bucal está acontecendo nesta quarta-feira, na rua da Cidadania, em Irati. A ação teve início às 8 h e segue até às 17 h, por meio de uma parceria da secretaria Municipal de Saúde e do hospital Erasto Gaertner.

Na ocasião, serão realizados exames clínicos gratuitos para identificar de forma precoce os sinais da doença e também para orientar as pessoas sobre os cuidados necessários. No Instagram, a secretaria de Comunicação da Prefeitura reforçou a importância da ação e convidou os munícipes para aproveitarem a oportunidade de realizarem o exame preventivo. “Esse é o momento de cuidar de você e de quem você ama! O câncer bucal, quando descoberto cedo, tem grandes chances de tratamento e cura. Aproveite essa oportunidade e faça o exame preventivo! Prevenir é sempre o melhor caminho para uma vida mais saudável”, diz a postagem.

A campanha é realizada em Irati desde 2017 e busca a prevenção e o diagnóstico de lesões e patologias que envolvam a boca, em especial casos de câncer. O público-alvo das avaliações é de pessoas acima de 30 anos.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Na edição do ano passado da campanha, o coordenador de saúde bucal da secretaria de Saúde de Irati, Roberto Van der Laars, disse que os fatores que podem auxiliar o aparecimento de algum câncer são a falta de uso de protetor solar e abuso de álcool e cigarro. “O sol é um fator muito importante, então a proteção solar é muito importante. Usar chapéu, usar protetor solar. A associação do álcool e o tabaco é uma fórmula que é praticamente causadora, já não se chama mais de fator de risco, se chama de fatores causadores, o tabaco e o álcool”, disse.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.