Doutora Isys Cristiny é a única mulher que mora em Irati que concorre à vaga de deputada estadual/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub
Isys Cristiny é advogada especialista em Ciências Criminais. Foto: Divulgação |
Isys Cristiny Barbosa Pereira (MDB), mais conhecida como Doutora Isys Cristiny, está concorrendo a uma vaga a deputada estadual nesta eleição. Com 28 anos, a advogada é um dos nomes da região que participam do pleito estadual.
A candidata é natural de Imbituva, mas residia em Guamiranga antes de se mudar para Irati, onde mora atualmente. Há cinco anos trabalhando na área do Direito, Isys é especialista em Ciências Criminais e trabalha nos setores criminal, da família e eleitoral. A advogada é esposa de Josué Hilgemberg, mais conhecido como Doutor Josué, que é candidato a deputado federal pelo MDB.
Em entrevista à Najuá, Isys contou que a vontade de atuar na política nasceu desde a infância, quando auxiliava seu pai, Ivan Gonçalves Pereira, em diversos eventos políticos. Ivan foi motorista da prefeitura de Guamiranga, mas atualmente já se desligou do serviço público e está trabalhando como caminhoneiro.
Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo
“A política já vem lá de trás, já vem lá da minha infância, minha família sempre foi envolvida com a política, o meu pai. Desde que muito pequena, desde muito criança, eu sempre estava junto com ele, em todas os atos que ele praticava, visitando as famílias, colocando adesivo nos carros, participando de comício”, conta.
Na vida adulta, a política aflorou já na escola, por meio da representação estudantil. “Depois que eu entrei para a faculdade, na minha época de escola, isso sempre aflorou em mim. Eu sempre fui representante de turma, representante do Grêmio Estudantil, então eu sempre tive envolvida com circunstâncias que envolviam a política. Atualmente, como presto assessorias para partidos e em eleições, já prestei assessoria para vereadores. No cotidiano comum também. Então, por isso que a política surgiu novamente. Ela renasceu novamente dentro de mim”, disse.
Para a candidata, a região precisa de projeto que tragam mais investimentos. “Na minha opinião, uma das principais carências na nossa região é a geração de emprego e renda. Nossa região precisa ter esse fomento na geração de emprego e renda. Também no Agro. Os pequenos agricultores, a agricultura familiar precisa de projetos que sejam mais eficazes e a nossa região tem sido deixada um pouco de lado essas questões aí”, conta.
Isys explica que na área de agricultura é preciso apresentar projetos que incentivem o agricultor. “Muitas vezes, o nosso agricultor não tem uma legislação que auxilia ele para uma compra de máquinas, para uma compra de insumos, ou, às vezes, projetos para ele poder fazer uma salinha, para ele produzir o seu mel, um acompanhamento. Nós precisamos criar projetos que sejam eficazes”, analisa.
A candidata disse que a representação regional é importante. “Há muito tempo nós não temos um representante. Há muito tempo, a nossa região tem sido deixada de lado. Tem apenas sido representada por candidatos que não moram aqui, que não conhecem a nossa realidade, que não conhecem as dificuldades do nosso povo. Acredito que ter um representante que more na região, que saiba as dificuldades, vai ser um grande avanço”, disse.
Inicialmente, houve um movimento para que a região lançasse uma candidatura única, o que não ocorreu. Para Isys, a disponibilização de vários nomes para o eleitor da região votar é parte do que é uma democracia. “Se não fosse essa possibilidade de ter vários candidatos, não seria uma democracia. Cada um tem um projeto, cada um tem uma forma de pensar, cada um vai lutar por um projeto e essa possibilidade de ter vários candidatos também abre um leque. Não ficamos só com uma opção, nós temos várias opções”, conta.
Isys também é a única mulher entre os postulantes a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que residem em Irati. A candidata destaca que pode colaborar na política estadual, especialmente na defesa dos direitos das mulheres. “Como eu sou a única candidata da região aqui, que mora na cidade, ao pleito, como deputado estadual. Me orgulho disso. Tem vários homens [no pleito]. Eu acredito que nós mulheres temos capacidade, fazemos tantas atividades, cuidamos da nossa casa, cuidamos da nossa família, cuidamos dos nossos filhos, trabalhamos, lutamos pelo nosso sustento. Por que não a mulher na política? Eu acredito que essa conversa, esse cuidado que eu sempre tive e tenho com as pessoas, essa é a melhor plataforma da minha campanha”, conta.