A advogada Ana Carolina Zarpelon assumiu a presidência da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Irati na gestão 2025-2026/ Marina Bendhack com entrevista de Paulo Henrique Sava

Em participação no programa Meio Dia em Notícias da Super Najuá, a nova diretora da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Irati (CMEG), Ana Carolina Zarpelon, falou qual é a função da entidade e os projetos que pretende colocar em prática neste ano. Ana Carolina é advogada especialista em direito da família e começou sua gestão no início de 2025 e ficará até o final de 2026. Saiba como participar da Câmara ao final da matéria.
A Câmara da Mulher foi criada em 2006 e atualmente é composta por 12 diretoras e cerca de 200 mulheres. A diretoria possui presidente, vice-presidente, uma pessoa responsável pela área de cursos, ação social, eventos e marketing.
Ana Carolina foi convidada a participar da Câmara da Mulher há quase três anos. A advogada assumiu como diretora de uma pasta de cursos, primeiramente. Porém, ao final da gestão de 2023-2024, presidida por Tirciana Strege Bini, Ana Carolina foi convidada a ser a nova diretora da entidade.
Sobre a estrutura da associação, Ana Carolina disse que ela é composta por mulheres muito comprometidas. “É uma estrutura muito bacana, são mulheres que são voluntárias, todas empresárias, e empenhadas no desenvolvimento de outras mulheres aqui da cidade”.
O objetivo da Câmara é fomentar os negócios liderados por mulheres na região. “A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Irati, ela objetiva não só estruturar negócios de empresárias, como também auxiliar no desenvolvimento, ajudar a crescer, a melhorar. Nós temos cursos, workshops, temos eventos, também, de distração, porque não é só de trabalho que se vive, né? É um apoio e conexões. Então, a gente fala que a CMEG proporciona para as mulheres empresárias uma conexão de graça, networking, sem que se precise pagar pra isso”.
Ana Carolina diz que o objetivo é valorizar o comércio local e fazer com que as pessoas façam suas compras em Irati. “Eu compro de você, você compra da outra, quem compra da outra, quem compra de mim. E a gente fortalece o negócio local pra que o dinheiro fique aqui e possa fomentar a nossa região, né? Isso que a gente tanto fala é a troca”.
Cursos de formação
Há cursos de formação organizados pelas próprias integrantes da Câmara da Mulher e outros realizados em parceria com o SENAC. “A Câmara da Mulher, ela é um braço da Fecomércio, então, ela foi criada lá em 2006, pelo Darci Piana, vice-governador do Estado do Paraná, que até hoje é o presidente da Fecomércio. Ela faz parte desse sistema, do Sistema S. Então, a gente conta, felizmente, com o apoio aí do SENAC, para gente poder oferecer para as mulheres alguns treinamentos. São workshops e cursos rápidos”, destaca a presidente da Câmara da Mulher.
A advogada ressalta que mulheres de Irati e região podem participar da Câmara da Mulher. Pessoas que residem em Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro, por exemplo, integram a instituição. “A Câmara está aberta para receber todas as mulheres empreendedoras de Irati e região. Inclusive, algumas diretoras nossas não são de Irati, são das regiões lindeiras. Então, não é só a Irati que a Câmara tem, não é só a Irati que a gente faz eventos, não são só as empreendedoras de Irati que são muito bem-vindas aqui. E a gente está aí para trocar experiências e para ajudar. E a ideia é fomentar os negócios de mulheres mesmo. Mais de 40% das empresas do Paraná são geridas ou presididas por mulheres”.
Prêmio mulher empreendedora
No dia 15 de março, o sistema Fecomércio realizou a entrega do prêmio Mulher Empreendedora para 22 empresárias de várias regiões do Estado. A indicada pela Câmara da Mulher de Irati foi Regiane Ruva, proprietária das empresas Moça Biju e Brasil Cacau. “São mais de 22 câmaras da mulher de todo o Estado do Paraná. Já é um evento muito tradicional. É o 16º ano deste evento, coordenado pelo Darci Piana”. A programação de atividades realizadas em Foz do Iguaçu também incluiu workshops e palestras.
Como ingressar na Câmara da Mulher?
A nova presidente da Câmara da Mulher disse que uma vez ao mês serão realizados workshops ou palestras, com o tema de empreendedorismo e negócios voltados às mulheres. Os cursos serão divulgados no grupo de WhatsApp da Câmara da Mulher, aberto a todas as empreendedoras locais. Para fazer parte da entidade, a mulher interessada pode procurar a Ana Carolina no número 9-9858-6580 ou nas redes sociais @cmegirati. “Para fazer parte da Câmara basta me procurar, aí tem o formulariozinho. A questão organizacional que a gente sempre pede para preencher. E é isso, gente. Não tem mensalidade, não tem pagamento anual, não tem nada. É só isso para participar do nosso grupo e fomentar o seu negócio. Os workshops são valores módicos que são cobrados quando existem a título organizacional”, afirma Ana Carolina.