ACIAI receberá deputado federal eleito com maior número de votos no PR

Deltan Dallagnol estará na sede da ACIAI na segunda-feira, às 13h30, para agradecer o apoio…

08 de outubro de 2022 às 14h59m

Deltan Dallagnol estará na sede da ACIAI na segunda-feira, às 13h30, para agradecer o apoio da população. Advogado foi eleito com mais 344.917 votos, sendo 1.197 em Irati

Deltan Dallagnol foi coordenador da operação Lava Jato. Foto: Rádio Najuá

Deputado federal eleito com o maior número de votos no Paraná, o advogado Deltan Dallagnol (Podemos), estará em Irati na segunda-feira, 10. Ele será recebido pelos integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI) em sua sede, na Travessa Frei Jaime, às 13h30. Na ocasião, o ex-coordenador da operação Lava Jato pretende agradecer o apoio da população e os votos recebidos.

Deltan obteve uma vaga na Câmara Federal com 344.917 votos, sendo o quarto mais votado em Irati com 1.117 votos. O advogado estará acompanhado do seu amigo e deputado estadual eleito, Fábio Oliveira, também do Podemos. Fábio conseguiu 34.640 votos, sendo 74 em Irati. Eles já estiveram no município no dia 28 de junho, quando divulgaram o projeto 200+, que foi criado com objetivo de eleger cerca de 200 candidatos para o Congresso Nacional que estejam alinhados ao combate à corrupção. Na oportunidade, Deltan e Fábio se reuniram com empresários, integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Rotary, Maçonaria, entre outras lideranças. Os integrantes do movimento também apresentaram o projeto em Guarapuava antes de Irati. Durante as reuniões foi lançado o Projeto 20+, que buscava eleger 20 candidatos para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), alinhados com o combate à corrupção.

Foram criados dois sites que divulgavam as candidaturas integradas ao projeto. Em entrevista à Najuá depois de ser eleito, Fábio disse que a iniciativa tinha três princípios: o combate à corrupção, redução do fundo eleitoral e realização de capacitação. Para o deputado estadual eleito, o projeto teve adesão significativa, mesmo com o pouco tempo de divulgação. Mesmo assim, há a intenção de continuar nos próximos anos. “Como esse projeto se iniciou relativamente perto do período de campanha, se entende que ele não teve a repercussão e o impacto que ele pode ter, o potencial que ele pode ter. Então, daqui a quatro anos – esse site vai continuar no ar -, esperamos que esse projeto daqui a quatro anos, dê um resultado muito melhor do que ele deu agora em favor da sociedade”, disse.

A expectativa é que o projeto também possa ter continuidade nas eleições municipais, estendendo para projetos locais. “Esse projeto, apesar de ele ter sido elaborado pensando no âmbito estadual, ele também tem aderência para eleição que vai acontecer daqui a dois anos, a nível municipal. Ele pode ser completamente e plenamente aplicado na renovação das câmaras municipais. Já temos sido procurados por vários candidatos a vereador do Estado do Paraná, como um todo, perguntando como que ele pode fazer para ele replicar esse site, o 20+, na sua região”, revelou Fábio.

Nesses casos, é preciso que a sociedade civil organizada de cada município auxilie na elaboração do projeto. “A sociedade civil organizada de Irati, por exemplo, a Associação Comercial de Irati pode se unir com outras entidades e lançar os 5+ em Irati, para fazer a renovação de pelo menos 50% da Câmara dos Vereadores. É um projeto que também é apartidário e os princípios basilares desse projeto 20+, diferente dos 200+, que é uma pauta federal, ele também tem capacitação política, mas os outros dois princípios é transparência e fiscalização. Fiscalização de quem? Fiscalização, por parte dos vereadores, ou, no meu caso, do deputado estadual no Poder Executivo e no Poder Judiciário também”, afirma.

No estado, das 14 candidaturas do projeto 20+, apenas Fábio Oliveira foi eleito.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.