Gustavo Mateus de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, foi selecionado para participar do programa “Ganhando o Mundo”, do Governo do Paraná. Ele viaja nesta segunda-feira, 07/Paulo Sava

O estudante Gustavo Mateus de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio do Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva (Colégio Florestal) de Irati foi selecionado para participar do programa “Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Ele vai viajar para a cidade de Urangan, na Austrália, onde vai desenvolver uma série de atividades dentro do programa.
Gustavo viaja nesta segunda-feira, 07, e volta ao Brasil no dia 03 de dezembro, com previsão de chegada no dia 05 de dezembro. O retorno para o colégio será no dia 08 do mesmo mês. Em vídeo enviado à nossa reportagem, Gustavo contou mais detalhes a respeito da viagem. “Nos próximos dias, eu estarei indo para a Austrália, vou passar cinco meses com um escritor, uma professora de canto e suas três filhas. Que a Austrália tem belas praias, isso a gente já sabe, mas morar perto delas é algo que me deixa muito entusiasmado. Na parte estudantil, eu vou desfrutar de todos os benefícios que a Urangan High School vai me proporcionar. Foi um choque muito grande quando eu fui informado que tinha sido selecionado para o intercâmbio. Agora, estou muito ansioso para viajar a um país de primeiro mundo. Fico muito feliz com o apoio que recebi de todo mundo e tenho certeza de que, quando eu voltar, vou trazer muitas experiência e histórias para contar a vocês”, frisou.
Custeio
O intercâmbio é custeado pelo Governo do Estado que auxilia nas questões burocráticas como aquisição de visto e passaporte. Enquanto isso, o estudante também pode fazer sua própria preparação.
Os alunos que vão para o intercâmbio cursam seis meses ao equivalente ao Ensino Médio no país e moram em casas de famílias, as chamadas host family, onde compartilham da rotina familiar daquele país.
Requisitos para participar do programa
Para participar do programa, é preciso que a família inscreva o aluno no site do governo. Após selecionado, o estudante passa a ter auxílio da escola e do Governo do Estado para a preparação da sua viagem.
Além dos requisitos do programa, a seleção de qual aluno irá participar inclui o conhecimento de inglês, que pode determinar o destino do estudante.
Em fevereiro, a estudante do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, Luana Ribeiro, de 16 anos, viajou para a Nova Zelândia por intermédio do programa. Ela também está na casa de uma família e faz intercâmbio na escola Cullinane College High School, na cidade de Whanganui. Em suas redes sociais, Luana posta fotos e vídeos no exterior diariamente.