Vereador Ronaldão morre aos 54 anos

Presidente licenciado da Câmara de Irati estava lutando contra o câncer desde 2016. Velório está…

30 de julho de 2024 às 14h52m

Presidente licenciado da Câmara de Irati estava lutando contra o câncer desde 2016. Velório está acontecendo no plenário da Câmara/Paulo Sava

Ronaldão em sua última entrevista concedida à Najuá em sua casa, no fim de março. Foto: Paulo Sava/Arquivo Najuá

O vereador e presidente licenciado da Câmara de Irati, José Ronaldo Ferreira, o “Ronaldão”, morreu na manhã de hoje, 30, aos 54 anos. Ele estava lutando contra um câncer desde 2016.

A informação foi confirmada pela família do vereador. Segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara, o velório está acontecendo no plenário da Câmara de Irati. O sepultamento está marcado para amanhã, 31, às 10 horas, para o cemitério municipal.

Em contato com nossa reportagem, o vereador Hélio de Mello (PL) lamentou a morte do ex-companheiro de legislativo. “Recebemos esta triste notícia, na manhã desta terça-feira, do falecimento do nosso grande amigo, vereador e presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão do Povo, como era conhecido. Uma pessoa que dedicou sua vida pelas causas sociais, cuidando da população, e que nos últimos meses, foi um grande guerreiro que lutou com todas as forças pela vida, juntamente com sua família. Quero aqui me solidarizar com todos os familiares e seus amigos e dizer que é uma perda irreparável para o nosso município. Aprendi muito na convivência com o Ronaldão. Aprendi muito na convivência com o Ronaldão, na sua simplicidade, no seu jeito de ser, uma pessoa séria e batalhadora. Sempre estivemos juntos em diversas causas da nossa população, da nossa comunidade”, comentou.

Em virtude do tratamento, Ronaldão estava afastado dos cargos de vereador e presidente da Câmara desde o final do ano passado. No início deste ano, ele havia colocado seu nome à disposição do PSDB para concorrer ao cargo de prefeito de Irati.

Antes de ser eleito vereador pela terceira vez em 2020, Ronaldão também exerceu o cargo entre os anos de 2005 e 2012. Durante o mandato atual, ele doou mensalmente metade do valor do seu subsídio para instituições de caridade do município.

Clique aqui e receba as notícias da Najuá

Teatro da Paixão – Ronaldão também participou durante alguns anos do Teatro da Paixão de Irati, interpretando o personagem Barrabás. Nas redes sociais, o presidente do Grupo de Teatro São Francisco de Assis, Vanderlei Kava, lamentou o ocorrido. “Nosso grupo de teatro São Francisco de Assis se entristece nesse momento de dor e perda do amigo e irmão de todos nós e dos franciscanos de Irati. Paz e Bem você levou sempre na sua vida”, destacou Vanderlei.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, decretou luto oficial de três dias no município pelo falecimento de Ronaldão. Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação, o Executivo destacou o compromisso do vereador para com a comunidade iratiense.

“Ao longo da sua vida pública, manteve um compromisso com o progresso do município e trabalhou intensamente na defesa dos interesses da comunidade iratiense. Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família e amigos, pedindo conforto e força para superar esta perda inestimável. Que a memória de Ronaldão inspire todos nós a continuarmos trabalhando pelo bem de Irati”, diz a nota.

Nas redes sociais, o vereador Alcides Cezar Pinto, o Batatinha (União Brasil) também se manifestou sobre o falecimento de Ronaldão. “Nessa manhã recebemos a notícia do falecimento do nosso amigo Vereador José Ronaldo Ferreira. Descanse em paz gauchão”.

Em nota, a Câmara de Irati informou que, com o falecimento de Ronaldão, o vereador João Henrique Sabag Duarte (PP), que estava ocupando a presidência interinamente, deve assumir o cargo oficialmente.

O Legislativo também prestou sua homenagem a Ronaldão. “Em reconhecimento ao amor, trabalho e dedicação a Irati, a Câmara Municipal, por meio de seus vereadores e funcionários, presta homenagem a José Ronaldo, manifestando condolências aos familiares e amigos, expressando o mais profundo pesar pelo seu falecimento”, diz um trecho da nota.

Histórico – Ronaldão nasceu em Inácio Martins no dia 12 de julho de 1970, fruto da união de Pedro de Almeida Ferreira e Vitória Lopes Ferreira. Casou-se com Joana Reche Ferreira em 1991 e teve uma filha, Marília Ferreira, que é engenheira da Prefeitura de Irati. Além de ser vereador, Ronaldão também atuou na agropecuária.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.