Professor de alemão Johannes Kramer fará a apresentação musical. Workshop será no dia 11 de agosto (sexta-feira), às 19 h, no jardim da Najuá/Texto de Karin Franco, com reportagem de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub
Quem participar do workshop que será promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no dia 11 de agosto (sexta-feira), às 19 h, no jardim da Rádio Najuá, terá a oportunidade de assistir uma apresentação de violino. O momento musical será apresentado pelo professor de alemão Johannes Kramer, que reside há 20 anos no Brasil e atualmente mora em Irati.
O professor iniciou os estudos do violino por volta dos 11 anos. Porém, acabou se afastando da atividade. Desde janeiro de 2022 em Irati, Kramer decidiu voltar a tocar e hoje participa da orquestra municipal. “Depois toquei até o final da minha terceira série. Depois parei um pouco, mas sempre mantive o contato com o violino também. Agora aqui em Irati, escutei que tem esta orquestra municipal, que iria começar depois da pandemia de novo. Lá eu comecei a tocar de novo um pouco mais”, disse.
Durante o evento na sexta-feira (11) serão apresentadas três músicas. A primeira será Arioso de J.S. Bach, que foi apresentada pela primeira vez em 1729. A Cantata BWV 156 influenciou, anos mais tarde, alguns compositores brasileiros. Uma cantata é uma sinfonia cantada, composta por várias partes, sendo uma delas o Arioso, que é a parte inicial instrumental.
A segunda será Bachianas nº 5, que compõe as conhecidas Bachianas brasileiras, uma série de nove composições do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos escritas a partir de 1930. Nessas suítes, escritas para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro às formas pré-clássicas no estilo de Bach.
A terceira música a ser apresenta é Comptine D’Une Autre Été: L’Après-Midi, uma composição de Yann Tiersen e que ficou muita conhecida por ser tema do filme francês “O Fabuloso Destino De Amélie Poulain”.
As apresentações acontecerão antes do workshop de sopas e caldos que será voltado exclusivamente para pais e filhos. Os interessados ainda podem realizar a inscrição.
Vida no Brasil: Nascido em 1963, no Sul da Alemanha, Johannes Kramer conheceu o Brasil em uma viagem de navio quando trabalhava como marinheiro. O navio passou por Salvador/BA e desde essa época passou a ter contato com brasileiros. Foi por meio de correspondências com brasileiros que ele começou a aprender português. “Quando eu fui marinheiro e conheci um jovem da minha idade, trabalhando no porto em Salvador. Neste tempo, ainda escrevíamos cartas e fizemos uma amizade com cartas. Primeiro em inglês e depois ele começou a aprender alemão no Instituto Goethe, da cidade de Salvador, Bahia. Eu pensei: ‘Agora eu vou também começar a estudar o português’”, conta.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Após essa experiência, Johannes voltou à Alemanha onde trabalhou em diversas áreas. Na cidade onde morava, havia um Instituto Goethe em que muitos brasileiros estudavam a língua. Johannes se aproximou dos brasileiros e foi neste local que conheceu sua esposa. Com o objetivo de formar uma família, o casal decidiu se mudar para o Brasil. Em 2002, o casal foi morar em Marechal Candido Rondon/PR, onde construiu uma família com dois filhos.
Na nova cidade, Johannes passou a dar aulas de alemão. Com a experiência adquirida, o professor destaca que o aprendizado de alemão pode ser difícil, mas é possível adquirir um bom conhecimento em um ano. “Eu acho que o mínimo deve ser um ano. Você mesmo deve se dedicar a estudar bastante o vocabulário e as frases, porque a gramática alemã é diferente da brasileira ou portuguesa, e também alguns sons são difíceis de falar”, disse.
Em janeiro de 2022, Johannes se mudou para Irati junto de sua esposa, que passou a trabalhar na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). De volta à pratica musical, agora Johannes também dá aulas de alemão e violino.
Quem deseja saber mais sobre as aulas, pode entrar em contato pelo telefone (45) 9-9833-9059.