Yazaki oferta vagas de emprego para operadores de produção em Irati

Empresa já contratou 300 funcionários neste ano e oferece mais 300 vagas com início imediato/Texto…

09 de fevereiro de 2024 às 00h00m

Empresa já contratou 300 funcionários neste ano e oferece mais 300 vagas com início imediato/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Edinei Cruz

Empregados da Yazaki produzem chicotes elétricos. Foto: Divulgação

A Yazaki de Irati está com vagas abertas para a função de operador de produção. Somente neste ano já foram contratados 300 funcionários, aumentando para quase 1.900 colaboradores em Irati. Com isso, a unidade do município já é a maior planta em número de colaboradores do Mercosul. A previsão é de contratar mais 300 pessoas com início imediato.

Não é preciso experiência para se candidatar à vaga e são aceitas pessoas com Ensino Fundamental incompleto. O candidato precisa ter mais de 18 anos e ter disponibilidade de trabalhar em Irati.

A contratação está sendo feita todas as semanas em Irati por meio de feirões. Quem intermedia o contato é a Agência do Trabalhador de Irati. Também é possível enviar um currículo para o e-mail do setor de Recursos Humanos que analisa e chama para o processo seletivo. O endereço é recrutamento.irati@br.yazaki.com.

A vaga de operador de produção é para auxiliar na fabricação de chicotes elétricos. “Hoje nós trabalhamos com três clientes: Renault, Nissan e Ford. Os chicotes que produzimos são para carros, caminhonetes, van e caminhões. Esses são os veículos que nós produzimos todo o processo do chicote elétrico para mandar para as nossas montadoras que ficam aqui no Paraná, no Rio de Janeiro e na Argentina. Nós fazemos essa distribuição dos nossos chicotes”, conta a gerente de Recursos Humanos da Yazaki, Karla Mirelli Pedroso.

Bloco de Publicidades

Os candidatos selecionados passam por um treinamento antes de iniciar as atividades na empresa. “Tem um processo de treinamento que antecede a admissão. São três dias. Hoje é três dias porque nós estamos falando de um projeto novo. Três dias no nosso centro de capacitação para que as pessoas aprendam e tenham uma noção de como é a fabricação do chicote elétrico. Quando eles descem para a linha de produção, eles descem com jaleco amarelo, que diferenciamos como novatos, que eles estão em fase de aprendizagem, mas eles tiveram uma inicial no centro de capacitação nosso”, explica Karla.

O horário de trabalho é realizado em turnos. O primeiro turno inicia às 5 h e encerra às 14h47. O segundo turno inicia às 14h47 e segue até a meia-noite. No turno administrativo, o horário é das 7h30 até às 17h17.

Os funcionários que moram distante da empresa podem usar o transporte fretado. Atualmente, equipes de Irati e Rebouças usam o benefício. “Como nós trabalhamos em turno, não é o horário habitual do transporte municipal. Por isso, nós fazemos essa concessão”, conta.

Empresa Yazaki já contratou 300 funcionários somente neste ano. Foto: Divulgação

Dos funcionários da Yazaki de Irati, 80% são do município e outros quase 20% são de Rebouças. Há funcionários de outras cidades da região, mas a gerente explica que por causa da pouca procura, a seleção tem focado na contratação de pessoas de Irati e Rebouças. “No final do ano passado, nós chegamos a fazer seleção em todas as cidades vizinhas. Mas a busca foi pequena. Foi feito em Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva. Hoje não temos a quantidade necessária para disponibilizar um fretado para essas cidades. Por isso que hoje está exclusivo Irati e Rebouças”, explica.

Além do transporte fretado, a Yazaki oferece outros benefícios. “Nós temos o nosso refeitório dentro da empresa que serve o desjejum, o café e a refeição principal para todos os colaboradores. Temos também um convênio médico para todos os colaboradores. É um convênio médico da Unimed para todos os nossos empregados. Temos também a nossa ginástica laboral, que acontece diariamente dentro da nossa planta. Temos o nosso programa de participação dos resultados da planta. Todos os funcionários são beneficiados com esse resultado. Anualmente é feito o pagamento para os funcionários”, disse.

Outro benefício é a possibilidade de realizar um plano de carreira dentro da empresa. A Yazaki tem como meta que 70% das vagas que são oferecidas possam ser preenchidas por funcionários que já passaram pela empresa. “As pessoas têm a possibilidade de se desenvolver lá dentro, de promover um crescimento. Eu, por exemplo, eu sou uma operadora de produção. Eu comecei há 21 anos na Yazaki como operadora de produção. Fui indo para outros setores. Aprendendo e desenvolvendo. Não é só você esperar a empresa fazer a promoção, você tem que buscar, se qualificar, se preparar, mas tem todo essa tratativa. O nome do projeto é Yazaki Crescer, onde buscamos esse crescimento dos colaboradores internamente”, conta.

O salário da Yazaki segue a negociação do sindicato da categoria. O acordo deste ano estabelece que até abril o salário para a função de auxiliar de produção seja de R$ 1.631. A partir de maio, o salário da função será de R$ 1.721.

A gerente de Recursos Humanos da Yazaki, Karla Mirelli Pedroso, contou quais os requisitos necessários para ingressar na empresa. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O aumento das vagas foi proporcionado por uma expansão que a Yazaki de Irati está passando. “Essa expansão é um projeto exclusivo da Nissan, mas temos também projetos novos da Ford. Todos chegando esse ano na nossa planta. Inclusive, nós fizemos uma expansão de aproximadamente 5 mil metros quadrados”, disse.

A prefeitura de Irati chegou a disponibilizar alguns locais para a auxiliar a expansão da empresa. Como não havia barracões prontos, a empresa decidiu buscar mais opções. “Nós colocamos mais linhas de produção, que já estão sendo instaladas. Está quase tudo pronto. Mas precisamos de mais espaço para guardar os nossos materiais. Como nós precisávamos de um barracão pronto, já completo, com toda uma estrutura industrial, a prefeitura nos apresentou algumas opções de terrenos e tudo mais. Devido à nossa pressa com a chegada desses projetos, nós estamos em cotação de três barracões na cidade de Irati, que vai ser aqui mesmo, para atender essa demanda que nós precisamos”, conta.

Além da vaga de operador de produção, a Yazaki também contrata jovens aprendizes. Para participar do projeto é preciso ter entre 18 e 24 anos para as vagas no setor de produção. Os menores de idade também podem participar do processo, mas apenas nas vagas administrativas. Não é exigido experiência.
O processo de seleção é feito em conjunto com o CIEE. “O processo segue via CIEE porque tem que estar relacionado a um curso de aprendizagem. Uma carga horária, ele fica na empresa e em outra carga horária, ele fica dentro do CIEE, fazendo essa aprendizagem. A carga horária semanal dele é de 30 horas. De um colaborador normal é 44 horas semanais”, explica a gerente de recursos humanos.

Quem participar do Jovem Aprendiz pode ter chances de efetivação ao fim do projeto. “Nós temos agora no mês de fevereiro uma turma de aprendizagem da produção que vai encerrar. Nós fazemos uma avaliação deles para possível efetivação. Nós trabalhamos sempre para manter eles conosco dentro da planta”, conta.

A Yazaki também contrata pessoas com deficiência (PcD), de acordo com a legislação que estabelece que empresas com 100 ou mais funcionários reservem uma porcentagem das vagas sejam para PcDs. “Nós temos hoje 72 PcDs na nossa planta. Eles estão distribuídos em todas as áreas. Não tem restrição de setor. Não é exclusivo para operador de produção. Eles podem se inscrever e podem mandar o seu currículo no recrutamento, que nós vamos estar entrando em contato para fazer a seleção com eles”, explica.

Outros cargos que tem vagas abertas para inscrição em Irati são para enfermeiro de trabalho, que exige graduação em Enfermagem e especialização focada no trabalho, e de analista de engenharia.
Para se candidatar a essas vagas é preciso enviar o currículo por e-mail no endereço recrutamento.irati@br.yazaki.com. O e-mail também recebe dúvidas sobre as contratações e vagas.

A Yazaki está localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 3.100, na Vila São João, em Irati, próximo à Panificadora Avenida e ao supermercado New. Para mais informações sobre alguma vaga específica, o contato pode ser feito pelo WhatsApp no telefone (42) 9-9931-8770.