Planta fabril de Irati conta hoje com cerca de 970 funcionários, com possibilidade de contratar outros 400 até o fim do ano
Edilson Kernicki, com reportagem de Sidnei Jorge

A unidade de Irati da Yazaki Autoparts do Brasil atingiu a marca de cinco anos sem registrar acidentes de trabalho. Uma solenidade realizada na sexta-feira (24) destacou o feito da empresa.
O prefeito Jorge Derbli acompanhou a cerimônia e elogiou a Yazaki e seus funcionários pela conquista. “Quero parabenizar a toda a Yazaki, porque essa conquista de cinco anos sem nenhum acidente sequer é para poucas empresas. Não tenho escutado que outras empresas tenham obtido feito igual. É uma empresa que orgulha Irati”, disse.
Derbli atribui essa marca de cinco anos sem acidentes de trabalho à gestão da empresa e ao cuidado que ela mantém em orientar sobre a prevenção aos acidentes; à responsabilidade em garantir que todos os funcionários cumpram as normas de segurança; ao trabalho dos técnicos em segurança e aos próprios funcionários.
“Acho que 50% dessa conquista é pelos funcionários que, conscientemente, obedecem às regras que existem na empresa, as leis, a precaução. São operadores de máquinas que têm consciência de que acidentes de trabalho podem ser prejudiciais a eles, suas famílias e para a empresa, no que se refere à produção. É uma conquista de todos da Yazaki. Mais de 970 funcionários hoje. E o Mariano, que é o diretor dessa planta de Irati, disse que até o final desse ano, com os novos contratos, existe a possibilidade de criar mais 400 postos de trabalho”, salientou.
O prefeito contou que conversou com vários funcionários na oportunidade e que eles demonstram muito orgulho em trabalhar na Yazaki. Alcançar a meta de cinco anos sem acidentes de trabalho torna a unidade de Irati modelo e referência de segurança para a empresa que, em todo o mundo, emprega cerca de 250 mil funcionários. “É uma coisa que conta pontos para Irati. Um dos diretores me confessou que esse é um dos pontos que ajuda eles a terem mais contratos,porque há elevação de patamares em segurança e qualidade. Quanto maior a qualidade, mais se abre a perspectiva de novos empregos para nossa cidade”, opina.