Wolker fala dos atrasos de repasse e diz que o projeto de construção da nova DP de Irati não existe

A DP de Irati recebe por mês 11 mil reais. Segundo o delegado, os fornecedores…

12 de dezembro de 2011 às 08h38m

A DP de Irati recebe por mês 11 mil reais. Segundo o delegado, os fornecedores entendem o atraso porque o Estado não é inadimplente. Sobre a construção de uma nova delegacia em Irati, Wolker diz que não existe projeto nem estudo de viabilidade
Sassá Oliveira

No inicio do mês, a Rádio Najuá apresentou a matéria que falava sobre o atraso nos repasses do fundo rotativo, única fonte de subsistência das delegacias.
Apresentamos casos de delegacias que estavam à beira de um colapso, sem poder colocar os carros nas ruas por falta de combustível ou em alguns casos tendo que dar salsicha todos os dias para alimentar os presos por falta de crédito com os fornecedores.

Um exemplo é Castro, na região dos Campos Gerais, onde as dívidas com combustível e o alimento dos presos passavam de R$ 200 mil. O atraso do repasse do fundo rotativo, responsável pelo custeio da delegacia, obriga o delegado Josimar Antônio da Silva a pendurar as contas. “A gente está funcionando normalmente, mesmo com atraso no repasse.”

© Gazeta do Povo

Falta de repasse do fundo rotativo deixa viaturas sem combustível
Essa era a segunda vez no ano que o Governo do Estado atrasa em mais de dois meses os repasses do fundo rotativo, única fonte de subsistência das delegacias. Os R$ 2,7 milhões mensais do fundo destinam-se aos serviços emergenciais e a materiais de expediente e de limpeza de todas as delegacias do estado, à alimentação de 12,5 mil presos recolhidos em 200 unidades do interior e ao combustível das 440 delegacias que não dispõem de postos próprios.
Apenas as de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Guarapuava possuem bombas próprias para o abastecimento. As delegacias das demais cidades do Estado dependem do fundo para abastecer as viaturas em postos conveniados.

Com base nestas informações nossa reportagem procurou o Delegado Jorge Luiz Wolker, que exerce a função de Delegado chefe da 41ª Delegacia Regional de Irati, da 13ª Subdivisão de Ponta Grossa, da Divisão Policial do Interior, para saber como está a situação da Delegacia de Irati, bem como as de: Inácio Martins, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares que são as delegacias administradas por ele. Wolker explicou que esse procedimento é normal, e que os fornecedores entendem que o Estado é um bom cliente e que nunca existe inadimplência quando se trata em compras do Estado.

Depois que a notícia do segundo atraso em mais de dois meses do ano circulou na imprensa, na última quinta-feira, 08, a Najuá apresentou a boa notícia, o dinheiro do fundo rotativo finalmente chegava nas contas das unidades.

A delegacia de Irati recebe 11 mil reais mensais para despesas com alimentação dos presos, combustível das viaturas e compra de materiais de expediente e limpeza, e mais 1.000,00 reais para manutenção das viaturas e eventuais reparos.
Wolker explicou que para alimentação, 99% dos produtos são comprados de um único fornecedor. Ele usou de exemplo o caso do feijão que é comprado direto do produtor rural para baratear o preço.

A delegacia de Irati tem capacidade para 33 presos, atualmente abriga 55, destes 50 são homens e 5 são mulheres.

Para Fernandes Pinheiro, o governo do estado repassa 300,00 reais mensais, porque lá não tem preso, nem viatura, esse dinheiro é para cobrir as despesas com materiais de limpeza e expediente.

Em Inácio Martins o valor repassado é de 1.200,00 reais, para custear as despesas com combustível da viatura e material de limpeza e expediente.

Para Teixeira Soares o valor é de 4.300,00 reais e cobre as despesas de combustível das 3 viaturas, alimentação de presos, compra de material de limpeza e expediente e eventuais reparos na delegacia.

© Rodrigo Zub

Sobre a construção de uma nova delegacia aqui em Irati, Wolker disse que procurou o setor de engenharia e arquitetura e recebeu a informação que não consta nenhum projeto ou estudo para construção de nova edificação para a delegacia de Irati. E lembrou que um estudo de viabilidade técnica depende de autorização do Departamento de Polícia Civil (DPC) e da SESP – Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Seria necessário a previsão orçamentária para liberação de recursos financeiros para contratação dos projetos e execução das obras”, disse o delegado, mas não descartou a possibilidade de que isso aconteça. “Com a mudança de Governo no Paraná Seguro, existe a previsão de construção de 95 novas delegacias. Talvez neste projeto a DP de Irati venha a ser incluída, mas até o momento não existe nada de concreto”.
Ele acredita que a delegacia de nossa cidade deveria permanecer onde está com melhorias no setor de carceragem que é para ser provisória, ou seja, receber somente presos que estão esperando julgamento e não aqueles que já estão cumprindo pena. Estes deveriam ser entregues às penitenciárias.

O delegado Jorge Luiz Wolker acumulará mais uma função, a de Delegado Chefe de Rebouças, no período de férias do titular, Eduardo Mady Barbosa, de 17 a 31 de dezembro de 2011.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.