Oscar Renato Berger assume executivo no período de nove dias durante viagem do prefeito Odilon Burgath ao Canadá
Da Redação
O agricultor e ex-vereador, durante a legislatura 2001-2004, Oscar Renato Berger, atual vice-prefeito irá comandar o executivo municipal por nove dias. Berger irá substituir o prefeito Odilon Burgath que viaja para o Canadá para conhecer o projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável daquele País. A cerimônia de transmissão do cargo será realizada nesta sexta-feira, às 16 h, no gabinete da prefeitura de Irati.
© Assessoria
Berger irá substituir Odilon durante sua viagem para o Canadá
O pedido de licença de Odilon é válido a partir do dia 10 de maio. Após um adiamento de seis meses, o prefeito de Irati embarca para o Canadá acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Estanislau Fillus, do vereador Vilson Menon (PMDB), indicado pelo Legislativo, e do diretor do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Edelcio Stroparo. Entre os dias 10 e 17 de maio, a comitiva deverá visitar parques tecnológicos e terá uma dimensão de tecnologia que pode ser investida em Irati.
A viagem que será realizada a convite do Consulado Geral do Canadá, em São Paulo, inclui visitas a polos de tecnologia, incubadoras e universidades. Ainda serão realizados encontros entre os mais diversos setores públicos e privados dos segmentos da infraestrutura, construção, tecnologia e inovação nas cidades de Toronto, Montreal e Ottawa.
“Será uma oportunidade indispensável de estar com vários empresários, dos mais variados seguimentos produtivos, numa missão que se destina a isso, a captação de novas empresas para nossa cidade. Além disso, poder apresentar nossa política de incentivos, bem como, nosso Município e nossa gente, deixando clara nossa intenção comercial será um privilégio. Irati merece isso e, eu tenho essa responsabilidade. Ainda não sabemos o resultado dessa ação, mas sinceramente queremos estreitar nossas relações comerciais com o Canadá”, afirma Odilon.
Discussão sobre representante do legislativo na viagem
A viagem deveria ter acontecido em novembro do ano passado, mas foi adiada devido a motivos particulares. Na época, durante uma polêmica sessão do Legislativo, foi escolhido o nome do vereador Rafael Felipe Lucas (PSB) para representar a Câmara, mas ele acabou desistindo da viagem. Neste ano, o assunto gerou novas discussões no legislativo.
Quando o decreto que autoriza a viagem do prefeito para o Canadá foi colocado em segunda discussão, o vereador Emiliano Rocha Gomes (PSD) manifestou seu voto contrário ao projeto. Na oportunidade, ele disse que o momento exige a presença do chefe do executivo em Irati, pois o município enfrenta uma situação delicada em decorrência de discussões sobre a concessão do reajuste da data base ao funcionalismo público.
Menon rebateu os comentários dizendo que o vereador Emiliano não somente estava caindo em contradição, como também acusou o vereador de falta de respeito contra ele, uma vez que teria sugerido que um representante do legislativo acompanhasse a comitiva na viagem durante as sessões anteriores. “Fui indicado, não pedi a ninguém para ir”, disse Menon.
Saiba Mais
Renato Berger assume cargo de prefeito de Irati
Berger assume prefeitura de Irati interinamente
Missão Técnica ao Canadá pode trazer novos investimentos à Irati
Viagem de Odilon ao Canadá provoca discussão na Câmara
Odilon viaja ao Canadá em maio em busca de novos investidores
Pedido de licença de Odilon volta a ser debatido
Desabafo de Nato Kffuri marca sessão da Câmara de Irati
Odilon solicita licença para viajar para o exterior em novembro
Sugestão de correção