Via Araucária inicia trabalhos em Irati e região

Início de cobrança do pedágio será no dia 23 de março. Em entrevista à Najuá,…

14 de março de 2024 às 23h33m

Início de cobrança do pedágio será no dia 23 de março. Em entrevista à Najuá, representante da concessionária comentou sobre estrutura da empresa para atender os usuários e obras que serão realizadas/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

ANTT autorizou início da cobrança das tarifas de pedágio nas praças administradas pela Via Araucária, a partir do dia 23 de março. Foto: Paulo Sava

Desde o dia 28 de fevereiro, a Via Araucária passou a administrar as rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais. As rodovias que estão sob concessão da empresa são: BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

Na região de Irati, os trabalhos da concessionária são focados na BR-277. “Nós estamos atendendo os usuários das nossas rodovias com atendimento mecânico, atendimento à acidente, atendimento à incidentes, em serviço de inspeção de tráfego”, contou o gerente de operações da empresa, Jorge Baracho, durante entrevista no programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá.

Os usuários das rodovias administradas pela Via Araucária poderão usar o número de atendimento gratuito da empresa: 0800-277-0376. Há também o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que são as instalações com banheiros, onde os usuários terão um totem que possibilitará fazer chamadas por vídeo ou por chat para solicitar o atendimento da concessionária. Os totens estão disponibilizados nas rodovias a cada 40 quilômetros, em média.

Baracho comenta que o número de atendimento pode ser usado para casos em que se precisam ambulâncias. A previsão é que ela chegue em 15 minutos no local do acidente. “O atendimento demora, no máximo, 15 minutos. Em 15 minutos, vai ter uma ambulância nossa lá. A ambulância que tem a UTI Móvel tem um tempo um pouco maior porque é uma ambulância especializada. Tem médico, tem equipamentos lá dentro. Ela anda um pouco mais devagar, mas a UR, inclusive, ela dispõe desencarcerador, que são os equipamentos hidráulicos para retirada de pessoas presas em ferragens. Essa chega em 15 minutos”, explicou o gerente de operações.

A concessionária prevê que as rodovias poderão ter internet nos lugares que ainda não dispõem. O plano é que as rodovias sob concessão da empresa tenham instalado fibra ótica que também servirá para as câmeras de monitoramento. “Nós temos três anos para instalar a fibra ótica na rodovia. A partir dessa fibra ótica, logicamente, vão vir as câmeras. Serão 459 câmeras instaladas ao longo da rodovia. São câmeras com PTZ Zoom. Mais 100 câmeras fixas com o sistema de detecção automática de imagem. Essas 100 câmeras terão a possibilidade de detectar na rodovia o carro parado, acidente, animal que cruzou na pista, a pessoa que cruzou na pista, um veículo na contramão. São câmeras inteligentes aonde vai ter algoritmos trabalhados para essa finalidade. Serão 100 câmeras fixas. Além disso, 459 câmeras móveis, aquelas câmeras que dão zoom, viram para um lado, viram para o outro. Essas imagens serão visualizadas a partir do CCO”, conta.

Assessora de imprensa da Via Araucária, Fernanda Guimarães, ao lado do gerente de operações da empresa, Jorge Baracho. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Essa instalação acontecerá após os trabalhos iniciais de recuperação das rodovias. No momento, a concessionária tem utilizado veículos de monitoramento para verificar se há acidentes. “As nossas viaturas de inspeção de tráfego, todas as 13 viaturas, estão rodando todo o trecho, 24 horas por dia. Ou seja, esse veículo vai ser localizado. Se o usuário estiver num trecho aonde não haja cobertura celular, ele vai ser visto por essas viaturas”, afirma Baracho.

O gerente de operações ainda relata que as rodovias estão recebendo câmeras fixas para auxiliar no monitoramento desta primeira etapa. “Apesar de não estar no contrato de concessão, nós estamos disponibilizando 18 câmeras aonde elas vão estar instaladas em pontos estratégicos da rodovia, em pontos de maior índice de acidente, em pontos de maior área de congestionamento. Elas vão estar chegando as suas imagens ao CCO através do sistema de micro-ondas”, explica.

A previsão é que em três anos todo o monitoramento seja feito por câmeras instaladas ao longo das rodovias.

Já o início das cobranças do pedágio foi confirmado nesta semana para o dia 23 de março (sábado). Nas praças da região, o valor da tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões de dois eixos será de R$10,20 em Irati, R$ 8,70 em São Luiz do Purunã, R$ 10,90 em Porto Amazonas, R$ 10 em Imbituva e R$ 11,50 na Lapa.

De acordo com Baracho, os trabalhos iniciais da concessionária, como a recuperação das rodovias, serão feitos no primeiro ano de atuação da empresa. “Esses serviços não são serviços que dependem para a liberação do pedágio, mas são serviços que fazem parte dos trabalhos iniciais. São os serviços que terão a duração de um ano. São sempre de recomposição de pavimento, trilha de roda, recuperação das defesas metálicas, recuperação da sinalização horizontal, recuperação da sinalização vertical com utilização de placa de sinalização. Para tanto nós já, inclusive, montamos a nossa fábrica de placa para dar uma celeridade nesse tipo de serviço”, disse o gerente de operação da Via Araucária.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Ele revelou que há algumas rodovias que necessitam de um trabalho maior de recuperação do pavimento danificado. “Recuperação de pavimento, com reparo profundo, reparo superficial do pavimento. Bastante troca de defesa. Aliás, buraco na região de Campo Largo a Curitiba. Está bem crítico. Inclusive, tivemos a ocorrência de buraco bastante grande com assoreamento por baixo da rodovia na região do Parque Barigui. As placas também estão bastante danificadas. São coisas que vão exigir uma recuperação muito rápida. Vai ter que ter um esforço muito grande da área de conservação”, disse.

A concessionária ainda teve que fazer a recuperação das praças de pedágios. “Os trabalhos que foram feitos, a recuperação das praças de pedágios foi um desses serviços, a recuperação das bases operacionais, a implantação das bases operacionais provisórias, porque antes eram cinco bases e agora serão nove, no total, e a implantação dos serviços de atendimento ao usuário como a implantação dos totens de autoatendimento”, explica Baracho.

Confira mais fotos da praça de pedágio de Irati. Imagens: Paulo Sava


Gratuidade do pedágio: Apenas carros do Poder Público não terão a cobrança de pedágios na nova concessão. Estão incluídos nestes casos as ambulâncias da prefeitura que levam pacientes a outras cidades e ônibus do transporte escolar público. “A concessionária e a ANTT, principalmente aquele que nos fiscaliza, consideram que a isenção ela se dá sobre os veículos oficiais. Entende por veículo oficial, os veículos do Poder Público Federal, do Poder Público Estadual e do Poder Público Municipal. Os veículos locados por ela, principalmente, pelas prefeituras. Ônibus de transporte escolar, ambulância, esses veículos que levam o pessoal para Curitiba, por exemplo, para tratamento médico. Esses veículos estarão isentos, desde que seja comprovada a contratação desses veículos pelo Poder Público”, explica.

O gerente de operações conta que a pessoa que utilizar a via com frequência terá desconto na taxa do pedágio. “O que vai acontecer é uma redução gradativa da tarifa, ou seja, quanto mais você passar no pedágio, durante um mês, no mesmo sentido, menor vai ser a sua tarifa”, disse.

Esse desconto é válido para as pessoas que usarem o “Taggy”, que é um serviço terceirizado com um funcionamento parecido ao “Sem Parar”, usado com as concessionárias antigas. Neste serviço, a cobrança será feita de forma eletrônica de acordo com o modo de pagamento escolhido pelo usuário, como cartão de crédito, débito ou outros. Você pode conhecer mais sobre o serviço da empresa em outras concessionárias no site www.taggy.com.br.

Em Irati, os usuários que usarem o mesmo trajeto e no mesmo sentido terão desconto de acordo com a frequência que passarem no mesmo pedágio. Porém, o desconto é cumulativo somente dentro do mesmo mês e com limite máximo de 30 tarifas. Ao virar o mês ou ter mais de 30 tarifas no mês, a contagem do desconto recomeça do zero. Esse desconto por frequência é válido somente para carros de passeio.

O gerente de operações disse que pessoas que usarem esse sistema eletrônico de cobrança terão desconto. “Tem uma diferença: mesmo que ele não seja um usuário frequente, a partir do momento em que ele passa pela pista automática, usando uma Taggy, ele já tem 5% de desconto sobre a tarifa que ele pagaria na cabine em dinheiro”, conta.

Já as motos serão isentas da taxa de pedágio. As motos deverão passar em um corredor exclusivo, ao lado da praça de pedágio.

Como a concessionária opera em uma rodovia federal, neste caso o trecho da BR-277 que passa por Irati, vale apenas as isenções previstas nacionalmente. Isso faz com que isenções dadas pelo governo estadual não sejam válidas para as concessionárias das rodovias federais. E o caso da taxa de pedágio para pacientes de câncer que estejam em carros particulares, não seja válida na BR-277. “Isso é uma lei do estado. Nós, da concessionária, estamos sujeitos às leis e decretos federais”, explica.

A mesma situação ocorre com pequenos agricultores que usam a rodovia para ir às lavouras. O gerente de operações contou que não há isenção. “Não existe outra forma de negociação com lindeiro, com a pessoa que mora perto ou longe. Não existe esse tratamento. Pelo menos, não em princípio”, conta.
No caso dos agricultores com veículos rurais, Baracho destacou que é proibido circular com tratores ou outros maquinários diretamente nas rodovias federais. “Nós temos observado bastante veículos rurais atravessando a rodovia. Cruzando a praça de pedágio. Cabe lembrar que esses veículos rurais, colheitadeiras, eles têm que atravessar a praça de pedágio embarcados em prancha. Eles são veículos que não são autorizados ao uso nas rodovias. Eles têm que passar empranchados pela praça de pedágio”, destaca.

No entanto, ainda há possibilidades de isenção. Para isso, o município de Irati precisa criar projetos de isenção para determinados públicos, desde que obedeça a um trâmite. “Há necessidade de uma lei específica, aprovada pela Câmara de Vereadores, um projeto enviado pela prefeitura. Tem todo um trâmite para que isso aconteça, mas existe essa possibilidade”, conta o gerente de operações.

Estrutura: A Via Araucária é uma concessionária do Grupo Pátria, que tem operações no estado de São Paulo, com três concessionárias, e também na Colômbia, com duas concessionárias. A Via Araucária é a sexta concessionária do grupo.

Na região, a Via Araucária traz uma estrutura completa para o atendimento ao usuário. “A estrutura se compõe basicamente de nove bases de atendimento, que chamamos de Base de Serviço Operacional ou BSO. Dessas nove bases, cinco estão em praça de pedágio. Por exemplo, Porto Amazonas, Irati, Imbituva e Lapa. Cinco dessas bases estão dentro da praça de pedágio e as quatro bases restantes, nesse momento estão como bases provisórias instaladas em container. Nós temos um ano para concluir a instalação dessas bases. Em um ano, essas bases serão transferidas para as suas posições definitivas”, disse.

A estrutura inclui o atendimento médico nas rodovias. “Quanto à estrutura, nós temos dez ambulâncias, sendo sete de unidades de resgate e três unidades de suporte avançado. As unidades de suporte avançado são aquelas que se chamam de UTI Móvel. Elas estão em Campo Largo, Araucária e em Irati. Sete unidades de resgate. Ou seja, das nove bases, nós temos dez ambulâncias. Campo Largo conta com duas ambulâncias porque é um trecho extremamente nevrálgico para a operação, com bastante congestionamento, bastante acidente. Lá, contamos com duas ambulâncias”, explica.

Ainda há máquinas e veículos que auxiliam no tráfego das rodovias. “Nós temos quatro guinchos pesados, seis guinchos leves e 13 unidades de inspeção de tráfico. Essas unidades de inspeção de tráfico circulam 24 horas por dia todo o trecho. Com as paradas eventuais, só para refeição e aquelas necessidades do profissional que trabalha nela. Além disso, temos dois caminhões boiadeiro e dois caminhões pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros”, conta.

Em Irati, a empresa usa uma estrutura na entrada do município, no trevo principal, que inclui o almoxarifado e a área base de conservação da Via Araucária. Nesta base de conservação, há uma área de estacionamento de veículos dos profissionais que trabalham na rodovia, uma estrutura para a administração da concessionária e a instalação da fábrica de placas.

O município de Irati é o único a ter instalada uma fábrica de placas em sua base. O gerente de operações explica que um dos motivos é a estrutura da antiga concessionária. “Irati já tinha uma infraestrutura anterior da antiga concessionária, com centro de operações. Nós revitalizamos essas instalações e a empresa decidiu que a área operacional estaria instalada em Irati”, conta.

Ao todo, são cerca de 600 funcionários na Via Araucária, sendo que 300 atuam em Irati. A concessionária prevê que a empresa chegue ao total de 800 funcionários até o fim de março. As contratações estão sendo feitas por meio do perfil da empresa na rede social LinkedIn. O link do perfil é: https://www.linkedin.com/company/viaaraucária.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.