Percentual de reajuste será de 10,67%, o que corresponde à reposição da inflação medida pelo INPC nos últimos 12 meses
Da redação
Em sessão extraordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 19, os vereadores de São João do Triunfo aprovaram o projeto de lei que reajusta os próprios salários em 10,67%, percentual que corresponde à reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor [INPC] dos últimos 12 meses. Da mesma forma, os salários do prefeito e do vice também serão reajustados.
Segundo informações do Portal Cultura Sul, em 2015, um projeto de reposição salarial havia sido aprovado por vereadores de São Mateus do Sul. No entanto, a população reagiu negativamente à aprovação do projeto, que foi retirado de pauta e arquivado. Da mesma forma, foi realizada uma manifestação popular contra o aumento e pedindo a redução dos salários. Na ocasião, a sessão teve bate-boca entre manifestantes e vereadores.
Em 2015, foram realizadas manifestações em diversas cidades do Paraná e de outros estados, pedindo a redução dos salários de vereadores e prefeitos. Em alguns municípios, os vereadores reduziram os próprios salários, a exemplo de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, no Norte Pioneiro.
Em Irati, uma petição eletrônica criada pelo professor Thiago da Costa, pede a redução dos salários dos vereadores dos atuais R$4.919,51 para um salário mínimo, cujo valor atual está em R$880.
São necessárias mil assinaturas para que a petição possa ser protocolada na Câmara. Até o momento, a petição já obteve 730 assinaturas.
