Projeto prevê oferta gratuita de tecnologias para controle contínuo da glicose a pacientes atendidos pelo sistema público de saúde do município

Os vereadores de Irati aprovaram, na sessão ordinária realizada na terça-feira (3) um Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Atenção ao Monitoramento do Diabetes. A proposta prevê a oferta gratuita de tecnologias de monitoramento contínuo da glicose para pacientes atendidos pelo sistema público de saúde do município.
O projeto é de autoria dos vereadores Dr. João Henrique Sabag Duarte, Leomar Jacumasso, Alcides Cezar Pinto e José Renato Kffuri e foi aprovado por unanimidade, com uma emenda aditiva.
O programa tem como objetivo ampliar a segurança no acompanhamento da doença e melhorar a qualidade de vida de pessoas com diabetes. A prioridade será para crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1, conforme critérios técnicos que ainda serão definidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
A emenda aprovada determina que o laudo médico necessário para inclusão no programa deverá ser emitido por um profissional com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Endocrinologia e que esteja vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o vereador João Henrique Sabag Duarte, um dos autores da proposta, o monitoramento contínuo da glicose representa um avanço importante no controle da doença. Ele destacou que a tecnologia pode ajudar a prevenir complicações, reduzir atendimentos de urgência e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Além do fornecimento dos dispositivos, o projeto também prevê ações educativas, capacitação de profissionais de saúde e acompanhamento dos usuários.
Agora, o texto segue para sanção do prefeito, para que o programa possa ser implantado no município.