Durante sessão da Câmara, Alcides Cezar Pinto, o “Batatinha”, solicitou informações sobre os valores arrecadados com o estacionamento e a regularização de notificações nas ruas centrais da cidade/Texto de Paulo Henrique Sava, com reportagem de Jussara Harmuch
A implantação do EstaR Digital e a arrecadação de recursos com o estacionamento nas ruas centrais de Irati foram temas de questionamentos feitos pelo vereador Alcides Cezar Pinto, o “Batatinha”, durante a sessão desta terça-feira, 14, da Câmara de Irati. O vereador também perguntou qual o valor arrecadado com a regularização das notificações deixadas nos veículos quando os motoristas deixam de colocar o cartão.
“Qual o valor arrecadado com o EstaR em 2022? Qual o valor arrecadado pelo município com a regularização de infrações de trânsito? Solicito relatório detalhado com a discriminação da destinação dos recursos arrecadados através do Estacionamento Regulamentado. Como está a implantação do sistema de EstaR Digital, previsto na Lei Municipal nº 4.921/2021”, questionou.
Nossa reportagem entrou em contato com o secretário de Segurança Pública e Patrimônio de Irati, Lee Jhefferson Souza. Ele informou que a Prefeitura está trabalhando em parceria com a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná [AMCESPAR] para ampliar o projeto em toda a região, buscando uma licitação conjunta para Irati, Prudentópolis e outros municípios.
“Surgiu a AMCESPAR, que está querendo fazer o mesmo processo para Prudentópolis e outras cidades. Estamos trabalhando em conjunto com a AMCESPAR para montar uma licitação geral, igual para todos os municípios”, comentou.
Atas da Comissão de Trânsito – Alcides, que é o primeiro secretário da Câmara, também solicitou cópias das atas das reuniões da Comissão de Trânsito de Irati e questionou sobre a quantidade de encontros realizados, uma vez que diversas discussões sobre problemas no trânsito estão paradas. “Quantas reuniões da Comissão de Trânsito foram realizadas em 2022? Solicito cópia das atas com as votações das reuniões. Quantas reuniões foram feitas para discutir e melhorar a trafegabilidade do trânsito em Irati? Existem várias discussões paralisadas”, frisou.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
Um dos locais com maior dificuldade no fluxo do trânsito fica na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da empresa Yazaki, segundo relato do vereador, que cobrou uma solução para o problema. “Sabemos que a Yazaki vai aumentar o tamanho da produção e o fluxo de pessoas, que hoje já é muito difícil para quem vai trabalhar, ficará maior. De manhã, eu passo por lá e é impossível transitar: se você não parar, corre o risco de sofrer um acidente. Pedimos que a Comissão possa nos trazer estas informações”, frisou.
Outras melhorias no trânsito – Alcides também cobrou posicionamentos sobre situações de pontos de ônibus, a construção de travessias elevadas em frente às escolas e mudanças nos sentidos de algumas ruas, sem citar quais delas precisariam destas alterações. “Tem muita coisa que precisa ser melhorada dentro de Irati e nos bairros. Tem vários ofícios que foram encaminhados e precisamos de respostas para a nossa população. O nosso município precisa ter um estudo sobre o trânsito, e não dar apenas uma mexida aqui ou ali, para dizer que está atuando. Vamos fazer uma coisa grande e ajeitar o trânsito de Irati”, afirmou.