Vandalismo no cemitério da Vila São João é alvo de debate na Câmara de Irati

26 de setembro de 2025 às 11h56m

Nos últimos dias, diversos túmulos foram quebrados por vândalos. Parlamentares sugeriram ações para inibir vandalismo no local/Paulo Sava

Resumo: – Diversos túmulos sofreram com ações de vândalos no Cemitério da Vila São João nos últimos dias;

  • Soluções seriam o aumento do muro, a colocação de câmeras de segurança e a melhoria no patrulhamento por parte da Guarda Municipal e da Polícia Militar;
  • Município diz que patrulhamento vem sendo intensificado e que outras ações devem ser feitas no local para inibir o vandalismo.

Durante a sessão da Câmara de Irati desta terça-feira, 23, alguns vereadores reclamaram de casos de vandalismo registrados no cemitério da Vila São João. Diversos túmulos sofreram com a ação de vândalos nos últimos dias.

Para o vereador Alcides Cezar Pinto (Batatinha) (União Brasil), a solução para reduzir a quantidade de ocorrências deste tipo seria a colocação de câmeras de segurança e o aumento da altura do muro do local. “Infelizmente ali o vandalismo toma conta, e uma forma de tentar inibir aquilo é colocando câmeras e aumentando o muro. Acho que o poder público tem que tomar uma atitude drástica para que seja resolvido. Um local que devia ser de respeito, mas algumas pessoas estão indo lá para fazer vandalismo. Pedimos que o poder público tome uma ação imediata no cemitério da Vila São João”, frisou,

Mais patrulhamento

Outra medida que pode inibir a ação dos vândalos, na visão do vereador Marcelo Duda (Podemos) seria o patrulhamento mais frequente da Guarda Municipal e da Polícia Militar no local. “Pedimos, em nome destas famílias e da população, que o Executivo nos auxilie e que a Guarda Municipal e a Polícia Militar auxiliem com frequência, dando uma atenção ao cemitério da Vila São João e que coloquem as mãos nestes desocupados que não respeitam a dor dos entes queridos e familiares. É um pequeno desabafo, mas eu acho que já deu e está na hora de tomar uma atitude severa sobre o que está acontecendo no cemitério da Vila São João. Temos que unir forças e dar um basta porque toda semana os vândalos vão lá, depredam e quebram o cemitério. Além de furtar, eles vão lá e danificam”, desabafou o vereador.

Demanda antiga

A vereadora Terezinha Miranda Veres (PL) lembrou que a segurança do cemitério da Vila São João é uma demanda antiga dos vereadores. “Já é uma demanda antiga, não é de hoje que eu venho fazendo esta indicação. Estávamos quase conseguindo uma emenda parlamentar, mas não obtive retorno da gestão anterior para executar. Seria o pedido do Alcides hoje, porque estamos cansados de ouvir as reclamações, e não é a reclamação, mas é um direito de ter o seu ente sepultado, o cuidado. É um desrespeito o que as pessoas estão sofrendo, e isto já vem há tempos. Quando vamos brecar este vandalismo? A medida a ser tomada é esta, levantar aqueles muros e ter câmeras para dar segurança, até mesmo para as pessoas que vão visitar o seu ente naquele espaço”, comentou.

A Rádio Najuá recebeu diversas reclamações de ouvintes sobre o vandalismo no cemitério da Vila São João. Em resposta, o ouvidor do município, Renan Daibs, relatou que a administração municipal já tomou conhecimento das ações que vêm acontecendo desde sexta-feira, 19. Ele disse que algumas melhorias devem ser feitas em breve no local e pede que a população denuncie qualquer ação de vandalismo no cemitério para a Guarda Municipal ou às polícias Civil e Militar, pelos telefones 190. 153 ou pelo WhatsApp (42) 3423-2833.

“A Guarda Municipal já tem intensificado o patrulhamento na região, e pedimos que denunciem. Se vocês tiverem alguma suspeita de quem possam ser os vândalos que cometem estes crimes no cemitério da Vila São João ou em qualquer lugar da nossa cidade, denunciem para a Guarda Municipal, a Policia Civil ou a Polícia Militar, para que possamos acabar com este tipo de crime, o vandalismo na nossa cidade”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.