Campanha foi prorrogada até o dia 30 de setembro pelo Ministério da Saúde. Doses estão disponíveis de segunda a sexta nas salas de vacinação em Irati
Arte: Secretaria de Comunicação |
A campanha nacional contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até dia 30 de setembro pelo Ministério da Saúde. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população às vacinas.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de erradicação da doença em 1994.
O esquema de rotina de vacinação contra a pólio é composto por três doses, mais dois reforços. O ideal é que aconteça aos dois, quatro, seis e 15 meses, e aos quatro anos, além das doses de campanha. “Os pais ou responsáveis devem sempre ficar atentos às campanhas de vacinação e levar seus filhos, pois as doses de campanha são tão importantes quanto as doses aplicadas na rotina”, destaca a enfermeira da vigilância epidemiológica de Irati, Denise Homiak Fernandes.
Ela reforça que todas as crianças, entre um e quatro anos, devem receber a dose da gotinha. Adolescentes com idade inferior a 15 anos também devem atualizar a vacinação, caso tenha alguma dose em atraso.