Serão aplicadas 1.400 doses remanescentes para dar andamento à vacinação. Também haverá vacinação contra a gripe nas unidades
Na segunda-feira, 17, a secretaria de Saúde de Irati inicia a segunda fase da vacinação contra o coronavírus para as pessoas que possuem comorbidades e com deficiência permanente com mais de 50 anos. O município ainda não recebeu doses específicas para esses grupos. Entretanto, serão utilizadas 1.400 doses remanescentes para atender esses públicos para dar andamento à vacinação.
Na unidade volante do Parque Aquático, a primeira dose da Covid-19 para iratienses com comorbidades e deficiência permanente começará na segunda-feira, 17, com pessoas de 54 anos. De manhã, serão imunizadas as pessoas que nasceram entre janeiro e junho. Já no período da tarde, a imunização continua com nascidos entre julho e dezembro. Nos dias seguintes, o cronograma permanecerá o mesmo diminuindo um ano por dia. Desta forma, serão imunizados os moradores com 53 anos na terça-feira, 18, pessoas com 52 anos na quarta-feira, 19, munícipes com 51 anos na quinta-feira, 20, e iratienses com 50 anos na sexta-feira, 21.
Na unidade Adhemar Vieira de Araújo, será aplicada a segunda dose da Covid-19 na manhã de segunda-feira, 17. Na manhã de terça-feira, 18, serão imunizadas pessoas com comorbidades e deficiência permanente com 54 anos. Nos dias seguintes, a idade será reduzida em dois anos na quarta, 19, quando serão vacinadas pessoas com 52 anos, e na quinta-feira, 20, atendendo iratienses com 50 anos.
No período da tarde, haverá apenas vacinação da gripe entre segunda e sexta-feira, dos dias 17 a 21 de maio. No bairro Lagoa, serão aplicadas as vacinas da gripe e a primeira dose da Covid-19 para pessoas com comorbidades e deficiência com 54 anos na segunda-feira. De terça a sexta-feira, a vacinação continua reduzindo um ano por dia. Na terça, serão atendidas as pessoas com 53 anos. Na quarta, a imunização continua com moradores de 52 anos. Quinta será a vez dos munícipes com 51 anos e na sexta-feira quem já completou 50 anos. Em todos os dias, a vacinação contra o coronavírus será de manhã. O período será reservado para vacinação da gripe.
No Guamirim, será aplicada a primeira dose da Covid-19 para os cidadãos com comorbidades e deficiência com 50 anos nas manhãs de segunda e quarta-feira. Já na sexta-feira, 21, será aplicada a segunda dose da vacina contra o coronavírus. A vacinação contra a gripe estará disponível em todos os dias durante à tarde. Para quem preferir receber a vacina de manhã pode procurar a unidade na terça e quinta.
No Pirapó, a segunda-feira, 17, será destinada para imunização contra a gripe. Na terça-feira, 18, os iratienses com 50 anos que tem comorbidades e deficiência receberão a primeira dose no período da manhã. Na tarde de terça-feira, 18, haverá vacinação contra gripe, assim como na quarta, 19, quinta, 20, e sexta, 21, durante todo o dia. No Pinho de Baixo, na segunda-feira, 17, haverá somente imunização contra a gripe. Nas manhãs de terça, 18, quarta, 19, e quinta-feira, 20, será aplicada a primeira dose da Covid-19 em pessoas com comorbidades e deficiência com 50 anos. Já nas tardes de terça, quarta, quinta e sexta, a vacinação será contra a gripe.
Na unidade de saúde do bairro Riozinho, haverá vacinação contra a gripe na segunda e quarta durante o dia todo e na tarde de terça-feira. Nas manhãs de terça e sexta-feira e na tarde de quinta-feira, será aplicada a primeira dose da Covid-19 em iratienses com comorbidades e deficiência com 50 anos. No posto da Vila São João, a vacinação contra a Covid-19 e da gripe será realizada em pessoas com comorbidades e deficiência com 54 anos de manhã, de segunda a sexta-feira. Nos mesmos dias, acontecerá a vacinação contra a gripe no período da tarde.
Em Engenheiro Gutierrez, a vacinação contra gripe será realizada o dia todo na segunda, quarta e sexta e no período da tarde na terça e quarta-feira. Nas manhãs de terça e quinta-feira, haverá aplicação da primeira dose da Covid-19 nas pessoas com comorbidades e deficiência. Na unidade do Distrito de Gonçalves Junior, a vacinação dos moradores da própria comunidade contra a gripe acontecerá na segunda, quinta e sexta. Na terça-feira, 18, será aplicada a primeira dose da Covid-19 em iratienses com 50 anos com comorbidades e deficiência. Na quarta-feira, a vacinação da gripe será para moradores do Rio do Couro. No Itapará, haverá vacinação contra a gripe na semana toda de segunda a sexta-feira. Já a primeira dose da Covid-19 para pessoas com comorbidades e deficiência com 50 anos será somente na tarde de terça-feira, 18.
No Palmital, a vacinação contra gripe será na segunda, terça, quarta e sexta durante o dia todo e na quinta à tarde. Já na manhã de quinta-feira, serão imunizados os moradores com 50 anos com comorbidades e deficiência contra a Covid-19. Já na unidade Ildefonso Zanetti, a vacinação contra a gripe será na segunda, quarta, quinta e sexta o dia todo. Já na terça-feira, haverá vacinação contra BCG de manhã e da BCG e da gripe após às 14 h.
A vacinação dos profissionais de saúde contra o coronavírus continua sem previsão de retomada. A última remessa de doses para esse público chegou ao município no dia 18 de março. Na ocasião, só foi possível vacinar pessoas com 30 anos ou mais. Gestantes e puérperas com comorbidades só poderão receber doses da Sinovac/Butatan. A comprovação da comorbidade deverá ser feita por meio de exames, receitas, relatório médico e prescrição médica. Já a imunização de gestantes e puérperas sem comorbidades foi suspensa pelo Ministério da Saúde. A vacinação para os trabalhadores da educação começa neste sábado, 15, com pessoas de 58 e 59 anos. O município recebeu 175 doses para atender esse público.