Ao todo, foram 14 vacas das raças jersey e holandesas concorrendo.
Disputa faz parte da programação da 39ª Expogua, em Guarapuava.
Do G1 PR
Uma vaca da raça holandesa produziu 216 quilos de leite em três dias e foi a vencedora do tradicional torneio leiteiro da 39ª edição da Exposição-Feira Agropecuária e Comercial de Guarapuava (Expogua). A campeã foi anunciada neste domingo (17), após a última ordenha, entre as sete realizadas durante os três dias de competição. Na categoria jersey, a vencedora produziu 166 quilos, de acordo com a organização. A organização do evento explicou que o leite é medido em quilo para a competição.
Ao todo, foram 14 vacas das raças jersey e holandesa concorrendo no torneio, que começou na manhã de sexta-feira (15). Elas foram ordenhadas três vezes ao dia e foram avaliadas nas modalidades volume, que mediu a quantidade de leite produzido; e eficiência, que mediu a quantidade de leite produzido dividida pelo peso do animal. As raças jersey e holandesa são as duas principais raças produtoras de leite na região.
O médico veterinário Jairo Ramos explica que tanto a raça jersey, quanto a holandesa, são especializadas na produção de leite. A diferença entre elas é que a raça holandesa produz uma quantidade maior de leite, por ser um animal com um porte maior do que a raça jersey.
A final da competição ocorreu após a primeira ordenha do dia. Os três primeiros lugares de cada uma das categorias foram premiados com troféus. Além disso, os primeiros lugares nas duas categorias ganharam uma novilha da raça referente à categoria na qual competiu e também ganhou o tradicional banho de leite, em que o leite coletado nas sete ordenhas do torneio é derramado sobre o dono do animal vencedor.