Uso do Cartão Estar em vagas prioritárias será obrigatório em Irati a partir de março

Motoristas que utilizarem vagas para idosos e pessoas com necessidades especiais deverão, além da credencial,…

22 de fevereiro de 2025 às 16h22m

Motoristas que utilizarem vagas para idosos e pessoas com necessidades especiais deverão, além da credencial, preencher o Cartão Estar/ Texto de Diego Gauron, com informações da Iratran

Placas sinalizam vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência no estacionamento rotativo de Irati. Foto: Diego Gauron

O Departamento de Trânsito de Irati (IRATRAN) divulgou um comunicado orientando a população sobre o uso correto das vagas prioritárias de Estacionamento Rotativo (Estar) na área central do município.

O órgão reforça que o uso da credencial, exigida por lei para ocupar essas vagas, não isenta o pagamento do Estar. A informação, presente no verso das credenciais emitidas em padrão nacional, busca evitar o uso indevido das vagas, como a permanência por períodos superiores às duas horas permitidas.

O comunicado informa que a partir de 10 de março de 2025, os usuários das vagas prioritárias deverão, além de portar a credencial obrigatória, afixar o Cartão Estar com o devido preenchimento, informando o ano, mês, dia, hora e minuto do início do estacionamento. A medida tem como objetivo assegurar a rotatividade das vagas e facilitar a fiscalização.

Vagas reservadas seguem normas do Contran
O comunicado explica que as vagas destinadas a idosos e pessoas com necessidades especiais seguem as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina a reserva de 5% das vagas para idosos e 2% para pessoas necessidades especiais.

O órgão destaca também que o cumprimento das regras é essencial para garantir o direito de todos os usuários e manter a organização do trânsito na cidade.

•  Siga o canal Najuá no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.