Unidade Adhemar Vieira de Araújo estará aberta neste sábado para vacinação contra poliomielite

Unidade ficará abertas das 8 às 17 h. Todas as crianças de 1 a 4…

02 de setembro de 2022 às 18h55m

Unidade ficará abertas das 8 às 17 h. Todas as crianças de 1 a 4 anos devem receber a dose da gotinha

Unidade Adhemar Vieira de Araújo. Foto: Rádio Najuá/Arquivo

A sala de vacina da unidade Adhemar Vieira de Araújo estará aberta para vacinação neste sábado, 3, das 8 às 17h. Será a última oportunidade de horário alternativo antes do término da campanha contra a poliomielite e da multivacinação.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e outras doenças será finalizada na próxima sexta-feira, dia 9. Todas as crianças entre 1 e 4 anos devem receber a dose da gotinha, que protege contra a poliomielite. Além disso, os jovens com menos de 15 anos devem se apresentar em uma sala de vacinação para atualizar o esquema vacinal.

Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo 

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção.

A doença tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas, pois não chegou aos 50% do público-alvo neste ano.