Unicentro lança projeto “Escolha certo, escolha Unicentro”

Projeto consiste em visitas a colégios de Irati para explicar e inscrever estudantes do Ensino…

18 de julho de 2024 às 20h11m

Projeto consiste em visitas a colégios de Irati para explicar e inscrever estudantes do Ensino Médio nos processos seletivos da universidade/Paulo Sava

Folder do projeto “Escolha certo, escolha Unicentro”. Foto: Assessoria Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lançou o projeto “Escolha certo, escolha Unicentro”. Nele, uma equipe visita os colégios de Irati para explicar e inscrever os alunos do Ensino Médio nos processos seletivos da universidade.

Em entrevista à Najuá, Alexandre Maceno de Lima, funcionário da Coordenadoria de Processos Seletivos da instituição, conta que, logo após a pandemia de Covid-19, no retorno às atividades presenciais da instituição, alunos do Ensino Médio passaram a visitar a instituição. O objetivo das visitas era de esclarecer dúvidas sobre os cursos.

“Nós já vínhamos neste caminho de levar as ações da universidade para as escolas e para o público que serão os nossos alunos. Então, foi delineado este projeto, a princípio pela equipe da Pró-reitoria de Ensino em Guarapuava. Eles fizeram um projeto piloto em 2022 com quatro escolas de Guarapuava. No ano passado, fizemos ações para o vestibular em Guarapuava e Irati, e agora em 2024 estendemos para o PAC as ações do projeto. O foco principal é fazer efetivamente a inscrição para os processos seletivos diretamente nas escolas. Vamos aos alunos do Ensino Médio, visitamos as turmas das escolas de Irati, falamos um pouco sobre os projetos e as ações da universidade e explicamos como funcionam nossos processos seletivos. Depois, em um segundo momento, fazemos as inscrições para os alunos que desejam”, pontuou.

Alexandre Maceno de Lima e Edson Golinski, funcionários da Coordenadoria de Processos Seletivos da Unicentro. Foto: Paulo Sava

A Unicentro cobra mensalidade? – Edson Golinski, que atua nas coordenadorias de Processos Seletivos e de Comunicação Social da Unicentro, relata que uma das dúvidas mais recorrentes é em relação à cobrança de mensalidades. Segundo Golinski, isto não ocorre por se tratar de uma instituição pública.

“No setor de comunicação, recebemos mensagens quase que diariamente do pessoal perguntando nas redes sociais da universidade principalmente a respeito de custos de mensalidades da Unicentro. Um dos objetivos deste projeto é de levar ao conhecimento dos alunos a Unicentro, que é uma universidade pública, mantida pelo Governo do Estado do Paraná e que, portanto, não cobra mensalidade. Todos os cursos de graduação da Unicentro são gratuitos. A única questão é que precisa ser aprovado em um dos processos de seleção da universidade”, contou.

Formas de ingresso – A Unicentro possui três formas de ingresso nos cursos: o Programa de Avaliação Continuada (PAC), realizado durante os três anos do Ensino Médio; o vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), através do qual o candidato pode concorrer a uma vaga na universidade através da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A equipe que participa do projeto explica como funciona cada uma destas formas para entrar na instituição.

Etapas do projeto – O projeto, que conta com a parceria do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati, é realizado em três etapas. A primeira delas inclui a articulação com as direções das escolas para o oferecimento do espaço para as visitas. Em seguida, a equipe conversa com as turmas do Ensino Médio sobre as oportunidades oferecidas pela instituição, como bolsas de pesquisa, de extensão e de iniciação à docência, segundo Alexandre.

“A universidade não cobra mensalidade, mas enfatizamos nestas conversas que temos nas turmas do Ensino Médio que há outras oportunidades. Temos bolsas de pesquisa, de extensão e de iniciação à docência para quem faz licenciatura. Além de a universidade não ter um custo de mensalidade, há possibilidade de que o nosso aluno ainda tenha um ganho financeiro, como o acesso a uma bolsa ou a chance de fazer um estágio dentro da instituição ou em outros órgãos. Esta seria a segunda etapa do projeto, que é a divulgação nas escolas que fizemos”, comentou.

Na terceira etapa do projeto, são realizadas as inscrições dos alunos do Ensino Médio no PAC, cujas provas são realizadas ao longo dos três anos do Ensino Médio. Quem não fez inscrição pelo projeto, poderá fazê-la pelo site da Unicentro. Na segunda e na terceira etapas, as inscrições precisam ser validadas. Quase todos os colégios de Irati, tanto da rede pública quanto instituições particulares, já foram visitados pela equipe da Unicentro, segundo Alexandre.

“Nós fizemos esta visita de divulgação em todos os colégios, e a visita para a inscrição acabou coincidindo em um colégio com aquele período de greve dos professores (em junho). Nossa agenda estava bem neste período e tivemos que adiar. Em outra, nossa agenda coincidiu com o período de férias do Colégio SESI. Nós vamos voltar na semana que vem para fazermos a visita de intervenção para inscrição. No geral, fizemos todos os colégios, desde os nossos vizinhos do Trajano (Gracia, em Engenheiro Gutierrez) até o mais distante, que é o colégio de Itapará, onde fizemos as visitas tanto de divulgação quanto de inscrição”, frisou.

Clique aqui e receba as notícias da Najuá

Futuro do projeto – Nos próximos anos, o projeto poderá ser levado para outros municípios próximos, mesmo aqueles que não integram o NRE de Irati, como é o caso de Imbituva, que está no território do NRE de Ponta Grossa. “Nós temos aqui também o município de Imbituva, de onde sempre tivemos muitos alunos e pretendemos levar este projeto para lá, embora não seja do nosso Núcleo Regional de Educação, mas de Ponta Grossa. Pretendemos levar este projeto para os municípios do entorno”, destacou.

Equipe – Cerca de 30 pessoas, entre equipe de organização, divulgação e professores, atuam no projeto.
Golinski contou que as notas das etapas do PAC vão se somando no boletim de desempenho do candidato e podem ser levadas em conta no momento da escolha de um curso. Quem fizer a última prova neste ano, poderá ingressar em um curso superior em 2025 na Unicentro.

O custo das inscrições é de R$ 85 para a primeira etapa e de R$ 80 para as seguintes. Porém, a partir deste ano, quem escolher um curso de licenciatura não precisará pagar a inscrição para a terceira etapa, de acordo com Golinski. “A isenção no PAC, como o aluno conclui o Ensino Médio e nunca ingressou em um curso superior, na 3ª etapa do PAC, o candidato que fizer a escolha por um curso de licenciatura não precisa pagar a inscrição. Ele só precisa anexar um documento comprovando que está no 3º ano do Ensino Médio. Lá, tem um campo certinho, ele pede a declaração de matrícula na secretaria do colégio e anexa na hora da inscrição. Ele é isento da taxa se escolher um curso de licenciatura”, afirmou.

As inscrições para o PAC vão até o dia 04 de agosto. Mais informações no site e nas redes sociais da Unicentro.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.