Tenente Maltaca assume comando do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul

03 de maio de 2019 às 10h06m

Unidade estava sendo comandada, provisoriamente, pela Tenente Spak. Iratiense permaneceu no cargo durante quatro meses

Edilson Kernicki, com informações e fotos da Gazeta Informativa e Rádio Alvorada 
Em cerimônia realizada na última semana, o 2º Tenente Murilo Majed Maltaca assumiu oficialmente o comando do quartel do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul. A função vinha sendo desempenhada, provisoriamente, pela 1ª Tenente Carla Adriana Spak Sobol ao longo dos últimos quatro meses. A unidade atende os municípios de São Mateus do Sul, Antônio Olinto e Paulo Frontin.
Natural de Curitiba, o 2º tenente Maltaca ingressou no Corpo de Bombeiros em 2014 e estava atuando no 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Ivaiporã, no Norte Paranaense. Foi promovido ao posto de 2º tenente em dezembro de 2015. Formado em Administração e pós-graduado em Segurança Pública, o novo comandante dos bombeiros de São Mateus do Sul já fez curso de combate a incêndios florestais. Ele também chefiou o Setor de Prevenção a Incêndios e comandou a 1ª Seção de Bombeiros do SGBI de Ivaiporã.
“Fui transferido para a região de São Mateus e os municípios vizinhos para contribuir e continuar o trabalho que a Tenente Spak e o Tenente Felippe [2º tenente Felippe Pacheco, que comandou o quartel entre 2017 e 2018] vinham fazendo na região. Venho animado, com uma pequena experiência da região onde eu estava, que é bem similar, e estou pronto para encarar os desafios da região”, disse Maltaca.
Um desses desafios, conforme o tenente, é ampliar o serviço de Busca e Salvamento na unidade, tendo em vista que a região apresenta frequentes casos de afogamentos nos rios que banham a região, como o Iguaçu e o Potinga. “Já fui alertado de que existe bastante atendimento de afogamentos na região, de buscas de pessoas desaparecidas nos rios daqui. Acho que compete a nós, daqui, fazer um trabalho tanto de orientação – orientar o pessoal a se banhar em locais adequados e evitar abusos – e um treinamento ao nosso pessoal, caso venha a acontecer, para estarmos prontos para atender a esse tipo de situação”, afirmou.
O efetivo do quartel de bombeiros de São Mateus do Sul conta com 22 profissionais. Cerca de 150 ocorrências ao mês, das quais aproximadamente 70% são encaminhamentos de pacientes aos hospitais. “Temos um grupo muito coeso, que sempre foi muito bem recomendado para mim, tanto pelo Tenente Felippe quanto pela Tenente Spak. É um pessoal que gosta do que faz, que trabalha muito bem. Não é o efetivo que desejamos, pois sempre precisamos de mais. Mas é um efetivo que dá conta da região e estamos sempre treinando, visando melhorar nosso atendimento”, destacou.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.