Unidade estava sendo comandada, provisoriamente, pela Tenente Spak. Iratiense permaneceu no cargo durante quatro meses
Edilson Kernicki, com informações e fotos da Gazeta Informativa e Rádio Alvorada

Em cerimônia realizada na última semana, o 2º Tenente Murilo Majed Maltaca assumiu oficialmente o comando do quartel do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul. A função vinha sendo desempenhada, provisoriamente, pela 1ª Tenente Carla Adriana Spak Sobol ao longo dos últimos quatro meses. A unidade atende os municípios de São Mateus do Sul, Antônio Olinto e Paulo Frontin.
Natural de Curitiba, o 2º tenente Maltaca ingressou no Corpo de Bombeiros em 2014 e estava atuando no 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Ivaiporã, no Norte Paranaense. Foi promovido ao posto de 2º tenente em dezembro de 2015. Formado em Administração e pós-graduado em Segurança Pública, o novo comandante dos bombeiros de São Mateus do Sul já fez curso de combate a incêndios florestais. Ele também chefiou o Setor de Prevenção a Incêndios e comandou a 1ª Seção de Bombeiros do SGBI de Ivaiporã.
“Fui transferido para a região de São Mateus e os municípios vizinhos para contribuir e continuar o trabalho que a Tenente Spak e o Tenente Felippe [2º tenente Felippe Pacheco, que comandou o quartel entre 2017 e 2018] vinham fazendo na região. Venho animado, com uma pequena experiência da região onde eu estava, que é bem similar, e estou pronto para encarar os desafios da região”, disse Maltaca.
Um desses desafios, conforme o tenente, é ampliar o serviço de Busca e Salvamento na unidade, tendo em vista que a região apresenta frequentes casos de afogamentos nos rios que banham a região, como o Iguaçu e o Potinga. “Já fui alertado de que existe bastante atendimento de afogamentos na região, de buscas de pessoas desaparecidas nos rios daqui. Acho que compete a nós, daqui, fazer um trabalho tanto de orientação – orientar o pessoal a se banhar em locais adequados e evitar abusos – e um treinamento ao nosso pessoal, caso venha a acontecer, para estarmos prontos para atender a esse tipo de situação”, afirmou.
O efetivo do quartel de bombeiros de São Mateus do Sul conta com 22 profissionais. Cerca de 150 ocorrências ao mês, das quais aproximadamente 70% são encaminhamentos de pacientes aos hospitais. “Temos um grupo muito coeso, que sempre foi muito bem recomendado para mim, tanto pelo Tenente Felippe quanto pela Tenente Spak. É um pessoal que gosta do que faz, que trabalha muito bem. Não é o efetivo que desejamos, pois sempre precisamos de mais. Mas é um efetivo que dá conta da região e estamos sempre treinando, visando melhorar nosso atendimento”, destacou.