Temporal causa diversos estragos em Irati

21 de outubro de 2016 às 10h22m

Segundo o Corpo de Bombeiros, 97 casas ficaram destelhadas em toda a cidade

Paulo Henrique Sava
Um temporal atingiu o município de Irati no início da tarde de quinta-feira, 20, e causou diversos estragos. Em vários locais, ocorreram quedas de árvores e de placas, além de destelhamentos.

Clique aqui e confira as imagens dos estragos causados pelo temporal.

OBS: O álbum só pode ser visualizado pelo computador

Segundo o Corpo de Bombeiros, até a manhã de hoje, 21, ao todo foram entregues 97 lonas para pessoas que tiveram prejuízos em suas residências. Em um dos casos, um homem de 79 anos sofreu uma queda no momento em que consertava o telhado de sua residência, localizada no bairro Nhapindazal. Antônio Andrade Silva foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Santa Casa de Irati com ferimentos leves.  
Além disso, diversas casas ficaram destelhadas nos bairros Rio Bonito, Loteamento Van der Laars, Vila São João, Engenheiro Gutierrez, Conjunto Joaquim Zarpellon, Nhapindazal, Conjunto Fernando Gomes, Loteamento João Paulo II, Lagoa, Alto da Lagoa e Vila Nova.  Também houve uma queda de luz, que deixou os moradores de alguns bairros sem luz entre 14h20 e 15h20.
Na região do Alto da Lagoa, o telhado da Capela Nossa Senhora Aparecida – Santos Inocentes ficou destruída após o temporal. A igreja está sendo reconstruída por voluntários da comunidade. Na Vila São João, a cobertura do pavilhão da Igreja São João Batista também ficou parcialmente destruída. Houve problemas também na Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, no Colégio Estadual João XXIII e no Colégio Florestal Presidente Costa e Silva. 
Na área central, diversas lojas tiveram toldos arrancados pelo vento. A cobertura externa de uma pizzaria acabou caiu devido ao temporal. Na loja de materiais de construção Panka, uma janela de vidro e um lustre foram quebrados por conta da força dos ventos. Além disso, parte da cobertura do ginásio do Colégio Nossa Senhora das Graças também ficou danificada.  
Também foram registrados problemas na Agência do Trabalhador e no Estádio Coronel Emílio Gomes, onde parte de um alambrado e de placas de publicidade foram arrancadas. Nas imediações do Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Junior, o Batatão, um poste ornamental foi arrancado pela tempestade.
Em algumas localidades do interior, foram registrados problemas causados pelo temporal. A estrada que liga Irati a Colônia São Lourenço ficou bloqueada após a queda de uma árvore. Na localidade de Lageadinho, um cedro caiu e quebrou um poste de energia elétrica de uma propriedade. 
O Aspirante Lucas Henrique Gross e o Subtenente Osni participaram do programa “Espaço Cidadão”, da Najuá AM 990, e falaram a respeito das ocorrências registradas em Irati. O Subtenente destaca os cuidados que as pessoas devem ter em ocorrências deste tipo. “Na questão do senhor que caiu do telhado, as pessoas querem logo recobrir a casa, mas precisam ter muito cuidado, porque nesta hora fica tudo liso, escorregadio, e elas sobem sem segurança nesses telhados e acontece um acidente depois do fato. Façam o conserto com segurança, chamem ajuda e não façam sozinhos”, frisou.
Osni alerta que, nestas condições, as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros da casa. “Se houver algum tipo de destelhamento, você está protegido, abrigado, e não saia para a rua. Se estiver em um veículo, permaneça dentro dele”, comentou.  
Segundo Osni, em situações como esta, a maioria das pessoas entram em desespero e ligam para o Corpo de Bombeiros exaltadas. No entanto, ele pede que as pessoas tenham paciência nestes casos. “Nós vamos anotando os dados, fazendo a triagem e distribuindo as lonas. As pessoas que puderem, se desloquem até o Corpo de Bombeiros, onde distribuímos as lonas também, mas com calma, para a gente resolver estes problemas, porque temos que ter paciência e preservar a nossa segurança. Graças a Deus, no geral não tivemos vítimas graves”, finalizou.
Gross ressaltou que, em situações de tempestades, as pessoas devem manter a calma, ligar para o telefone 193 (ligação gratuita) e repassar o maior número de dados possível, como ponto de referência, local e situação de possíveis vítimas, o que poderá agilizar o atendimento a ocorrência.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.