Ligue Saúde Cidadão funciona no número 0800-591-3690. A ligação é gratuita e disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana
Ligue Saúde Cidadão funciona no 0800-591-3690. Foto: Divulgação |
Há mais ou menos um mês, a microempresária Gicelia Soares da Fonseca Bohaczuk começou a sentir dores do lado esquerdo do peito. Em busca de orientação, ela telefonou para o Ligue Saúde Cidadão, um serviço de teleconsulta que oferece orientações e esclarecimentos sobre problemas de saúde. “Fui muito bem atendida, pois passei por uma triagem e a doutora que me atendeu me indicou um anti-inflamatório por três dias, chegando à conclusão que seria dor muscular e caso não melhorasse, procuraria um cardiologista. Mas não foi preciso, pois melhorei”, relata Gicelia.
Ela também se surpreendeu com o retorno após o telefonema. “Achei interessante porque no quarto dia após o atendimento eles me ligaram para saber como estava então indico esse atendimento para todas as pessoas que estiverem precisando”, afirma a microempresária.
O serviço está disponível no município de Irati desde julho oferecendo orientações a todos os casos de saúde. “Quando você liga, pode passar pelo processo de identificação, você vai conversar com um enfermeiro e ele vai classificar qual é a urgência ou emergência da sua queixa, se existe alguma necessidade da procura imediata por um pronto-atendimento ou você pode aguardar alguns dias para ir a alguma unidade de saúde, procurar um profissional médico ou você vai ser orientado a receber a medicação, conforme foi o exemplo que a ouvinte deu, quando soluciona aquela dúvida aquele problema de saúde naquele momento”, explica o médico Cristiano Pinto.
De acordo com o professor Donizetti Louro, o atendimento e o acompanhamento realizado nas orientações é padrão. “Esse tipo de atendimento ele é padrão, ou seja, a preocupação em poder atender cada munícipe dentro da sua queixa daquele momento é o que nos faz hoje no Brasil de poder entregar um trabalho de tranquilidade”, explica.
O serviço é gratuito, mas a procura em Irati continua sendo baixa, mesmo com a divulgação. Para Donizete, ainda é preciso mais divulgação, já que o serviço é essencial em tempos de pandemia do coronavírus, em que é solicitado que as pessoas mantenham o isolamento social. “A procura tem se mantido em um número muito abaixo com o qual tínhamos uma expectativa inicial. Foi feita uma campanha na cidade por folhetos, cartazes e também, na rádio, mas até o momento entendemos que se encontra discreta. O que nós gostaríamos, na verdade, e levamos isso até a Secretaria de Saúde, era que houvesse uma campanha contundente para que o cidadão ficasse a par e pudesse participar mais ativamente desse serviço porque isso faz com que os nossos cidadãos ficam distantes de hospitais, prontos-socorros desnecessariamente”, avalia.
Segundo o Doutor Cristiano, durante os dois meses de funcionamento do serviço foram atendidos telefonemas em busca de informações sobre o coronavírus, mas também de pessoas que solicitaram informações sobre outros assuntos de saúde. “A maioria delas foram por orientações. Muitas das resolutividades que aconteceram nas ligações elas terminaram via atendimento do enfermeiro, sem a necessidade do cidadão ou do usuário se descolar até um posto de saúde”, conta.
Irati é uma das primeiras cidades paranaenses a receber o serviço que conta com uma central onde quase 200 profissionais de saúde trabalham no projeto.
Como usar o serviço
As pessoas que precisarem de alguma orientação sobre serviços de saúde devem ligar para o número 0800-591-3690. A ligação é gratuita e disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
É aconselhável estar com algum documento em mãos porque são pedidos dados como Nome completo, endereço e CPF.
Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava