Teatro da Paixão e Ressurreição de Cristo emociona público no CT Willy Laars

Apresentação reuniu centenas de pessoas na noite do último sábado, 23, e emocionou a plateia…

25 de março de 2024 às 21h01m

Apresentação reuniu centenas de pessoas na noite do último sábado, 23, e emocionou a plateia que acompanhou a encenação, transmitida também pelas redes sociais/Paulo Sava

Leonilto Simeonato interpretou Jesus no 26º Teatro da Paixão e Ressurreição de Cristo de Irati, apresentado no último sábado, 23. Foto: SECOM

A apresentação do 26º Teatro da Paixão e Ressureição de Cristo emocionou o público que lotou as arquibancadas da pista de laço do Centro de Tradições (CT) Willy Laars, em Irati, e quem acompanhou a transmissão pela internet no último sábado, 23. A apresentação foi feita pelo Grupo de Teatro São Francisco de Assis. Neste ano, o local da encenação, que antes era feita no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, foi modificado a pedido do prefeito Jorge Derbli.

Cerca de 320 pessoas, entre atores, figurantes, produção e equipe técnica, participaram diretamente da encenação, que teve cenas desde o batismo até a ressurreição de Jesus. Integrantes do grupo de teatro de Rio Azul também participaram da encenação em Irati.

Vanderlei Kawa, presidente do grupo de teatro São Francisco de Assis, destacou a emoção que se renova a cada apresentação da peça. “A cada ano é uma emoção e aqui é um marco da história para nós. Agradecemos ao prefeito Jorge Derbli porque a ideia (de mudança de local) valeu. Ficamos com medo do desafio de sair lá do Estádio Municipal e apresentar pela primeira vez aqui. Foi tudo compacto, do começo ao fim, e é só emoção”, frisou.

O grupo ensaiou durante dois meses para que a apresentação acontecesse. Célio Marcos de Oliveira, o “Kinho”, destacou o empenho de todos que trabalharam em cena e nos bastidores do Teatro. “É muita emoção, batalhamos durante dois meses, graças ao apoio do prefeito Jorge Derbli e deste pessoal que trabalhou de mangas arregaçadas. Graças a Deus, a vontade dele foi feita mais uma vez”, comentou.

Célia Pedroso interpretou Maria, mãe de Jesus. Foto: SECOM

Atores – O ator Verci Kaminski, que viveu João Batista e um dos sacerdotes do templo, ressaltou a emoção de poder participar do trabalho por mais um ano. “Que emoção é a gente reviver neste trabalho grandioso. A emoção é muito grande e o prestígio do pessoal que participou conosco. Se Deus quiser, no ano que vem, estaremos juntos de novo”, afirmou.

André Kremer, ator que integra o Grupo de Teatro há vários anos, falou sobre a emoção de viver o governador Pôncio Pilatos pela primeira vez. “É uma emoção gigantesca, primeiro ano como Pôncio Pilatos, a emoção e o lugar diferente tomam conta da gente. É gratificante demais e agora é só glorificar a Deus porque saiu tudo perfeito, eu estou muito feliz. Foi mais um ano vencido e vamos rumo ao 27º Teatro da Paixão”, frisou.

O vereador Alcides Cezar Pinto, o “Cezar Batatinha”, participou pela 1ª vez da encenação. “É uma experiência que eu vou levar para o resto da minha vida. Foi incrível, pude sentir o que foi a morte de Jesus e a ressurreição e hoje ele vive nos nossos corações. Na parte da crucificação, todos ficaram em silêncio, puderam sentir aquele momento ímpar e refletir sobre o sofrimento de Jesus, valorizando tudo aquilo que ele sofreu por nós”, comentou.

Jesus – A interpretação do personagem principal da história, Jesus, coube mais uma vez a Leonilto Simeonato e seu irmão Flávio. Leonilto comentou que o principal objetivo do Teatro é de levar a fé para as pessoas. “Eu tenho certeza de que o Espírito Santo estava aqui, nos ajudando e incentivando na hora em que estamos meio desanimados. Tivemos a presença dele para que tudo desse certo”, frisou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Narrador – Laércio Muller, narrador do Teatro há vários anos, comentou que todos conseguiram desempenhar um bom trabalho para que a apresentação emocionasse a plateia presente e quem acompanhou pelas redes sociais.

“Conseguimos desempenhar bem a nossa parte, o pessoal está de parabéns, foi muito lindo, e esperamos que, no ano que vem, se Deus nos permitir, estaremos aqui novamente. Enquanto eu estiver aqui, podem usar a minha voz, e se um dia eu for para o céu, podem continuar usando. Eu fu agraciado por Deus com uma voz que encaixou, deu certo, o pessoal gostou e vamos trabalhando”, frisou.

Para o prefeito Jorge Derbli, a apresentação do Teatro da Paixão foi espetacular. “As cenas e o trabalho foram muito contagiantes e emocionantes. Tem que dar parabéns para o pessoal envolvido com a preparação dos cenários e ensaios. Foi uma meta alcançada pela nossa gestão: este espaço aqui não é só para rodeio e cavalos. Vocês podem ver que foi maravilhoso o povo assistindo, e falta até ampliar a arquibancada pelo número de pessoas que vieram. Este espaço é para todos os eventos acontecerem, está aberto ao público que queira fazer uma encenação como esta. Parabéns ao Grupo de Teatro São Francisco de Assis, foi muito bom”, comentou.

Investimento – A Prefeitura de Irati colaborou com mão-de-obra e custeou toda a instalação de som, luzes e filmagem do teatro. Porém, o prefeito não soube informar os valores que foram pagos. “É um investimento que vale a pena porque Irati tem muito a mostrar de teatro e cultura para o Paraná e o Brasil”, pontuou.

Derbli comparou a areia do CT com a existente nos desertos, nos tempos de Jesus. “Até a areia natural aqui da pista é como se fosse a areia do deserto na época de Jesus. Parabéns a todos”, finalizou.

Para quem quiser rever a apresentação, o vídeo está disponível no Facebook da Najuá.

Rifa – Antes da apresentação do teatro, ainda na tarde de sábado, foi feito o sorteio da rifa, que teve como prêmios um IPhone, um smartphone, uma TV de 32 polegadas, duas bicicletas infantis, um liquidificador, dois pares de tênis, um masculino e outro feminino, um jogo de toalhas e dois prêmios surpresas. A lista dos ganhadores está disponível na página do Grupo de Teatro São Francisco de Assis no Instagram.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.