Teatro da Paixão de Cristo será apresentado hoje em Irati

Apresentação começará às 19h30min e será realizada no CT Willy Laars. Não haverá cobrança de…

23 de março de 2024 às 10h15m

Apresentação começará às 19h30min e será realizada no CT Willy Laars. Não haverá cobrança de ingresso nem de estacionamento/Paulo Sava

Leonilto Simeonato interpreta Jesus. Cena do Sermão da Montanha. Foto: Paulo Sava

O Grupo de Teatro São Francisco de Assis irá apresentar hoje, 23, a 26ª edição do Teatro da Paixão de Cristo. A encenação está prevista para começar às 19h30min, no CT Willy Laars, em Irati. Não haverá cobrança de ingresso e nem de estacionamento. O evento será transmitido no Youtube do Teatro, nas redes sociais e também pela Super Najuá FM 92,5.

Até o início da tarde de ontem, 22, cogitava-se a cobrança de um var de R$ 10 pelo estacionamento do CT, conforme anunciado durante entrevista ao Meio Dia em Notícias pelo diretor da peça, Célio Marcos de Oliveira (Kinho). Porém, durante a tarde, a diretoria do grupo voltou atrás na decisão.

Pedestres terão acesso ao CT exclusivamente pelo portão principal. Quem for de carro, deverá acessar o local pelo portão dos fundos. Nesta semana, foram realizados os últimos ensaios para a apresentação. Para Kinho, a decisão da mudança de local da apresentação do Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm para o CT foi assertiva. “Eu acho que foi a decisão mais assertiva, e temos que agradecer a administração, que está dando todo o apoio logístico que está ao alcance deles”, comentou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Célio Marcos de Oliveira, o Kinho, diretor do Teatro da Paixão. Foto: Paulo Sava

Estrutura e participantes – Kinho contou como foi a adaptação do cenário para a nova estrutura. “A arena é mais comprida que o estádio, só que é um pouco mais estreita, mas acabamos acatando a ideia do Jorge (Derbli, prefeito), e realmente seguimos o rascunho dele. Com a ajuda do Valmir, nosso projetista, do Sávio e do Diógenes (Dietrich), engenheiro da AMCESPAR, eles se uniram para fazermos o cenário. Estamos com a equipe do Cirilo, do Pedro e do filho dele, que estão ajudando na construção. Vocês vão se espantar com a estrutura do cenário que estamos montando lá”, frisou.

No total, serão utilizados 8 palcos para reviver a história do amor de Deus pela humanidade. A maioria dos participantes, entre diretoria, atores, figurantes e pessoas que atuam nos bastidores, são voluntários. Apesar da maior mobilização ser vista na última semana, o trabalho para que o Teatro aconteça começa logo após o término de cada edição. “Quem conhece todos estes bastidores, sabe que este é um trabalho gigantesco”, destacou.

Antecipação da data de apresentação – Em 2023, a encenação foi apresentada na Sexta-Feira Santa. Porém, neste ano, o grupo decidiu antecipar novamente a encenação para o sábado anterior à semana da Páscoa pelo fato de muitos integrantes participarem de celebrações nas suas paróquias.

“O que acontece é que acabamos fazendo concorrência com as igrejas, e agora no CT é coberto, não temos problemas com a chuva. Pode-se voltar para a Sexta-Feira Santa? É uma ideia, mas tem que existir uma união de todas as paróquias para que a encenação da Paixão de Cristo seja o término da Semana Santa, aí poderemos retornar”, pontuou.

O prefeito Jorge Derbli enalteceu a coragem do Grupo São Francisco de aceitar a mudança de local do Teatro da Paixão. “É uma coragem que eles tiveram de sair de uma zona de conforto, que eu digo que estavam há muitos anos no Municipal, e enfrentar este desafio. Eu sei da capacidade e da boa vontade deles e da liderança do grupo, que aderiu à ideia. É uma coisa nova, são novos obstáculos e dificuldades que enfrentaremos, mas eu acredito que lá, do jeito que está sendo montado, a questão de luzes e de som, vai ficar um espetáculo à parte. Você não pode perder, pois será uma oportunidade única”, destacou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.