Jussara H. Bendhack, com reportagem de Renata Lima
O projeto SESC Cidadão Justiça no Bairro foi criado pelo poder judiciário em parceria com o Sistema Fecomércio /SESC/ Paraná, com o objetivo de fazer com que as pessoas que precisam da justiça tenham acesso facilitado. Este ano em Irati, o projeto teve apoio da prefeitura, de outros órgão públicos e empresas particulares. Uma diversidade de serviços foram oferecidos nos stands montados no pavilhão do Parque Aquático, no bairro Rio Bonito, sábado último (27).
A Desembargadora Dra. Joeci Machado Camargo, que esteva em Irati para o evento, explicou, em entrevista para a Rádio Najuá, que o projeto é direcionado ao atendimento da população carente que não tem condições de procurar um advogado e uma defensoria pública, que aliás nem existe aqui em Irati. A finalidade é procurar a conciliação antes do conflito ou, até mesmo quando existe a ação em trâmite no poder judiciário, fazer com que estes processos sejam deslocados para o Justiça no Bairro e garantir a estas pessoas o direito de cidadania, diz a desembargadora. Não é uma inclusão social onde vc inclui as pessoas carentes, é às avessas, é o poder judiciário que sai do fórum e se desloca, a disposição das famílias, complementa.
Fotos do evento
Marcada para às 18 horas, no ginásio do parque Aquático, a cerimônia do casamento civil atrasou e teve início próximo das 20 horas. Foram celebrados 178 casamentos com casais de Irati e Inácio Martins. Veja as fotos do casamento comunitário no álbum.
Ouça um trecho da entrevista com a desembargadora: