SENAI oferece vagas gratuitas para cursos de Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (31), data do início das aulas. Cada…

28 de março de 2025 às 22h36m

Inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (31), data do início das aulas. Cada turma terá 30 alunos. Podem se inscrever interessados a partir dos 14 anos, de Irati e da região/Texto de Edilson Kernicki, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Unidade do SESI/SENAI de Irati está com inscrições abertas para os cursos de Logística e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Unidade do SESI/SENAI de Irati está com inscrições abertas para os cursos de Logística e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (SENAI) oferece vagas gratuitas para os cursos de Logística e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (31), quando se iniciam as aulas, de acordo com o coordenador de Educação do SESI/SENAI de Irati, Rafael Ruteski. “Essa é uma demanda muito grande hoje, que as indústrias do Paraná e também as empresas estão nos apresentando. Profissionais de ambos os cursos – tanto de Desenvolvimento de Sistemas, que é a área de Tecnologia da Informação, quanto o de Logística – estão em falta no mercado”, justifica Ruteski.

Segundo o coordenador de Educação do SESI/SENAI, a grande maioria dos alunos conseguem oportunidades de trabalho antes de finalizarem o curso. “O Brasil, hoje, sofre com uma falta de mão de obra geral e, em específico, dessas [áreas] mais técnicas especializadas”, diz.

Cada um dos cursos oferecidos pelo SENAI oferta 30 vagas. A técnica de Relação com o Mercado da unidade de Irati, Maraísa Castro, ressalta que os cursos são gratuitos. “A grande vantagem é que é 100% gratuito. O aluno não paga nada, nem inscrição, não tem taxa de nada. Só vai à unidade [do SENAI], leva os documentos originais, fazemos as cópias lá e o aluno já ingressa no curso”, explica.

Os cursos de logística e análise e desenvolvimento de sistemas têm duração de um ano e meio. Maraísa destaca que essa formação rápida ajuda na inserção no mercado de trabalho. “Para o aluno que quer estudar e ingressar no mercado de trabalho com uma formação rápida, os cursos técnicos estão aí justamente para isso: em um ano e meio, ele já está com o diploma na mão e já tendo esse diferencial no mercado de trabalho”, destaca.

O interessado pode entrar em contato para realizar as inscrições nos dois cursos pelo WhatsApp 3421-4870. A unidade do SESI/SENAI fica na Rua Coronel Emílio Gomes, número 3, nas proximidades da Prefeitura de Irati. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site www.senaipr.org.br.

O curso Técnico em Logística é presencial, com aulas de segunda a sexta, das 18h30 às 22h30. Já o curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas será realizado na modalidade a distância (EaD), com formação híbrida: as aulas teóricas são online. Já as aulas práticas são presenciais nas terças.

Conforme Maraísa, podem se inscrever alunos a partir dos 14 anos. “Muitas das aulas acontecem na parte prática. Friso bastante que o SENAI tem esse viés de trabalhar com a parte prática. Temos parcerias com as indústrias e levamos os alunos até algumas indústrias parceiras para eles terem noções da realidade do trabalho para o qual eles estarão se profissionalizando, para poder participar do dia a dia do trabalho deles”, enfatiza.

Podem participar dos cursos moradores de Irati e dos municípios da região. Segundo Ruteski, para quem é dos municípios vizinhos, o fato de o curso de Desenvolvimento de Sistemas ser semipresencial é uma opção interessante. “O que facilita bastante, em especial o curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, por ser semipresencial, os alunos não precisam se deslocar com tanta frequência até a unidade. Mas o polo mesmo é a unidade de Irati. Em todos os cursos técnicos, temos alunos de outras cidades. É um movimento que dá bastante certo, principalmente, porque o Brasil sofre uma carência muito grande de pessoas formadas na área técnica. Então, as empresas procuram, as indústrias procuram uma possibilidade boa de desenvolvimento”, ressalta.

Inscrições

No ato da matrícula, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento e histórico escolar do ensino fundamental. Os documentos podem ser levados presencialmente até a unidade do SENAI de Irati ou encaminhados, de forma legível, via WhatsApp 3421-4870. Se o aluno for menor de 18 anos, também deve apresentar RG e CPF dos responsáveis legais. A unidade do SESI/SENAI funciona de segunda a sexta, até as 22h. As aulas do técnico em Logística começam na segunda-feira e do técnico em Desenvolvimento de Sistemas, na terça.

Coordenador de Educação do Colégio SESI/SENAI, Rafael Ruteski, e a Técnica de Relações Com o Mercado, Maraísa Castro, contaram como as pessoas podem se inscrever nos cursos técnicos de Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas durante participação no programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Mercado de trabalho

De acordo com Maraísa, a atuação do profissional técnico em logística é bastante abrangente no mercado de trabalho: desde farmácias até grandes centros logísticos, como Correios e INSS. “Em várias áreas, existe a possibilidade de encaixar esse profissional. Em todos os estabelecimentos, hoje, existe uma demanda desse profissional de logística implantada na empresa”, diz.

Segundo a técnica de Relação com o Mercado do SENAI de Irati, a área de Logística abrange cargos da área de Recursos Humanos (RH) até a logística prática para transporte. No setor de transportes, por exemplo, esse profissional vai acompanhar quantas cargas precisam chegar, quantas devem ser expedidas e quanto tempo demandam para sua entrega no destino, para o consumidor final, além de poder atuar na coordenação de estoque. Rafael citou um exemplo de como esse trabalho deve ser feito.

“A ideia principal da Logística é que o produto chegue ao cliente final da melhor maneira, da mais barata e na melhor qualidade possível. Isso tem todos os aspectos, desde o controle de qualidade de produção, armazenagem, estoque, transporte e feedback. A profissão de técnico em logística – área que também possui graduação – é uma das áreas emergentes do mercado de trabalho, porque as indústrias não têm pessoas formadas, com conhecimento científico para fazer esse serviço com a maior qualidade”, acrescenta Ruteski. “Hoje, temos vários mecanismos de comunicação. Às vezes, um pedido é feito por WhatsApp, outro é feito por e-mail, outro pedido é feito por nota fiscal ou por mensagem. É necessário que se tenha uma pessoa que possa organizar essas questões, colocá-las em padrões metodológicos, para que possam muito bem atender ao cliente”, reitera.

Já para a área de técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Ruteski salienta que também com demanda em ascensão no mercado de trabalho, pelo fato de vivenciarmos a considerada terceira revolução industrial, que é a revolução da Tecnologia da Informação. “Estamos, cada vez mais, precisando de pessoas que atuem nessa área. Até fiquei bem impressionado com a informação de que o WhatsApp vai passar a digitalizar documentos: se você tira uma foto da sua conta de luz, que você queira transformar em PDF, o WhatsApp vai fazer isso. Quem fez isso é um profissional em Desenvolvimento de Sistemas, uma pessoa que trabalha com Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Pessoas que cuidam de softwares, de aplicativos, de manutenção de hardwares. Mas a ideia principal, no Desenvolvimento de Sistemas, é produzir tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o que impacta, obviamente, em aplicativos para celulares, para computadores, para indústrias e para hospitais”, destaca o coordenador de Educação do SENAI.

Ruteski observa que essa é, também, uma área de trabalho bastante rentável, em virtude de as grandes demandas atuais das indústrias – e das empresas em geral – serem voltadas à análise de tecnologia da informação. “Algumas questões muito básicas: para se ter uma ideia, antes, para organizar o horário de uma escola, um colégio que tenha 20 turmas, com 12 disciplinas, o tamanho da ‘ginástica mental’ que se tinha que fazer. Hoje, existe um software de inteligência artificial que faz isso em 30 segundos. Qualquer outra ação de inteligência artificial: vídeos são produzidos em segundos, músicas são produzidas muito rapidamente. Hoje, a inteligência artificial e o desenvolvimento de sistemas e a programação de aplicativos fazem parte [do cotidiano]. As pessoas não podem mais pensar num mundo sem esse tipo de tecnologia. Então, cada vez mais, esses profissionais são necessários e, obviamente, os salários acompanham”, analisa.

Além disso, por ser uma área que possibilita o trabalho remoto, o coordenador de Educação do SESI/SENAI salienta que a área de Desenvolvimento de Sistemas abre margem para que o profissional formado possa atuar, de onde estiver, no atendimento de empresas estabelecidas em outros estados ou, até mesmo, em outros países.

Serviço
SENAI Irati
Rua Cel. Emílio Gomes, 3 – Centro
(42) 3421-4870
www.senaipr.org.br

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.