Senador morre em SC

Peemedebista, que foi governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, sofreu infarto fulminante aos…

10 de maio de 2015 às 12h53m

Peemedebista, que foi governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, sofreu infarto fulminante aos 75 anos

Gazeta do Povo

O senador e ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, de 75 anos, morreu na tarde deste domingo, em Joinville. De acordo com o jornal Diário Catarinense, após passar mal em sua casa, no bairro Boa Vista, ele teria sentido falta de ar e foi levado ao Hospital da Unimed por uma ambulância do Samu. Ele sofreu duas paradas cardíacas e teve a morte confirmada oficialmente às 16h.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Rodrigo Fachini (PMDB-SC), o senador estava bem de saúde e teria passado os últimos dias na praia, recuperando-se de uma fratura no pé. “Falei com ele ontem, estava super bem e até tínhamos combinado a participação dele num evento da cidade”, diz Fachini, que recebeu a notícia da morte com surpresa.

De acordo com a assessoria do senador, a família aguarda a chegada de um dos filhos de Luiz Henrique, que mora em Florianópolis, para anunciar o local onde ocorrerá o velório. A previsão é que ocorra no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, ou na prefeitura da cidade.

Biografia

Nascido em Blumenau, Luiz Henrique era formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua vida pública teve início em 1971, quando elegeu-se presidente do Diretório Municipal do MDB de Joinville. Exerceu mandatos como deputado estadual, deputado federal e prefeito de Joinville por três mandatos. Em 1987 assumiu o Ministério de Ciência e Tecnologia, onde permaneceu por cerca de um ano. Foi governador de Santa Catarina de 2003 a 2010 e em 2011 foi eleito senador para cumprir mandato até 2019.

Depoimentos

Pessoas próximas de Luiz Henrique comentaram o papel que o senador exerceu na política catarinense.”Um exemplo de homem público. Não há uma só grande obra de Joinville da qual Luiz Henrique não tenha participado, seja como prefeito ou como governador”, diz o vereador Rodrigo Fachini.

Para o secretário de governo, Afonso Fraiz, que trabalhou com Luiz Henrique desde a década de 80, o senador foi a maior autoridade política que o estado de Santa Catarina já produziu. “A perda é imensa, imensurável para o estado, para o PMDB e principalmente para a família e amigos”.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.